Qual a diferença do ENADE para o PROVÃO? Se é que existe alguma.?

No site do Inep existe um link que compara as faculdades pelo enade de 2005 e em outro link, onde você procura por cursos específicos, eles te dão a avaliação pelo provão de 2003, no caso de Pedagogia.

Comments

  • Isso acontece porque em 2004 o ENADE substitui o ENC (Provão) e apesar de serem muito parecidos, eles tem algumas diferenças entre si.

    Uma delas é o que alguém respondeu a sua pergunta, o ENC era feito com todos os formandos no curso avaliado, já o ENADE é feito com ingressantes (pessoas no começo do curso) e concluintes (pessoas no fim do curso).

    Outra diferença é quanto a amostragem, antes era feito um censo, agora é feita uma amostragem de alunos.

    Tem outras diferenças também. Procura no google "diferença provão enade" que vc acha artigos sobre isso...

  • Na minha opinião não existe diferença alguma. Há um tempo atrás o nome era PROVÃO DO MEC e há pouco tempo passou a se chamar ENADE. Eu não entendo nem o porquê da mudança do nome se o objetivo é o mesmo: avaliar o desempenho dos alunos do nível superior. E tem mais, na minha opinião o tipo de prova nem mudou: basea-se sempre no modelo de educação sulista e não leva em consideração as diferenças regionais.

    Ainda tem o fato de avaliarem e não preverem as melhorias para os próximos anos. Dizem que vão mudar e melhorar os cursos que apresentarem baixo rendimento, mas nada é feito.

  • O que eus ei é q oprovão e no ultimo ano do cursdo já o enade é durante o curso e eu acho q é + d eum enade duranto o cursdo ja o provao é so um!

Sign In or Register to comment.