Alguém pode me ajudar nesta questão de História ?

Comente sobre os movimentos revolucionários ocorridos na colonia portuguesa, enfatizando parte da política estabelecida pela metrópole.

Comments

  • Guerra Colonial Portuguesa

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Ir para: navegação, pesquisa

    Embarque de tropas portuguesas.

    Série

    História de Portugal

    Portugal na pré-História

    Portugal pré-romano

    Romanização: Lusitânia e Galécia

    Visigodos e Suevos

    Domínio árabe e a Reconquista

    Condado Portucalense

    Independência de Portugal

    Dinastia de Borgonha

    Crise de 1383-1385

    Dinastia de Avis

    Descobrimentos e Expansão Portuguesa

    Império Português

    Crise sucessória de 1580

    Dinastia Filipina

    Restauração da Independência

    Dinastia de Bragança

    Terramoto de 1755

    Guerra Peninsular

    Revolução Liberal (24/08/1820)

    Vilafrancada e Abrilada

    Guerras liberais

    Convenção de Évora-Monte

    Revolução de Setembro,

    Revolta dos Marechais e Patuleia

    Regeneração e Fontismo

    O mapa cor-de-rosa e o ultimato britânico

    Revolta de 31 de Janeiro de 1891

    Revolução de 5 de Outubro de 1910 e Proclamação da República

    Governo Provisório

    I República

    Ditadura militar e o Estado Novo

    Guerra do Ultramar

    Revolução dos Cravos

    III República

    Por tópico

    História militar

    História diplomática

    História cultural

    Categoria: História de Portugal

    Designa-se por Guerra Colonial, Guerra do Ultramar (designação oficial portuguesa do conflito até ao 25 de Abril), ou Guerra de Libertação (designação mais utilizada pelos africanos independentistas), o período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas províncias ultramarinas de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, entre 1961 e 1974.

    O início deste episódio da história militar portuguesa ocorreu em Angola, a 4 de Fevereiro de 1961, na zona que viria a designar-se por Zona Sublevada do Norte (ZSN), que corresponde aos distritos do Zaire, Uíje e Quanza-Norte. A Revolução dos Cravos em Portugal, a 25 de Abril de 1974, determinou o seu fim. Com a mudança do rumo político do país, o empenhamento militar das forças armadas portuguesas deixou de fazer sentido. Os novos dirigentes anunciavam a democratização do país e predispunham-se a aceitar as reivindicações de independência das colónias — pelo que se passaram a negociar as fases de transição com os movimentos de libertação empenhados na luta armada.

    Ao longo do seu desenvolvimento foi necessário aumentar progressivamente a mobilização das forças portuguesas, nos três teatros de operações, de forma proporcional ao alargamento das frentes de combate que, no início da década de 1970, atingiria o seu limite crítico. Pela parte portuguesa, a guerra sustentava-se pelo princípio político da defesa daquilo que considerava território nacional, baseando-se ideologicamente num conceito de nação pluricontinental e multi-racial. Pelo outro lado, os movimentos de libertação justificavam-se com base no princípio inalienável de auto-determinação e independência, num quadro internacional de apoio e incentivo à luta.

  • Sugiro ser mais específico, no entanto no site abaixo poderá encontrar o que procura.

    Boa sorte!

  • Comentar ja fica mais complicado... mas posso falar os três mais importantes e você procura algo a respeito....e tira suas conclusões.

    Inconfidência Mineira (1789)

    Conjuração dos Alfaiates (1798)

    Revolução de 1817 de Pernanbuco.

  • nossa mim discuta eu esqueci eu sabia esta pergunta mais fugil da minha cabeça agora.

    mim discuta tá : (

Sign In or Register to comment.