Uso de Risperidona durante a lactação?
Tenho transtorno afetivo de humor (bipolar) e amamento uma bebê de 3 meses. Meu psiquiatra receitou 1mg de Risperidona 12/12h. Pergunto:
Esta dosagem é excretada no leite? Quais os riscos para minha bebê? Devo tomar?
Estou muito preocupadíssima porque estou sem tratamento medicamentoso, tendo crises mas não quero prejudicar minha filhinha em hipótese alguma.
Update:Em tempo:
Desculpe
Dr. Daniel
Update 3:Ao Dr. Daniel...
Entendido. Mas o que faço? Há outro medicamento? Estou muito oscilante, agressiva, deprimida e de lambuja com crises de pânico. Estou aflita!
grata
Comments
Segundo consta no livro - Psicofármacos:consulta rápida/Aristides Volpato Cordioli. 3a edição - Porto Alegre: Artmed, 2005, página 247: "os níveis de risperidona (...) no leite são semelhantes aos do plasma. Portanto, mulheres que usam risperidona devem ser desencorajadas a amamentar".
Sendo mais específico:
- A excreção da risperidona pelo leite materno é integral, ou seja, a mesma dose que você recebe estará disponível para o bebê no leite. A risperidona não é uma medicação contra indicada para uso em crianças mas seu uso em recém nascidos é controverso e, no seu caso, desnecessário.
Dr. Daniel Medeiros
Médico Psiquiatra
http://prontamente.blogspot.com/
Oi Alessandra,
O uso da Ripseridona durante a amamentação só deve ser feito se extremamente necessario. Há apenas um estudo realizado com o uso da Riperidona durante a amamentação , e apesar desse estudo não ter demosntrado nenhum prejuizo a criança, não se sabe como exatamente outras crianças que se alimentam com leite materno, irão reagir a dose do remedio .
O antipsicotico indicado para tratar o transtorno bipoLar de humor mais estudado e que tem demonstrado ser pouco toxico ao recem-nascido é a Sulpirida. Diversos estudos inclusive, tem demonstrado que esse medicamento pode ser benefico em mães com dificuldade em gerar leite, uma vez, que a Sulpirida estimula e aumenta a produção de leite materno.
A segurança da Carbamazepina e do Acido Volproico como estabilizador de humor também está demonstrada em diversos estudos . Esse medicamentos são considerados como seguro para uso em mães que amamentam.
Se for necessario o uso de antidepressivos, a Sertralina pode ser uma boa opção para ser usada durante a mamentação.
Mas Alessandra, na minha opinião sincera, o mais recomendado nessa fase não seria o tratamento medicamentoso, mas sim, uma terapia psicologica, preferencialmente no modelo Cognitivo-comportamental. Esse tipo de tratamento não é contra-indicado e não requer cuidadfos especiais na amamentação. Convesr com o seu medico, e verifique o que é melhor para voce e sua pequenina.
Boa sorte e até a proxima...