Meu pai é muito nervoso mas não aceita fazer nada pra melhorar! Me ajudem!! Leiam detalhes...?
Meu pai tem 64 anos e é aposentado. Ele é um homem religioso e muito caridoso, uma pessoa muito boa mesmo, se preocupa bastante com o bem estar dos filhos, dos parentes e amigos e também de estranhos. Ajuda todos sempre que pode.
Mas o problema que eu e minha família temos enfrentado por anos! Ele é MUITO nervoso, qualquer coisa já reclama e desconta nos outros, por exemplo falando com estupidez ou não respondendo uma pergunta, ou as vezes até saindo de casa por algumas horas. Pra deixar claro, ele NUNCA agrediu ninguem fisicamente, e é até raro ele falar palavrão.
Já o aconselhamos várias vezes pra ele ir ao neurologista, pois não faz bem pra ninguém ficar sempre irritado assim, não é nem um pouco saudável. Eu disse a ele que meu irmão que tem 25 anos vai ao neuro e psiquiatra há anos, por problemas psicológicos, e ir nesse tipo de médico não é nenhum bicho de sete cabeças.
Eu já conversei com ele pra ele ir tb, e ele me escuta mais que todos da familia, mas ficou mais nervoso ainda! Respondeu pra minha mãe que tb tava na sala falando com ele sobre isso "Neurologista pra que?? O que você quer dizer com isso? É claro que não vou!". O tom de voz que ele usou foi até com grosseria.
Outra coisa que aconselhamos é pra ele sair mais com a gente pra passear, mas ele tb não quer, pois só vai pra igreja.
Por favor, pessoal, me dêem um conselho pq não sabemos mais o que fazer.
Update:elvis
Oh tadinho. O nosso problema não é só de conviver com uma pessoa nervosa. Mas sim pq ninguém é feliz se está sempre nervoso. Pra mim não parece q ele é feliz.
Comments
Em 64 anos de vida ele sempre foi assim, e você acha que vai mudar ele agora?
Meu pai tem 57 anos. Há uns 10, 15 anos atrás ele era uma pessoa mais séria, mais chato e até um pouco grosso como você dis que seu pai era. Conforme ele foi envelhecendo, foi ficando super doce, agora ele está uma gracinha! Super tranquilo e brincalhão.
As pessoas não mudam porque a gente pede para elas mudarem, elas mudam quando percebem que precisam mudar. A única coisa que você pode fazer é manipular ele de forma que ele perceba por si só que ele tem que mudar.
Uma das coisas que você pode fazer é explicar a situação e pedir para o padre/pastor abordar na missa/culto esse tema dos pais de famílias que são nervosos e acabam sendo estúpidos com os filhos e a esposa, sem que seu pai saiba que você pediu isso a ele. Se ele vai na igreja então é porque ele presta atenção.
E não adianta ficar falando pra ele ir no psiquiatra ou neurologista porque homem morre de medo de ir no médico.
não faça nada e aprenda a curtir esse velho
não faça nada e aprenda a curtir esse velho rabugento porque ele não vai ficar ai pra sempre ok?
Eu acho que isso é falta do que fazer. Ele deveria sair mais, passear mais e fazer alguma coisa que goste (pintura, artesanato ou até mesmo estudar algo que goste). Ocupar o tempo dele entende? Propõe a ele pra ocupar o tempo dele, se ele não aceitar ou se isso não resolver, é pisiquiatra mesmo.