vc é do tipo de pessoa que dá esmolas na rua?

Update:

seja ela de que tipo for.

no meu caso procuro não dádinheiro e sim algo que possa alimentar a pessoa.

Comments

  • Essa é uma questão muito séria, e tem algumas variantes. Vou apresentar duas:

    1) A esmola torna o recebedor dependente. Ele passa a ter "proatividade" somente como "pedinte".

    2) Por ser um modo relativamente fácil de sobreviver (as pessoas acabam acostumando-se a pedir esmolas), pode representar uma maneira errada de co-dependência: você me ajuda e eu páro de lhe "encher o saco". Algumas pessoas dão a esmola para "livrar-se" do "problema." Não estou dizendo que seja o seu caso, apenas estou generalizando uma situação, ok?

    Mais importante que dar o pão, é ensinar a fazê-lo. Particularmente sou mais favorável ao apoio do VOLUNTARIADO, através de ONGs sérias. E existem ONGs sérias. É só procurar. Com certeza, deve existir uma próxima de seu bairro ou cidade.

    Considero essa, a melhor forma de ajudar.

    A esmola pode ser uma ajuda momentânea, concordo. Mas ela não ataca a causa do problema. Só abrange a consequência.

    Veja, da internet:

    A esmola transformou-se numa forma de sobrevivência de norte a sul do País. Seja pela incapacidade do estado de prestar assistência efetiva aos necessitados, ao desemprego ou aos salários baixos, esse tipo de caridade já chega a faturar R$ 2,1 milhões por mês só na cidade de São Paulo. Para muita gente, rende mais implorar uns trocados, sob sol e chuva, do que batalhar pelo salário mínimo de R$ 350 por mês. Diante desse quadro, colocamos para o debate: Dar esmola é fazer o bem?" (do site http://www.jornaldedebates.ig.com.br/debate/dar-es...

    CARPE DIEM PARA TODOS, TODOS OS DIAS!

  • Não!!

    Não se deve dar esmolas!!!

    E sim a capacidade de a pessoa ( morador de rua) poder produzir o seu próprio dinheiro, ser auto-sustentável, ou seja, dar uma preparação e logo um EMPREGO!!!

    Se não estiver ao meu alcance, ALIMENTO vale mais a pena do que dinheiro, por que quem me garante que ele(a) não vai comprar bebidas alcoólicas ou financiar o crime. É uma questão muito complicada, mas que deve ser levada a sério!!!

  • Não, porque muitos estão mal acostuma-dos. Digo isso porque quando vem alguém aqui em casa pedir algo e vejo que essa pessoa é apta para fazer um serviço tipo varrer um quintal ou cortar uma grama, quando falo em fazer um serviço, somem!

  • Eu prefiro dar comida ou roupas para as pessoas que pedem dinheiro porque como todo mundo sabe q tem muita gente por ai usando o dinheiro para compras drogas.

  • Não vamos dar esmola e vamos oferecer cidadania só assim vamos dar um jeito no brasil.

  • Dependendo da pessoa, sim. Mas normalmente compro lanches reforçados e dou para quantos meninos me pedirem. Nunca passei necessidade e imagino que deve ser terrível a fome e penso tb pois tenho filhos e não gostaria que ninguém negasse nada a eles , e não adianta dizer vai trabalhar vagabundo, eu estou ralando, pois a alimentação dessas pessoas carentes é muito precária e eles não tem forças para nada, nem mesmo para roubar. Mas o desespero é tanto que eles chegam a matar. O que é lastimável !!! Procuro sorrir, brincar, mesmo com aqueles que se mostram grosseiros. Passo a mão pela cabeça deles , mando eles estudar.é assim !!!!

  • Depende muito da situação.

    Quando eu vejo uma senhora com mais 02 / 03 filhos pedindo esmola e as criançinhas com fome dou esmola sim as vezes em dinheiro outras vezes em alimentos.

    Agora qndo é um rapaz novo, pedindo no sinal não custumo dar esmolas.

  • sim mas procuro olhar bem para quem dou caridade

  • Depende do que tu caracterizas como esmola.

    Não dou dinheiro, mas um alimento sim.

  • Às vezes dou dinheiro, mas na maioria das vezes compro um alimento. Para quem tem cachorro compro também ração.

    Contribuo mensalmente para algumas entidades beneficentes que são sérias e para 2 Ongs de defesa de animais.

Sign In or Register to comment.