Religiosos! Comentem a afirmação abaixo: Religião X Ignorância?

“... [a religião é] um sistema de doutrinas e promessas que, por um lado, lhe explicam os enigmas deste mundo com perfeição invejável e que, por outro lado, lhe garantem que uma Providência cuidadosa velará por sua vida e o compensará, numa existência futura, de quaisquer frustrações que tenha experimentado aqui. O homem comum só pode imaginar essa Providência sob a figura de um pai ilimitadamente engrandecido. Apenas um ser desse tipo pode compreender as necessidades dos filhos dos homens, enternecer-se com suas preces e aplacar-se com os sinais de seu remorso. Tudo é tão patentemente infantil, tão estranho à realidade, que, para qualquer pessoa que manifeste uma atitude amistosa em relação à humanidade, é penoso pensar que a grande maioria dos mortais nunca será capaz de superar essa visão da vida. Mais humilhante ainda é descobrir como é vasto o número de pessoas de hoje que não podem deixar de perceber que essa religião é insustentável e, não obstante isso, tentam defendê-la, item por item, numa série de lamentáveis atos retrógrados.”

Sigmund Freud

Comments

  • É uma mistura de servilismo com clientelismo e mais uma porção de complexos de inferioridade e até superioridade misturados. Tudo fruto da pouca cultura e da ignorância.

    As duas últimas frases da citação traduzem exatamente o que eu penso dos crentes. Patético e lamentável.

    .

  • Pessoal: de Deus não se zomba.

    "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7

  • FREUD X IGNORÂNCIA

    Quem é Freud??? Um ser humano adepto à reflexões que por um lado explicam os enigmas da religião com perfeição invejável, e por outro lado, lhe garantem que através de conhecimentos cintificamente ou empiricamente provados o transformarão numa pessoa arrogante que se acha dona da verdade. O homem que se acha incomum, pensa que encherga além da realidade, mas na verdade não passa de um mero resultado da sociedade....mais um entre muitos que segrega para vertentes contrárias àquelas adeptas pela maioria da população..

    isso semrpe acontece em qualquer sociedade......vcs não são mais ou melhores que ninguém..vcs são vítiams de consequencias inevitáveis na sociedade....

    ia acontecer com alguém....e dessa vez foi com vcs!!!

    ....freud foi mais um que se destacou na categoria filosófica da vertente que seguia....isso não significa NADA!!!

    Não há razões plausíveis pra rotular os religiosos de ignorantes muito menos os ateus de arrogantes.....

    Mais uma vez contemplamos uma sociedade incapaz de formar opinião própria e prefere aderir as idéias elaboradas num passado remoto, que pouco valem pra real atualidade... preferem rotular os religiosos de antiquadros, mas acabam sendo ainda mais antiquadros que estes..... rotulam, generalizam e criam percepções que nem ao menos forma desenvolvidas por eles mesmos....são simples aceitações de tal ou qual vertente...

    Tão fanáticos quanto qualquer outro.........

    Tão ou mais ignorantes que estes ou aqueles.........

    INDIVIDUALISMO E RESPEITO !!!!!!!!!!

  • Concorso completa e absolutamente. Freud era genial.

  • Quem era Freud ? Apenas um maluco que inventou uma pseudociência ( que sequer é reconhecida como ciência pelas leis do Brasil) para explicar os desvios de personalidade do ser humano. Concordo que a religião às vezes escraviza e alienia, por isso que o Cristianismo não pode ser considerado uma religião, mas um estilo de vida que deve ser seguido por aqueles que foram alcançados pela graça de Cristo. Note que a religião dos primeiros crentes era o judaísmo, uma religião cheia de regras e rituais. Jesus veio para quebrar as algemas da religião e inaugurar um novo período de liberdade, racionalidade e intimidade com o Soberano Criador do Universo, que é Deus.

  • Bom, eu não sou religioso. A prova dos lamentáveis atos retrógrados é obtida na análise das diversas traduções inexplicavelmente alteradas, com a intenção clara de manipular o que foi escrito. Milhares de erros de tradução. O último que vi é um dos lamentáveis atos retrógrados que relato. Jesus, no evangelho de Mateus disse que toda autoridade lhe tinha sido dada. Algumas versões modernas estão traduzindo para que o leitor entenda "todo o poder é dado a mim". Ora, o que foi dado (no passado) e o que é dado (no presente) tem conotações diferentes e entendimentos diferentes, principalmente porque, na cruz, ele exclamou "meu pai, meu pai, porque me abandonaste?". Religiões estão entre os grandes malefícios para a humanidade.

    Resta ainda alertar que o próprio Jesus, há mais de dois mil, disse que as religiões odiariam quem seguisse a sua doutrina (Mat.24-7) .Isso elas não promulgam. Mas, dizendo que "Jesus é o Senhor" nunca seguem o que ele determinou. Nenhuma delas segue. Freud era judeu e muitos judeus e rabinos afirmam que um judeu nunca é religioso. Interessante essa ótica.

    NASRALLA

  • Não esquente com religiões e nem seja ignorante. Siga a verdade. Jesus disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Procure uma igreja evangélica independentemente de religiões, assista os cultos e converse com o pastor. Citei evangélicos porque são os únicos que não interferem com opiniões pessoais, ao menos, na maioria das coisas. Se limitam a dizer o que a Palavra de Deus nas Escrituras Sagradas da Bíblia diz.

  • Trata-se de uma pessoa BIPOLAR e não possuída.

    Freud falô, a água parô!!!!! Rsrsrsrs...

    Mas falando sério. Não vejo como essas palavras poderiam estar mais certas. Essa tendência em se acreditar em um "Deus" cuidador dos homens é bastante infantil. A humanidade deveria se preocupar mais em simplesmente assumir a responsabilidade por seus próprios atos.

    Se bem que, essas crenças dão acesso a fontes internas de "poder", que doutra forma não poderiam ser acessadas.

    Freud é incrível, mas Jung o superou surpreendentemente no conhecimento da mente humana. Prefiro ficar com o equilíbrio Junguiano.

    Como ensinou Apollo (Que ironia...) “Nada em Excesso”!!!!

    Acho melhor não acreditar cegamente, nem na religião, nem na ciência.

    :)

  • Apenas mais uma opinião. Esta é a de Sigmund Freud!...

  • "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".

    (Gálatas 2:20).

    "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho".

    (Filipenses 1:21).

    Religião não salva ninguém, somente o Cristo Ressurreto pode salvar.

    "Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (Atos 4:12).

    Disse Jesus: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens". (João 10:9).

Sign In or Register to comment.