alimentação de frequencimetro?

alô! colegas da eletronica

sou hobista iniciante e estou montando um frequencimetro

http://www.hugoseppi.com/radioamador

pretendo fazer o teste de alimentação com uma bateria de nobreak de 12V7Ah e pergunto ao colega se posso utilizar essa bateria nos testes? ou se tenho que colocar um resistor limitador de corrente?

o´prototipo gastou cerca de 8mA.

e que resistor poderia usar?baseado em Ohm?

muito agradecido em advance

Francisco/Tangara da Serra/MT

Comments

• Segundo o esquema elétrico da página que você indicou o circuito é alimentado por um regulador de 5 VDC.

Você tem que verificar a corrente total do circuito, verifique nos DATA SHEETS dos principais componentes envolvidos, O PIC, o REGULADOR e outro se houver quanto de corrente eles consomem, some tudo e a corrente total não poderá ser superior a do REGULADOR. Provavelmente o regulador que está sendo utilizado no circuito é para 1 AMPÈRE e o circuito não deve consumir tudo isso.

Se usar os 12VDC da bateria o REGULADOR vai esquentar muito pois a diferença de 5 para 12 volts vai virar calor portanto é melhor que ele esteja num bom dissipador.

Melhor usar uma fonte para 6 VDC / 2 Ampères.

• Siga corretamete as instruções de montagem, melhor seria você dispor de um varivolt, ou seja uma fonte chaveada com controle de voltagem na saida e um amperimetro série, para os ajustes iniciais, se estiver tudo certo, para a tensão aplicada recomendada, a correte deveráser de 8mA, se chegar próximo dos valores de tensão ou correte e não conseguir calibração eficaz, melhor rever a montgem cuidadosamente, e se necessário desmontar e re-testar os componentes críticos,..... é isso ai, eletrônica como hobby, tem que ter pasciência mesmo, desmontar testar montar de novo, até achar onde errou ou o que esta errado com a montagem,

boa sorte,

Abraço,

Sign In or Register to comment.