Vc já foi capaz de se retratar perante um julgamento coletivo como o fez Galileu Galilei?
Vc já se viu em uma situação na qual, mesmo se considerando correto ter que retomar uma decisão ou uma fala mal avaliada?
- Tome como exemplo o Galileu que mesmo se considerando certo, teve que se desculpar, mas saiu de lá com as palavras entre os dentes... doido para falar umas verdades...
Contexto histórico - Aristóteles era o único que havia descoberto algo sobre a Física, ninguém o contestava, até surgir Galileu.
Concluiu com seus estudos que o Centro Planetário era o Sol e não a Terra, essa girava ao redor dele como todos os planetas. Foi condenado pela inquisição e teve que negar tudo no tribunal.
Ao sair do tribunal, disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", traduzindo, " e com tudo ela se move ". Morreu cego e condenado pela igreja, longe do convívio público. 341 anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo,decidiu pela sua absolvição.
Comments
Concordo com voçê. Realmete as coisas saõ assim!Em genero numero e gral!
2pontos!
Eu me retrataria se considerasse que estava errado, mas no caso dele, estava colocando em risco a própria vida.
Já passei por situação semelhante, mas estava colocando em risco somente o meu emprego.
Imagine a cena, fui chamado em casa para uma reunião, sem saber o assunto que seria tratado.
Chegando ao local, não acreditei no que vi, dois gerentes e toda a supervisão da empresa, aproximadamente 12 pessoas. Eu exercia um cargo abaixo de supervisor e fui "convidado" a sentar entre os dois gerentes.
Parecia um verdadeiro Tribunal de Inquisição e eu o acusado.
Eu havia tido uma discussão com um dos supervisores, por problemas de trabalho, nada pessoal.
Eu sentei e pensei enquanto todos olhavam para mim, isso é uma covardia. Eu poderia ter me explicado somente com a minha chefia, achei que seria o mais correto e justo, não perante toda a empresa.
Então tomei uma decisão, perco o emprego mas não vou me submeter a essa humilhação. A partir dai eu mantive a minha posição, discutindo com todos que tiveram a coragem de falar, até os gerentes, até o fim da reunião.
Até hoje, não sei porque não me mandaram embora, talvez porque tivessem que justificar a minha demissão perante os Diretores e eu sempre tive uma boa reputação e certamente seria chamado para esclarecimentos, porque eu tinha mais de 10 anos de casa.
Um dos gerentes eu sei que gostaria de me mandar embora, mas faltou coragem para tomar a decisão. Eu no lugar dele teria mandado, depois do que eu falei na reunião.
Eu penso como aquele ditado, "Quanto mais você se abaixa, mais o rabo aparece".
Tem momentos na vida que você é obrigado a encarar, se eu aceitasse aquela pressão, sairia da reunião desmoralizado, não seria mais eu mesmo.
Arranjei alguns inimigos naquele dia, mas pude voltar para casa de cabeça erguida, e isso não tem preço.
Não arrisquei a vida mas um bom emprego, com certeza (é uma grande multinacional americana).
Um abraço!!!
Melhor um "retratado" vivo que um grande sábio morto!
Pior q sim!!!
Isso eh mtu ruim...
Mas smpre q posso eu so sincera e defendo minhas opinioes!!!
Já, sim...e você nem imagina o desconforto que é ser avaliado por um bando de imbecis e incopetentes, auto-nominados doutores, mba´s e vai por aÃ...todavia, eu sabia que no devido tempo a situação mudaria e....como mudou!!! caÃram todos e eu nem precisei esperar séculos para que a justiça prevelecesse. A situação com a qual me deparei é muito mais comum do que se imagina e, me parece ser um procedimento "orquestrado" pelos investidores. Explico: sempre, sempre e sempre, colocarão um manipulador, um falso, um mau-caráter, um puxa-saco e, não raramente, um incapacitado técnico para dirigir profissionais habilidosos, diligentes, responsáveis e capacitados... isso os revoltará, destruirá o verdadeiro sentimento de equipe (já que nem todos reagem da mesma forma e tem seus vencimentos comprometidos por um modo de vida que não aguentam), a fim de que não se organizem como corpo autóctone; viverão a ilusão de uma equipe..mas, esta apenas surtirá os efeitos de produção desejáveis aos investidores que, através daquilo que chamam "justa concorrência", apenas incitará os profissionais ao individualismo, ao cultivo das suas paixões individuais mais indizÃveis ,as quais guerrearão contra todos que se interpuserem à s suas ambições... Assim funciona o sistema...