Sua mente questionadora tem te ajudado a encontrar o significado da vida?

De onde nós viemos? Porque estamos aqui?

Para onde vamos depois de morrer?

O que haverá depois? O que havia antes?

Alguma coisa é certa nessa vida?

E se você morrer amanhã, está seguro do que acredita, ou pelo menos de que fez o seu melhor?

Boa semana a todos amigos filósofos ou não...

Comments

• Sim e como posso te responder que SIM....

Só assim questionando o todo e a mim mesma posso entender que a vida é o que importa e seu significado é ela mesma.

As perguntas movem o questionamento, mas as respostas encontradas ou não também movem a vida...movem a minha vida....

Eu sou a vida e faço a vida, faço parto do todo... e continuarei questionando.... continuarei encontrando respostas e também perguntas não serão respondidas.... e é justamente isso que significa a vida, que significa VIVER.... respostas e dúvidas....

Beijocas.

E se eu morrer amanhã??? Sim fiz o meu melhor...fiz o que estava ao meu alcance....

• Minha mente me diz:

- Tudo no Universo é individual... um fóton é um indivíduo, um átomo, uma molécula, uma célula, um tecido e até mesmo um órgão, ainda que os rins ou os pulmões sejam dois, eles são indivíduos únicos, distintos e independentes.

Minha lógica me diz:

- Tudo o que existe é um ser, e como tal também é um ser o fantasmagórico que, apesar de irreal por ausência de limites (na imaginação), provoca no seu observador uma reação, ou seja... o ser, seja ele qual for, é causa de reação.

Busco na vida um significado e talvez até mais que as demais pessoas porque posso dizer que já experimentei acreditar em praticamente tudo, de onde aprendi que duvidar de minhas crenças é meu maior talento.

Assim, se me perguntam de onde viemos, posso dizer que viemos da luz, e isso me faz sentido a ponto de ser um dos apoiadores do projeto CERN, onde buscam na luz a tal 'partícula de Deus'.

Se me pergunta para onde vamos, eu digo que vamos para onde viemos, ou seja, nosso destino é também nossa origem, a luz.

Porque estamos aqui?

Ora, qualquer um pode ver que não é de minha livre vontade a união do esperma que fecundou o óvulo que se multiplicou em mim, ou seja... estou aqui porque eu fui forçado a nascer e digo 'forçado' porque não dependeu de mim o meu nascimento, mas de meus antepassados (pai e mãe e atrás deles toda a sequencia ancestral que os gerou).

Assim, depois de muitos questionamentos e estudos, cheguei à conclusão que o que havia antes era Deus e o que há hoje é luz (fótons produzindo matéria).

Penso na vida como uma dádiva, um presente, e divino, já que assim como mesmo Deus Ele próprio, eu sou uma criatura única no Universo inteiro e ainda que alguém me diga que existe um Universo paralelo e nele tudo se repete, sou taxativo em afirmar que o indivíduo 'eu' do paralelo não sou eu, mas uma cópia de mim e também ele, a cópia, é única e ... se disserem que os Universos são múltiplos, cada uma das cópias de mim é uma cópia única... e isolada.

Dessa maneira a certeza que tenho é que sou mesmo, como qualquer outro ser (vivo ou não), único e individualmente criado para algo.

Que algo é esse?

Bom... eu não poderia morrer sem ter nascido, e isso é óbvio.

Logo, poderia dizer que nascemos ... com o propósito de morrer, o que resumiria a lógica, mas não é tão simples assim.

Um feto abortado já nasce morto e consequentemente é possível morrer sem nascer já que consideramos que o feto vivo (ainda no útero da mãe) é um indivíduo humano e com direitos à vida, mas isso são leis humanas e não são as leis humanas as que regem o Universo.

Considerado isso, eu diria que o corpo (todo ele formado por matéria em movimento - átomos agrupados em moléculas agrupadas em células agrupadas em tecidos agrupados em órgãos agrupados num único corpo), tem uma 'aura' de vida enquanto o corpo se movimenta e a esse estágio chamamos de vida.

Para mim o lógico é o que diz o espiritismo:

Deus nos fez, espíritos, para que vestidos de corpo, possamos compreender a nós e Deus nos fez, espíritos, para que despidos do corpo, possamos compreender a Ele.

Acho que no Livro dos Espíritos (Alan Kardec), você consegue abrir a sua mente para esses valores.

Ou seja... a vida tem mesmo o propósito de evoluir e ... sem morrer.... não evoluimos.

Ou seja... o que é certo na vida é que depois da vida aparente (a do corpo), a vida segue.

De outra forma... a evolução não se instalaria.

