Ola bom dia!duvida sistemas operacionais?
olha gostaria de saber o que linux???pelo que eu sei aqui no basico e um sistema operacional...
eu tenho em meu computador o windows xp prof..
eu estava querendo baixar o linux para fazer um teste...pois nuna usei outro s.o...
eu achei no baixaki um tal de Kurumin Linux e gostaria de saber se eu baixar esse linux eu tenho que retirar esse sistema operacional que esta e meu computador???para poder instala o linux???
duvida final como eu faço para instalar esse S.O Kurumin Linux em meu computador eu tenho de reformatar ele e deixa ele sem S.O nem um tipo da uma zerada em meu pc pra depois vir com Kurumin Linux e instalar???lembrando a todos que meu S.O atual e windows xp prof...e lembrando tmb que eu sou noob uahsauhsauhs e nao entendo muito de computador que puder me ajudar ficarei grato... tenham um otimo dia a todos que ler....abraços
Comments
Olá como vai! Não esse linux que você fala roda direto do cd, ele é ótimo pra quem só quer fazer um teste driver. Não dar pra instruir você em uma instalação de linux daqui. Mas ele tem um guia pra isso no cd e; mesmo se você fosse instalar não precisaria retirar o xp.http://baixaki.ig.com.br/download/Kurumin-Linux.ht...
Linux é um sistema operacional como o Windows, só que com programas e recursos próprios e que nem sempre agradam aos usuários. Linux tecnicamente é mais rápido e seguro que o Windows, é bonito e tal, mas requer um certo meio aprendizado para utilizá-lo. Vale muito a pena perder um tempinho aprendendo a usá-lo, sou técnico e digo isso de cadeira.
Vc pode ter os dois sistemas na sua máquina, escolhendo na hora do boot quem vai ser utilizado, assim vc pode utilizar o melhor dos dois mundos. O probelma é escolher a distribuição adequada. Distribuição é a versão de Linux; assim como temos vários tipos de Windows, há vários 'tipos' de Linux, como o Ubuntu, Kurumin, Mandriva, PcOSLinux, Gentoo e mais uns '3 milhões' dele, cada um com seus prós e contras. As melhores distros para quem vem do mundo Windows são a Kurumin, Ubuntu e Mandriva, mas dou preferência ao Ubuntu, esse só não consegue usar se a máquina não deixar, heheheh...
Tutorial de instalação e uso do Ubuntu:
http://sidserra.phpnet.us/
claro q não, vc não precisa desistalar o windows, é só vc colocar o cd com o kurumim e reiniciar o pc, aí vc ja pode usar, quando quiser para é só tirar o cd e reiniciar de novo!!!
vlw!!!