responda rápido: lula é macunaima ou macunaima é lula?

cultura histórica é fundamental para se espiar o futuro...

Comments

  • Olá,

    Macunaíma foi o herói sem caráter.

    Segundo Mario de Andrade este é um problema do brasileiro, devido a sua falta de identificação e consciência como povo. É isso que ele chama de falta de caráter.

    E o Brasil é assim mesmo. Agora há pouco eu coloquei uma pergunta sobre Cuba, só destacando alguns avanços médicos, e as pessoas me malharam, me falaram para ir morar lá, simplesmente não entendí nada! Poxa, mas que mal há nisso? Só porque são Comunistas não conseguiriam fazer algo que outros países não fazem?

    Já se o avanço partisse dos EUA ou Europa, aí seria lindo, porque afinal o Brasil é um país parecidíssimo com os europeus não é mesmo? Na verdade esta é identidade que o brasileiro busca. Ser um norte-americano, ser um europeu.

    O brasileiro não tem conhecimento de suas origens históricas, o brasileiro não se considera latino-americano, o brasileiro não se considera terceiro mundo, o brasileiro não se considera descendente de escravos, o brasileiro não se considera um povo miscigenado, o brasileiro não se considera fruto do casamento Portugal com a Igreja.

    O brasileiro nem se considera brasileiro, mas sim, sempre se considera "descendente de alguém da Europa".

    É neste contexto que nasceu Macunaíma, que encontrou em sua própria falta de caráter, uma identidade.

    E era um herói!

    Abraços!

  • Nenhum nem outro, Lula é Lula, muito maior que o PT, palavras de FHC em entrevista ao jornalista Roberto Dávila da TVE. Abraços do LULA>

  • Lula além de Brasilianista é muito bom caráter.

    É um anti-macunaíma!

    Quem se vendeu foi FHC, os tucanos do PSDB e os demônios do DEM. Essa gente vendeu o Brasil. Por favor, nunca mais vote neles.

    Eu voto em Lula ou em quem Ele indicar. Quero um Brasil melhor!

    Viva Dilma Roussef!

    .

  • Rapaz, você até levantou uma questão interessante, mas na verdade... se você reparar bem.... olhando lá no fundo....

    O SERRA TEM MUITO MAIS CARA DE MACUNAÍMA QUE O LULA.

    VÁ SER FEIO ASSIM LÁ LONGE.

    Agora falando sério, deixando brincadeira de lado... MACUNAÏMA deveria substituir o tucano como simbolo do PSDB, pois macunaíma representa tudo que o PSDB, realmente pensa e faz.

  • Oi Classe Média,

    Neste caso a ordem dos fatores não altera o produto. Dá tudo na mesma...e é claro que macunaíma é "o cara" ...

    Um abraço,

  • Lula é o "cara" *(macunaima), sem caráter e sem personalidade, índole ruim, "pau torto que morrerá torto".

  • A MULLA tá mais prá Macunaíma, é uma besta apedeuta, arrogante e preguiçoso que pensa que é o ser mais sabido da face da terra, engana o POLVO se dizendo TRABAIADÔ, anti-herói mas se diz salvador do mundo assim como Jesus Cristo(blasfêmia); se ELLE fosse metade do que pensa que é, nós estaríamos mais PHUDDIDDOS!

  • PARA A FOLHA, LULA É MACUNAÍMA – Paulo Henrique Amorim

    Máximas e Mínimas 760

    . “... Lula é de outra espécie. – um tipo de Macunaíma rendido ao pragmatismo fisiológico e corrupto da política brasileira”. (O grifo é meu.)

    . Trecho do artigo “Tolices demofóbicas”, publicado nesta segunda-feira, dia 19, na página dois da Folha, por Fernando de Barros e Silva. (Clique aqui para ler - apenas para assinantes da Folha).

    . “Macunaíma”, como se sabe é um clássico da literatura brasileira, de Mario de Andrade, de 1928.

    . Quem é Macunaíma, o Lula da Folha ?

    . Mario de Andrade o define no subtítulo do romance: “O herói sem nenhum caráter”.

    . O que mais se sabe desse personagem, o Macunaíma-Lula, da Folha ?

    . Vamos passear agora pela maravilhosa “História da Literatura Brasileira”, de Luciana Stegagno-Picchio, Editora Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1997.

    . Quem é Macunaíma? Responde a professora Stegagno-Picchio: “Herói sem caráter, índio-negro e depois branco com olhos azuis, preguiçoso, licencioso, cruel, coração-mole, ávido de dinheiro, malicioso, desleal, capaz de qualquer ardil e coragem ... em busca constante de seu graal individual ...” (Pág. 489).

    . Este Máximas e Mínimas é a modesta contribuição do Conversa Afiada ao Dia Nacional Contra o Racismo.

    Versão completa do texto no Conversa Afiada

    Postado por gilberto tedeia às 21.11.07

Sign In or Register to comment.