Artur Shopenhauer "O Vazio da Existência"?
"Primeiramente, nenhum homem é feliz, luta sua vida toda em busca de uma felicidade imaginária, a qual raramente alcança, e quando alcança, é apenas para sua desilusão ; e via de regra, no fim, é um náufrago chegando ao porto com mastros velas faltando.
Então dá no mesmo se foi feliz ou infeliz, pois sua vida nunca foi mais que um presente sempre passageiro, que agora já acabou."
Vocês concordam? Ou acha que Shopenhauer foi um tanto pessimista nesse pensamento?
Update:Mas meu caro do bonequinho (rs...), mesmo que você encontre seus "momentos de felicidade", Schopenhauer disse que a mesma não existe. Não foi contraditória a sua resposta?
Update 3:Soli Deo Gloria, eu até concordo com você sobre a bíblia (desculpem, amigos ateus, mas... tô sendo sincera), mas eu queria uma resposta sem usar a crença, entendeu?
Eu até diria "mas quem tem Deus no coração é feliz", mas não quero essa reposta. Quero algo mais concreto, quero que pensem.
Update 5:"o coitado estava com depressão" foi excelente, rs...
Comments
Não digo pessimista... Digo DESILUDIDO. E até mesmo SUPERFICIAL.
É importante compreendermos que a felicidade não é ilusão!
A felicidade é uma verdade, mas não é uma constante.
Temos MOMENTOS FELIZES, bem como passamos por momentos difíceis, de tristeza, de desilusão... Como Artur Shopenhauer, que pra dizer a verdade, não sei quem é! rsrsrs
Mas a frase dele me faz imaginar uma pessoa que sempre que alcança o objetivo perde a vontade daquele objetivo, entende?
Como por exemplo, uma pessoa fútil, que deseja muito um bem material, e que quando consegue obter, já deseja ter outro. Ou então, o homem que deseja aquela mulher difícil, que quando consegue finalmente conquistar, já quer nova conquista.
Assim vejo esse pensamento. De alguém que busca a felicidade, e quando a encontra, a banaliza. Ou espera um êxtase prolongado, que na verdade, em pessoas que sabem o valor da gratidão, pode até ser mantido. Já pessoas fúteis, sempre terão um sentimento passageiro.
Creio que o pensamento dele, essa filosofia dele traduz esse tipo de sentimento passageiro, que a mim, traduz pura superficialidade.
Abraços!
A alegação de que a vida seria sem sentido porque sempre termina em morte...
Seria uma afirmação falsa, simplista e mÃstica; relacionada com o desejo de que nossa vida e a dos que amamos, deveria durar para sempre.
Todavia, embora não exista “Vida pós a morte”, o que existe são recordações que poderão nos fazer eternos.
O fato da morte ser um acontecimento inevitável, não significaria que a vida é uma porcaria.
Pois se nossa existência, conforto, saúde, prazer e a posse temporária do que amamos, não fosse importante para nós, não ficarÃamos frustrados com a certeza da nossa morte.
E não faria diferença se um dia, nossa vida terá de findar.
Embora seja difÃcil até para os racionais aceitarem que nossa existência não passa de um minúsculo tempo entre dois nada, os pessimistas em questão desprezam que para as coisas serem magnÃficas elas não precisariam durar para sempre.
A maneira mais eficiente de destruir o valor de alguma “obra prima”, seria justamente reproduzindo a mesma ao infinito.
E a vida não é um acontecimento inútil, mas sim, a base de tudo o que temos.
O simples fato de darmos valor a inúmeras coisas que não duram para sempre provaria que a vida não precisaria ser eterna para ter algum sentido, mas sim, ser relevante.
Eu discordo. O coitado devia tá com depressão. A vida é assim, feita de momentos felizes e outros nem tanto. A felicidade existe pra'queles que sabem tirar o melhor de cada momento.
Não concordo, é pessimista.
Pouco importa que a vida seja efêmera. Enquanto estamos vivos, os momentos de felicidade fazem-na valer a pena.
Ele teve um surto psicótico após ser abandonado pela mulher.
Olha o que eu diria a ele:
1) "Primeiramente, nenhum homem é feliz,
R:
a) o que é ser feliz? Dê uma definição de felicidade.
b) Como ele sabia que nenhum homem é feliz? Ele conheceu todos os homens do planeta? Conheceu TODOS os que morreram e TODOS os que vão nascer?
2)luta sua vida toda em busca de uma felicidade imaginária,
R: o que é imaginário? O que é real? Dê a definição de felicidade.
3)a qual raramente alcança, e quando alcança, é apenas para sua desilusão ; e via de regra, no fim, é um náufrago chegando ao porto com mastros velas faltando.
R: mas como é que ele sabe disso? Quer dizer, ele conheceu TODOS os homens, TODOS os casos de busca de felicidade?
4)Então dá no mesmo se foi feliz ou infeliz, pois sua vida nunca foi mais que um presente sempre passageiro, que agora já acabou."
R: o que é ser infeliz? Qual é o conceito dele de felicidade ou infelicidade? Quando ele diz Dà NO MESMO, o que ele quer dizer como isso? Dà NO MESMO em que sentido?
OLha, a BÃblia diz que todos os que não conhecem a Deus são estúpidos e ignorantes. E eu vejo isso a cada dia que passa.