É possível se chegar ao entendimento de Deus através da razão?
Porque até agora nessa categoria, nunca vi uma resposta plausível de um teísta que possa validar essa afirmação.
Então, Deus é só mais uma superstição?
Por favor, nessa pergunta eu gostaria de argumentos e pessoas entendidas do assunto.
Update:O curioso dessa categoria é que perguntas medíocres como a que fiz anteriormente, ganham mais estrelinhas e respostas do que perguntas que realmente estimulem um debate saudável. Desolador.
Comments
Não sei se tu percebeste, mas tenho tentado, neste espaço, com algumas perguntas que desafiam suas crenças, estimular os religiosos a fazer o que você está tentando. Como resultado, não obtive nenhuma reposta convincente. As respostas são poucas e, normalmente, comentários de pessoas que compartilham de minhas ideias. Religiosos se resumem a copiar e colar uma passagem bíblica ou escrever (mal) um curto texto que quase nada tem a ver com a pergunta.
Infelizmente, neste espaço, grande quantidade de respostas só é dada a perguntas completamente idiotas. Acho que tudo isso poderia ser uma resposta à sua indagação.
Quem nasce ignorante, passa a vida toda sendo ignorante e mesmo assim é feliz e satisfeito, não tem do que reclamar.
Mas, quem acha que existe alguma coisa errada com o mundo e com sua própria vida, e não se conforma com a própria ignorância, obviamente vai procurar os mais diversos tipos de conhecimentos, até encontrar as respostas para todas as perguntas que o incomodam.
Logicamente, essas pessoas não andarão ao lado de pessoas felizes e satisfeitas com a ignorância, e em boa parte da vida estarão sozinhas. Portanto, dificilmente encontraremos respostas satisfatórias com outras pessoas, pois não sabemos do estado de espírito delas, não conhecemos suas metas de vida, os seus objetivos e se também compartilham de nossas necessidades interiores.
Aqueles que querem respostas verdadeiras sobre Deus, encontrarão em si mesmos e não na boca e nas palavras de outras pessoas. A única coisa que encontraremos em outras pessoas é a falta de interesse, que reforçará nosso próprio desinteresse nesse assunto tão importante. Nos espelharemos no desinteresse geral, como forma de justificarmos o nosso próprio. Temos a tendência de ir por onde a manada vai. É o instinto primitivo de sobrevivência que está no nosso sangue. É o medo.
Mas em resumo, só é ignorante quem quer ser.
Uma coisa porém, é certa: o que não falta no mundo são falsos caminhos e muitas armadilhas, feitas por quem só quer se aproveitar do suor de nosso trabalho.
Cada um que sobreviva pelo próprio esforço, pois a palavra de Deus não está a venda. Quem tiver que "contribuir" com um centavo que seja para a obra de Deus, pode ter certeza que está muito longe Dele. A obra de Deus somos nós, e nossa capacidade de compreendê-Lo.
Quem já encontrou as respostas básicas, sabe como agir e por onde andar. Quem não tem certeza se já encontrou, deve continuar procurando, o importante é não desistir.
Não é possível chegar ao entendimento de Deus através da razão que possuímos. Não estamos evoluídos para isso. No momento só podemos "sentir" Deus. E esse sentir não está acrescentado em todos os homens, daí a sensação de que Deus é uma superstição!
na verdade ninguém tem prova de que existe e nem de que não existe, o que diferencia cada um é querer que exista um Deus, e querer que não exista um Deus.
Primeiro: Deus foi um meio de justificar a existência do universo e principalmente do homem.
Segundo: Eu acredito que é possível sim e acredito também que Deus não precisa ser venerado e sim entendido para podermos entender a nos mesmos acima de tudo.
Concordo com a Meiga. Acreditar em Deus não é para todo mundo, porque Deus é uma ciência tão profunda que mexe com raciocínio; nem todo mundo tem o conhecimento de Deus, pois se encontre no fundo do poço que Deus vai te acordar; é um toque profundo na mente e no coração; algumas pessoas são felizardas de ter esse encontro.
Paz e Graça!!
Fé e Razão — São compatíveis?
http://watchtower.org/t/20020401/article_01.htm
Filosoficamente entendemos Deus através da necessidade de crer em algo ou pela própria carência humana, porém só compreendemos Deus em sua totalidade através da fé e isso não é para todos.
não, Deus não é supertição
Pseudo John,
Penso que entender Deus, não é algo que se precise fundamentar em alguma base plausível, mas sim uma estado de Espírito.
Boa Noite