Se eu agisse assim, seria apenas resposta e eco...sem vida?

Aquilo que existe em mim e faz parte de mim...

pode ser transformado...

se eu quiser...

Aquilo que é do outro...

só pode ser transformado por ele...

e será compreendido e aceito por mim...

dentro dos meus limites...

se existir respeito...

Posso falar ao outro como me sinto em relação ao que ele faz ou diz...

se houver liberdade...

Não posso afirmar:

"Aquilo que o outro fez ou disse me feriu..."

Eu é que me feri com AQUILO que ele fez ou disse...

tenho opções...

Eu sou dono das minhas emoções...

sensações e sentimentos...

Também... das minhas atitudes...

pensamentos e palavras!

maravilha...

Não é coerente dizer que fiz algo pra alguém...

só porque alguém fez isso comigo primeiro...

Se eu agisse assim...

eu seria apenas resposta e eco...

sem vida...

É mais valioso optar por agir ao invés de apenas reagir...

É mais sensato perceber que sou dono das minhas acções...

e se faço algo...

sou o responsável por isso...

tenho escolhas...

Reconheço que as rédeas do meu destino estão nas minhas mãos...

e me recuso a segurar as rédeas do destino do outro...

é meu direito...

Busco o AMOR em sua mais bela expressão...

e por isso abro mão de querer ter o controle sobre a vida do outro...

Kali Mascarenhas

Comments

• belissima escolha qrido! uma estrela é pouco pra vc, dedico meus parabens... vc é maravilhoso em sua escolha. qntas vezes justificamos nossos erros nos erros dos outros, qndo o unico responsavel pelo erro é qm o cometeu... qntas vezes justificamos uma fraqueza por falta d apoio d algm, qndo a nossa fortaleza é o nosso proprio corpo... qntas vezes justificamos um sim pelo sim do outro qndo na verdade deveriamos dizer nao. vc é feliz em sua escolha meu lindo... qm dera eu tivesse consciencia d tudo o q esta escrito neste texto desd o inicio da minha vida, deixaria d ter feito tanta burric, mas vejam so, justifico meu erro pela ausencia d conhecimento d algo q ja deveria fazer part d mim... nao é facil seguir essa liçao amor, mas tentarei, e conseguirei, porque eu qro isso, e posso. obrigada desd ja por sua enorme contribuiçao. bjs calorosos e agradecidos.

• Pois é amigo, se apenas estivessemos no mundo nossas atitude seriam banais e até mesmo fúteis, acredito.

Mas sei que não somente estamos no mundo, eu estou com o mundo, a favor dele, valorizando a minha e as existências das outras pessoas...Viver pode ser apenas coexistir...

Eu existo porque vivo em conjunto, eu penso em conjunto, eu tenho um agir pessoal e coletivo em função da vida participativa...

Minha ação comunicativa por aqui e de experimentar essas convivencias esclarecedoras e que venham das novidades ou mesmo das tradicionalidades pessoais.

Ecos ou sobras...

Bye

André

• - Meu querido amigo!

Não podemos e não devemos modificar ninguém , principalmente ter o controle da vida do outro sob o rótulo do amor...

O amor une e inifica e se adapta um ao outro por si mesmo, nada é pela nossa expressa vontade, tudo se chega e se adona do coração e das acões de um e do outro.

O amor é a comunhão de sentimentos, independentes de como a gente quer ou queria que fosse...

Uma excelente semana para você!

• Meu querido, Deus nos deu o livro arbítrio para termos a escolha de todas as nossas decisões, sejam elas boas ou más, e para que exista o verdadeiro amor nunca podemos abrir mão da nossa individualidade, bonito texto .....

Beijos amado

• Amigo.

Aquilo que existe em mim e faz parte de mim...

pode ser transformado...

se eu quiser...

Já nesse primeiro parágrafo podemos enfocar um ponto.

Vamos tentar refletir e analisar a autonomia da natureza humana.

Será que aquilo que existe em nós, e que faz parte de nós, pode mesmo ser transformado, se a gente quiser...

A natureza humana é tão complexa, o que existe em nós, não é nosso, é fruto de nossa história familiar, psíquica e social.

O que faz parte de nós, não somos nós, mas uma complexa teia emaranhada de conceitos. De forma grosseira podemos citar dois exemplos bem fortes na nossa evolução de vida:

1- Os passados pela grupo familia.

2- Outros adquiridos no processo de socialização pelos diversos grupos em que vivemos.

Didaticamente essa complexidade toda foi estudada de diversas formas e em infinitos conceitos. Dizem alguns entendidos, que se deve buscar mostrar que a natureza humana se divide em muitas partes.

Tentam os que se valem de uma divisão hipotética mostrar três fases no desenvolvimento humano:

-Primitiva

-Intermediária.

-Transcendente.

Cada fase desses três universos é distinta e apresenta diferenças profundas, nos quais o homem comum (hoje) se enquadraria no intermediário, a meio caminho entre o primitivo – que vive nas trevas, na inconsciência, e o transcendente – voltado à substância, ao Todo, consciente e integrado.

Essa visão tem lá sua lógica, o ser humano ao mesmo tempo em que traz consigo o germe da sapiência (pensa que se quer pode mudar...), carrega também a célula do monstro (instinto forte que se impõe ao pensar). Desses extremos o ser humano socialmente tenta se enquadrar mas está numa fase intermediária (pensa uma coisa e faz outra).

Racionalmente tudo que o autor considera fica lindo, mas sabemos que também ele tem seu bicho interior, inconsciente, irracional e exigente.

Mas desejo que Kali Mascarenhas me faça mudar de idéia, afinal quem não deseja acreditar que isso seja possível.

Zênite

• Vejo aqui um receituário para medicar a intolerância, de fato se nós tivéssemos frente ao mundo uma postura digna, respeitosa e não impositiva tudo seria melhor.

Existem casos em que temos que tomar posições, porém que seja com ternura.

Existem casos onde o outro nos traz "respostas prontas", me calo, o mundo se encarrega dele...

Existem casos onde a convivência é necessária, familiares, colegas de trabalho, mas existem diferenças existenciais e incompatibilidades não equalizáveis então o melhor é a coexistência cordial, algo racional logicamente não emocional.

E de fato destaco aqui sobre nossa visão parcializada sobre o sofrimento, ele pode ser egoístico, veja a colocação, ele me feriu, ela me feriu... mas e nós o que fizemos para que fôssemos feridos não é mesmo?

Assim como Kali eu também busco o amor em sua mais bela expressão, já que tenho lindas facetas dele, porém ainda me falta o todo.

Beijão!

M.M - Idem...

• Eu acho que quem apenas reage á vida... é apenas um eco sem vida.

No meu perfil, eu digo que o agir muda as coisas...

E para agir é preciso saber viver e compreender...

Eu faço minhas escolhas, com a certeza que elas transformarão o meu futuro. Creio num destino que espera de mim o ritmo.. a melodia..da minha própria existência.

Bjssss

• Sem dúvida meu amigo, somos aquilo que cultivamos pelo nosso caminho, somos aquilo que nossa genética provocou. Só nós mesmo podemos mudar alguma coisa ou então as ocorrências que a vida provoca em cada um de nós, seus pequenos grãos espalhados por essa Terra. Ninguém pode nós mudar se não quisermos, somente a vida.

abraços e amor

• Lindo!

O difícil é abrir mão do tal controle.

Boa semana!

Beijos

Atir

• sou um cara de mesma opinião

cada pessoa tem que ser responsavel por tudo que faz

e ter a humildade de reconhecer

suas falhas e seus acertos

não importa o que os outros vão dizer

o importante é saber o controle da situação