Como é perdoar de verdade?
Sempre me senti uma estranha no ninho perto dos meus pais e irmãos. Achava que isto.era coisa.da.minha cabeça, mas depois que comecei a fazer uma busca pra trabalhar minha auto estima (porque.era baixa demais) e cpmecei a tentar me perdoar e me limpar das crenças e padrões limitantes desde a infancia, começou a surgir em minha mente muitas coisas ruins que meus pais e meus irmaos me.fizeram. Estou casada há quase 25 anos. Mesmo tempo que meu pai saiu de casa. Ele nunca me visitou nem viu meus filhos nascerem, creacerem, exceto umas duas ou tres.vezes nestes anos. De uns 4 anos.pra ca quis se reaproximar e sempre o recebemos de braços.abertos.e sprriso.nos.lábios. Agora esta doente, com depressao. Acho q ta caindo a ficha dele agora. Minha irmã que sempre foi.a.queridinha.dele, agora acha que.eu tenho.que.estar ao.lado.dele porque ele "está precisando se sentir amado neate momento". Sempre me senti usada (eu e meu esposo) por meus irmãos, minha mãe e meu pai. Eles faziam o que queriam e nunca nos falavam, a gente ficava de fora. Na hora de limpar a "sujeira" chamavam a gente. Cansei disto tudo. Tenho dó do.meu pai, mas acho que agora é hora dos queridinhos deles retribuirem toda preferencia que meus pais sempre.tiveram.por eles. Minha mãe uspu e abusou do amor.que.meu eaposo.e.eu dedicamos a ela. Ficamos.do.seu lado quando meu pai foi embora, pq.ficou deprimida demais, mas nos pisava e usava pra poupar meus irmãos.Causou uma futrica entre.nós irmãos que desuniu a todos. A coisa nunca mais.voltou ao "normal" ( pelo menos todos se falavam e se reuniam em datas comemorqtivas. Agora isso td acabou). Estou tentando perdoa-los. Oro por eles, pra que Deus os perdoe, me ajude a.perdoá-los e me perdoe também. Mas não tenho mais vontade alguma de estar com eles, eles apagaram o carinho que sentia por eles. Tenho um esposo e filhos super amorosos, aos quais eu tenho compromisso agora. Não quero mais me submeter a pessoas qie só se lembram de mim quando.precisam ou quando lhes convém. Estou como aquele.papel que era lisinho. Daí amassaram, amassaram mais e agora que.desamassaram está cheio.de.marcas. Como apagar tudo que fizeram a mim e ao meu esposo?
Comments
Nada se apaga. E sim se deixa para trás e segue a vida conforme necessidade. Vc se sente como com tudo isso? Se sente mau? Acha que realmente precisa ajuda-los que senão não viverá bem consigo mesma?
Se acha que tem que perdoa-los busque o perdão, se acha que ficará bem, não perdoe, mas não alimente o odio, raiva ou rancor nunca.
Uma vez eu briguei com minha irmã feio e ela me disse coisas que eu não diria para alguém que não gosto, pois eram coisas pessoais e que não tem sentido nenhum eu me preocupar com coisas pessoais dos outros. Mas ela usou isso para me ofender. Fiquei 1 ano sem falar com ela, nem cumprimentar tinha vontade, mas depois eu "perdoei" ela. Sim entre aspas... disse que beleza, e que voltariamos a nos falar. Mas as cicatrizes nunca saem, eu jamais vou ama-la igual amo minha outra irmã. Mas tudo na vida é assim, quando vc faz algo vc corre riscos, e ela decidiu me atacar de forma covarde e desleal, foi a escolha dela, seja ela sendo assim ou não. E eu escolhi que não aceito ninguem me atacar como ela me atacou, nunca fiz isso com ninguem, então não aceito comigo.
Existe o perdão do "vamos ficar de boa e continuar a vida", e tem o perdão do tipo "ok, aceito teus defeitos ou entendo que nunca mais fará isso e confio em vc". No meu caso eu perdoei ela sem ela ter me pedido perdão, então não teve arrependimento no caso dela. Pra mim uma pessoa que sente que errou no minimo pede perdão ou desculpas, se não pede é porque não acha que errou, ou o orgulho vale mais do que ser justo, e nesse caso que morra com o orgulho.
Enfim... se acha que precisa de alguma convivencia e vai te fazer melhor perdoe, fique ao lado, mas não precisa forçar sentimento, entenda como uma espécie de obrigação de familia, responsabilidade sua, e trabalhando para tua consciencia ficar em paz