vc é do tipo de pessoa que dá esmolas na rua?
Update:
seja ela de que tipo for.
no meu caso procuro não dádinheiro e sim algo que possa alimentar a pessoa.
seja ela de que tipo for.
no meu caso procuro não dádinheiro e sim algo que possa alimentar a pessoa.
Comments
Essa é uma questão muito séria, e tem algumas variantes. Vou apresentar duas:
1) A esmola torna o recebedor dependente. Ele passa a ter "proatividade" somente como "pedinte".
2) Por ser um modo relativamente fácil de sobreviver (as pessoas acabam acostumando-se a pedir esmolas), pode representar uma maneira errada de co-dependência: você me ajuda e eu páro de lhe "encher o saco". Algumas pessoas dão a esmola para "livrar-se" do "problema." Não estou dizendo que seja o seu caso, apenas estou generalizando uma situação, ok?
Mais importante que dar o pão, é ensinar a fazê-lo. Particularmente sou mais favorável ao apoio do VOLUNTARIADO, através de ONGs sérias. E existem ONGs sérias. É só procurar. Com certeza, deve existir uma próxima de seu bairro ou cidade.
Considero essa, a melhor forma de ajudar.
A esmola pode ser uma ajuda momentânea, concordo. Mas ela não ataca a causa do problema. Só abrange a consequência.
Veja, da internet:
A esmola transformou-se numa forma de sobrevivência de norte a sul do País. Seja pela incapacidade do estado de prestar assistência efetiva aos necessitados, ao desemprego ou aos salários baixos, esse tipo de caridade já chega a faturar R$ 2,1 milhões por mês só na cidade de São Paulo. Para muita gente, rende mais implorar uns trocados, sob sol e chuva, do que batalhar pelo salário mínimo de R$ 350 por mês. Diante desse quadro, colocamos para o debate: Dar esmola é fazer o bem?" (do site http://www.jornaldedebates.ig.com.br/debate/dar-es...
CARPE DIEM PARA TODOS, TODOS OS DIAS!
Não!!
Não se deve dar esmolas!!!
E sim a capacidade de a pessoa ( morador de rua) poder produzir o seu próprio dinheiro, ser auto-sustentável, ou seja, dar uma preparação e logo um EMPREGO!!!
Se não estiver ao meu alcance, ALIMENTO vale mais a pena do que dinheiro, por que quem me garante que ele(a) não vai comprar bebidas alcoólicas ou financiar o crime. à uma questão muito complicada, mas que deve ser levada a sério!!!
Não, porque muitos estão mal acostuma-dos. Digo isso porque quando vem alguém aqui em casa pedir algo e vejo que essa pessoa é apta para fazer um serviço tipo varrer um quintal ou cortar uma grama, quando falo em fazer um serviço, somem!
Eu prefiro dar comida ou roupas para as pessoas que pedem dinheiro porque como todo mundo sabe q tem muita gente por ai usando o dinheiro para compras drogas.
Não vamos dar esmola e vamos oferecer cidadania só assim vamos dar um jeito no brasil.
Dependendo da pessoa, sim. Mas normalmente compro lanches reforçados e dou para quantos meninos me pedirem. Nunca passei necessidade e imagino que deve ser terrÃvel a fome e penso tb pois tenho filhos e não gostaria que ninguém negasse nada a eles , e não adianta dizer vai trabalhar vagabundo, eu estou ralando, pois a alimentação dessas pessoas carentes é muito precária e eles não tem forças para nada, nem mesmo para roubar. Mas o desespero é tanto que eles chegam a matar. O que é lastimável !!! Procuro sorrir, brincar, mesmo com aqueles que se mostram grosseiros. Passo a mão pela cabeça deles , mando eles estudar.é assim !!!!
Depende muito da situação.
Quando eu vejo uma senhora com mais 02 / 03 filhos pedindo esmola e as criançinhas com fome dou esmola sim as vezes em dinheiro outras vezes em alimentos.
Agora qndo é um rapaz novo, pedindo no sinal não custumo dar esmolas.
sim mas procuro olhar bem para quem dou caridade
Depende do que tu caracterizas como esmola.
Não dou dinheiro, mas um alimento sim.
Ãs vezes dou dinheiro, mas na maioria das vezes compro um alimento. Para quem tem cachorro compro também ração.
Contribuo mensalmente para algumas entidades beneficentes que são sérias e para 2 Ongs de defesa de animais.