Alguém aqui já foi tímido? Como saiu dessa situação?

Só agr estou me dando conta do quando ser tímida me atrapalhou e tem me atrapalhado bastante. Quero mudar mas já tentei, ñ deu mt certo.. quer dizer.. quando eu era mais nova eu era sociofobia, já melhorei bastante, mas ñ é o suficiente. Se ao menos ñ me atrapalhasse, eu ñ me importaria, mas ñ posso deixar isso de lado já que me prejudica. :(

É possível que alguém tão tímido consiga sair totalmente dessa algum dia? Como fazer isso?

Comments

  • Eu sempre fui tímida. Na infância praticamente não falava com ninguém que me me era estranho, principalmente adultos. Sempre ficava em casa, brincava sozinha, não tinha colegas na rua e alguns poucos na escola. Minhas relações mais próximas sempre foram com parentes. Na pré-adolescência pior ainda, me sentida anormal, deslocada, não tinha amigos na escola, na rua, ou em lugar algum, só meus primos. Eu tinha vergonha de tudo, até de andar de cabelo solto. Sempre falei com a voz baixa e não conseguia me expressar da forma que queria. Era muito deprimente ficar todo dia sozinha na sala em um canto sem ninguém sentado perto de mim, todos em seus grupos, mas eu não conseguia mudar. Com esse comportamento sempre era a estranha, as pessoas perguntavam a meus pais se eu tinha algum problema psicológico... Isso me maltratava muito, preferia ficar em casa a encarar meus medos.

    Mas não me acomodei. Ler sobre o assunto se tornou obsessão, mas sinceramente os resultados não vieram como eu queria, pois desejava por algo automático, do dia pra noite, e não é assim. Mas vou te dizer o que de fato tem me ajudado:

    Leia livros sobre o assunto, ajuda muito. Procure sair mais, ir para lugares onde há muitas pessoas. Procure fazer atividades que envolvam a socialização, tipo grupos, cursos, etc. Seja mais receptiva, não ande de cara fechada, tente ter um semblante terno, convidativo, não fique trancada, ajude as pessoas quando puder, esse tipo de coisa pode fazer com que as pessoas se aproximem de você naturalmente.

    Encare seus medos, por mais que sua mão gele, seu coração acelere, tenha vontade de sair correndo, respire fundo e encare, depois que tudo passar irá perceber que não se passava de algo irracional dentro de sua cabeça. O importante é dar o primeiro passo e ter dedicação e perseverança, com o tempo melhorá-se, tenha calma, com o tempo quando você olhar para trás e ver o quanto melhorou verá que vale a pena.

    Eu ainda não me livrei por completo da timidez, mas posso te dizer que já melhorei muito e que ela já não me incomoda como antes. Tenha calma e lute todos os dias contra isso, as vezes os progressos podem ser pequenos mas no final se torna algo grandioso. Comece vencendo seus pequenos medos e vá avançando...

    Boa sorte, vai dar tudo certo.

    Abçs.

  • Eu também já fui timida ! Fiz aula de teatro, canto, inglês, comecei a trabalhar e quando pensei que não, eu já estava me socializando bem com todo mundo !

  • Eu já fui, mas perdi quando comecei a estudar psicologia por conta própria kkk quando você faz isso você descobre que as pessoas não são tão assustadoras assim rsrs e passa a entender tudo o que acontece na mente delas

  • eu era com o passar do tempo me soltei

  • eu só deixei de ser tímido a partir dos 30 anos de idade, quando comecei a namorar uma mulher 11 anos mais velha e que soltou minhas amarras sociais e mostrou meu valor como homem.

  • Eu não acredito q vou conseguir t ajudar ,mas ae vai:

    Qual a diferença entre vergonha e culpa ? Tente responder e não prossiga para a próxima linha sem resposta .

    Ora , vergonha = eu sou errado

    Culpa = eu fiz algo de errado ( não tem nada de errado comigo ,mas fiz )

    Se uma pessoas sente vergonha e culpa ao mesmo tempo , é porque ela fez algo de errado por causa do que ela possui de errado.

    Mas , a timidez é uma ansiedade(nervosismo , desconforto) causada pelo medo de uma avaliação ruim de si próprio ou de alguém ou até mesmo de um amigo imaginário que pode ser um deus q VC crer nele.

Sign In or Register to comment.