qual telescopio devo comprar quais os tipos marcas...me ajudem mais imformações abaixo ↓↓↓↓?
oi gente esa e minha 1 pergunta no Yahoo vou ser direto. vo compra um telescopio pois gosto muito de astronomia porem não sei de nada entaão eu queria que voces me ajudasen bom minhas duvidas são as seguintes
qual devo comprar refrator ou refletor?.. eu quero um que de pra ver Jupiter como se ve a lua .. e e claro que de para ve as 4 maiores luas de jupiter quero observa se possivel saturno ou ate neturno poren so poso gastar 400 reais
outra duvida qual marca devo compra eu queria nome de pelo menos 5 marcas n precisa ser muito boa so precisa ser conhecida..
eu queria saber tanben como calculo a aproximidade do telescopio eu vi en algum site que mutiplica pelos milimetros da objetiva.. eu não entendi eu quero saber quantas vezes aproxima um tescopio de 70mm e se da para ver saturno com esa aproximação.. lembrando eu quero um telescopio na faixa de 400 reais. mesmo que iso seja dificil.... e por utimo quais os cuidados basicos que devo ter com meu telescopio ..... obrigado a todos que responderam
Comments
Antes de gastar seu dinheiro, procure pelos astrônomos amadores da sua cidade. Observe pelos telescópios deles e tire todas as suas dúvidas.
Você não vai conseguir um bom instrumento com 400 reais. Espere mais um pouco, junte mais um dinheirinho e faça a coisa certa.
Seu telescópio certamente será um refletor e terá tantos centímetros de abertura quanto a sua idade.
Caro Rafael, procure entender primeiro como funciona um telescópio, refletor ou refrator, e você faz isso consultando astrônomos amadores, como observou o Obs Phoenix mas também buscando sites que explicam muito bem com animações, gráficos e desenhos. Dê uma olhada no Site de Sebastião Santiago, Página do Zeca e no próprio site do Obs Phoenix e outros . Ok?
Por 400 reais é difÃcil encontrar um tele que possa fazer observações sérias. Poderia economizar um pouco mais e comprar uma de melhor qualidade.
Na maioria das vezes, os que iniciam na astronomia, a primeira preocupação é o aumento mas isto é engano. Primeiramente devemos preocupar com a qualidade da imagem e montagem firme.
Tem vários teles "baratos" prometendo aumentos absurdos que na realidade a imagem é tão ruim que é impossÃvel fazer observação um pouco mais séria.
A primeira atenção é a abertura. Nos teles vendidos de baixo custo só é possÃvel ter no MÃXIMO um aumento de 2,5x a abertura (a demonstração fica suprimida) para que o constraste e definição seja boa. Exemplo, um tele de 70mm no máximo de 175x, o de 114mm, 285x se a qualidade da ocular e a objetiva (ou espelho primário) for de boa qualidade. Então não basta dividir a distancia focal da objetiva pelo foco da ocular e calcular o aumento. Ainda mais, se colocar um barlow deteriora mais ainda mais a imagem.
A segunda atenção é a montagem. Uma montagem firme representa quase 40% da qualidade de um tele. Sem esta montagem robusta fica impossÃvel ver objetos, pois a imagem balança e não dá para ver quase nada de detalhes.
Tente guardar um pouco mais e escolha as marcas como Skywatcher, Orion, GSO, Celestron, Meade que mantém uma boa qualidade e uma boa relação custo benefÃcio. Mas atenção que estes fabricantes também produzem o de baixo custo cuja qualidade deixa a desejar. Uma razoável (sofrÃvel) está em torno de 600~1000 reais.
Calculo:
Aumento teórico pela abertura: Em torno de 2 a 2,5x a abertura em mm para manter a qualidade da imagem.
Aumento trnanversal da imagem: distancia focal da objetiva dividido pela distancia focal da ocular (em mm).
Esse site aqui e muito bom www.telescopiosastronomicos.com.br/
mas com 400 reais eh bem dificil conseguir um telescopio de qualidade..
OBS: compre um refletor que e bem melhor.
veja nesse site aki , mto bom recomendo
https://epicfreeprizes.com/?ref=2757553