Sistema de equação do primeiro grau - VALE 10 PONTOS!!!!?
Ae galera, to ferrado , tenho que entregar um trabalho até segunda!!!
E eu num sei nada sobre sistema de equação do 1º grau, é tipo um bagulho que tem que fazer contas com INCÓGNITAS (letras) X e Y...
É mto fods isso, principalmente pela professora que não sabe ensinar!
Lá vai ah primeira pergunta:
1-O dobro de um número mais o triplo de outro é 4, e a diferença entre os dois números vale 7. Quais são esses números?
R: É meio parecido com isso :
2x+3y=4 mas tem que resolver
2-Mariana organizou as malas para sua viagem de férias separando duas camisetas para cada calça, num total de 27 peças de roupa. Quantas calças e camisetas ela levou?
R:
3-São dados dois números C e D. O dobro de C aumentado do dobro de D é igual a 20. Escreva um sistema de equações para aprensentar as condições expostas e resolva-o encontrando os números C e D
R:
por enquanto é só essas galera, mas quem souber fazer isso, me ajuda ae no msn (PRECISO DE ENTREGAR ATÉ SEGUNDA!!!)
Comments
2x+3y=4
x-y=7
x=7+y
2(7+y)+3y=4
14+2y+3y=4
5y=4-14
5y=-10
y=-10/5
y=-2
a 2 eu não sei o cálculo mas eu tenho um sem fórmula:
27/3=9
9/3=3
3 calças
9-3=6
e 6 camisetas
2C+2D=20
não entendi...
O dobro de um número mais o triplo de outro é 4, e a diferença entre os dois números vale 7. Quais são esses números?
2x+3y=4
x-y=7 --> x=7+y
2(7+y)+3y=4
14+2y+3y=4
5y=4-14
5y=-10
y=-2
x-y=7
x-(-2)=7
x+2=7
x=5
-2 e 5
Mariana organizou as malas para sua viagem de férias separando duas camisetas para cada calça, num total de 27 peças de roupa. Quantas calças e camisetas ela levou?
2x=y
x+y=27
x+2x=27
3x=27
x=9
9+y=27
y=27-9
y=18
18 camisetas e 9 calças
P = Idade de Pedro M = Idade de Mário P = 2M P + 20 - 10 = M + 20 P + 10 = M + 20 2M - M = 20 - 10 M = 10 P = 2M P = 2 · 10 P = 20
1)2x+3y=4
x-y=7, x=7+y
2(7+y)+3y=4
14+2y+3y=4
5y=4-14
5y=-10
y=-10/5
y=-2
x=7+y
x=7-2
x=5
pode dar 10 pontos pro magno q ele ta certo! quanto a terceira pergunta, ta faltando alguma informação: 2C+2D= 20 => c+d=10 provaveis respostas: se
c=1 entao d=9
c=2 entao d=8
c=3 entao d=7
c=4 entao d=6
c=5 entao d=5*****
c=6 entao d=4
c=7 entao d=3
c=8 entao d=2
c=9 entao d=1
obs.: ele diz no problema q os numeros C e D sao distintos? se for a opção com ******** nao pode ser a resposta
1)- Você iniciou bem. Transforma-se o enunciado em equações. A solução é simples se interpretarmos corretamente o texto e armarmos as equações que o representem.
2x+3y=4
x-y = 7 ---> x = y+7 Substitui-se 'x' na equação.
(14+2y)+3y = 4
5y = -10
y = -2
x = y+7 ---> x= 5
2)Armando as eq.:
x -- número de calças; y -- número de camisetas.
x+y = 27
y = 2x ( para cada calça foram 2 camisetas).
Substitui y na equação:x+2x=27 x=9 calças;
y= 18 camisetas.
3)- 2C+2D=20
Os dados possibilitam formar só uma equação que aceita vários resultados (1 e 9, 2 e 8, 3 e 7, 4 e 6). Você precisa definir outra relação entre os números que restrinja o resultado a um só, formando um sistema de equações.
Exemplo: "C e D estão narelação de 1 para 4."
Então C/D=1/4 --- D = 4C. Formou-se um sistema de equações.
Substitui o valor na primeira equação e define os valores: D=8 e C=2.
nao é por equaçao que se faz,é por sistema
1)2x+3y=4→x=4-3y/2
2x-3y=7
2(4-3y/2)-3y=7
4-3y-3y=7
-6y=7-4
-6y=3 (-1)
6y=-3
x=4-3y/2
x=4-3(-3)/2
x=4+9/2
x=13/2
2)x+y=27
2x=y
3x=27
x=27/x
x=9
2x=y
2(9)=y
18=y
camisas:18
calças:9
3)2c+2d=20→c=20-2d/2=20-d
(falta informaçao)
http://www.mundovestibular.com.br/articles/57/1/EQ...
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/...