Biologia- O que é uma organela ?
oque é uma organela ?
em qual delas ocorre um processo no qual subtâncias provenientes do alimento reagem com gás oxigênio liberando energia, a qual é armazenada em moléculas de ATP ?
se pareçer complicado, quem souber explicar o que é apenas organela eu agradeço, obrigada
Comments
Uma organela pode ser definida como uma determinada parte do citoplasma responsável por uma ou mais funções especiais. As organelas citoplasmáticas mais importantes estão citadas abaixo.
Mitocôndrias
Reticulo endoplasmático rugoso
Reticulo endoplasmático liso
Aparelho de Golgi
Ribossomos
Lisossomos
Peroxissomos
Vesículas revestidas por membrana
Microtúbulos
Centríolos
Microfilamentos
MITOCÔNDRIA: fundamental importância no processo de respiração celular e no fornecimento de energia a partir da quebra da glicose. O fornecimento de energia provém do ciclo de Krebs, que ocorre no interior das mitocôndrias, onde a partir de uma molécula de glicose, se formam 38 ATPs, CO2 e H2O. Além disso, é na membrana mitocondrial interna que ocorre o sistema transportador de elétrons, que também fornece ATP.
Espero ter te ajudado um pouco ;D
Até mais.
eu tenho uma musiquinha ! sobre mitocondria, centrÃolo shaush
se vcs forem cantar cantem no rÃtmo da musica das notas musicais( dó um lindo um lindo dia, ré... mi assim que eu chamo a mim, fá é facil decorar, sol meu grande amigo sooool, lá é bem longe daqui....)
mitocôndria,respiração
lisossomo, digestão
centrÃolo, divisão
golgi faz a secreçãaaaaaaao
e o retÃculo endoplasmáticooooo
liiiiso e rugoso,
esteróides e proteÃnas
e transporte para ambos
SAHUSHAUSHAS, bonitiiinha né ?
Na biologia, particularmente na biologia celular e na citologia, o termo organelo (ou organela, organito, orgânulo ou organóide) é usado para descrever várias estruturas com funções especializadas, delimitadas por uma membrana própria e com conteúdo aquoso, suspensas no citoplasma das células vivas.
O citoplasma é constituÃdo pelo citosol e pelos organelos.
As organelas foram historicamente identificados com o uso de alguma forma de microscópio e através do fraccionamento de células.
A maior parte das organelas é envolvida por membrana, e possuem várias origens hipótéticas
Segundo uma teoria geralmente aceita, alguns organelas foram provavelmente originados a partir de bactérias endosimbiontes:
cloroplasto mitocôndria e o próprio núcleo celular .
são as estruturas que formam as células ( mitocondrias, ribossomos, lisossomos, complexo de Golgi, etc)