• Olá Dragon!

Sou observadora, e por isso tenho muitas respostas antes mesmo de elaborar as questões.

Sinceramente não me interesso de onde vim ou para onde vou...

Sei que estou aqui porque meus pais me fizeram essa gentileza, e se cá estou que seja por bons motivos. Quais? Qualquer motivo, desde que seja bom...rs

Se morrer amanhã não farei muita diferença, assim como o que virá depois também não me causará impacto algum, e se ocorrer espero que seja agradável...

Vivo cada dia, procuro ser o melhor que posso de acordo com o que vejo como <melhor> e pronto.

Um abração!

• Ola !!

Eu concordo um pouco com o Breuer... pq questionar a vida demais, faz com que ela fique seria demais, perde a graça... pode até se tornar uma paranoia...

Questiono meus atos, meus sentimentos, mas ja tive momentos de muito questionamento e acabei por perder um pouco da minha essencia... pq acaba ficando um isso não da e um isso não pode !!

O questionamento abre as portas da mente.... mas o excesso, faz a vida perder a espontaneidade!!

As vezes é simples... sinta e viva !!

Ventos de PAz !!

• Não tenho ocupado a minha mente com esses pensamentos transgressores, pelo menos por enquanto, prefiro me voltar pras coisas práticas, pra algumas transformações que estão por vir, afinal é isso que importa, se não sei e nunca vou saber o que vem depois, pelo menos sei que nesse momento estou vivo, que tenho um corpo, que há vida em mim.

Levantar a todo instante esse tipo de questionamento sobre a vida pode te fazer esquecer a vida de fato, o que pode ser um prejuízo enorme diante da impossibilidade de se conhecer as coisas da eternidade. Bom Semana.

• Posso dizer sem sombras de dúvidas que a maioria das questões em que eu procurava as respostas, me foram reveladas de forma contundente.

No entanto...algumas ainda permanecem....e só conseguirei estas respostas......me conectando com Deus.......com a força criadora........no entanto......eu sei como fazê-lo......mas não é fácil.....não mesmo....

Eu quase consegui num outro tempo......mas o medo...talvez eu tenha sido covarde.........me fez desistir na hora.....me fez desconectar...enquanto o download por assim dizer...tinha sido iniciado....

• Boa!

No começo tudo me era externo como se o meu eu fosse um vórtice engolindo o Universo.

O tempo passou e parece que tudo se inverteu, pois o meu Universo parece ter engolido o meu eu que já se confundiu no bojo, com as entranhas.

Parece que quanto mais aprendemos menos sabemos o que é, porém mais sabemos o que não é.

Nessa negação consciente onde o conhecimento é apenas uma porção de pista comida pra se chegar até o banheiro do posto da estrada, nos tornamos incapazes de buscar as vontades, mas acabamos ficando a esperar o fim da calmaria para hastear as velas do destino e seguirmos rumo ao desconhecido.

O conhecido é fácil e previsível por partir do desejo e por mais cruel e animalesco que seja, nos promete um grande presente através de ilusões e sensações.

O desconhecido é abstração e nasce da vontade da busca pela eternidade, quando o fugaz, ainda que bom, só pode ser aquilo que já vimos e a eternidade é tudo o que jamais poderemos prever.

Na realidade não podemos dizer se sabemos ou não, mas quem tem pressa come cru e ao que tudo indica a memória é a única e mais forte criadora de ilusões! A sua falta nos faz ser insípidos e a sua presença nos faz limitados.

Parece que só uma memória total poderia nos dizer quem somos, de onde viemos e por que existimos, mas isso é querer acabar o jogo enquanto ainda não se ganhou!

• E se não houver qualquer significado? Tua busca seria um erro, pois não?

Sds!

• Sim, a cada dia que vivo eu aprendo um pouco mais sobre o significado da vida.

Tudo é um grande aprendizado para algo que virá, isso é uma passagem, temos altos e baixos, mas que sempre estejamos prontos para aprender algo de bom e também compartilharmos o que venha a edificar o outro.

Bjus!

• Olá

A Doutrina Espírita tem respostas para estas e outras perguntas. Se não responde diretamente, aos menos os fatos que ela apresenta não te deixa no vácuo, no vazio.

A Religião dominante sempre dominou a Filosofia e a Ciência, éramos proibidos de olhar investigativamente o céu; ou aventurar respostas que não estivesse em conformidade com o catecismo.

A Ciência libertou-se, mas refugiou-se entre muros somente comentando o que pode tocar, ou que se enquadre no modelo adredemente estabelecido.

Desse modo, seguindo o clarão aberto pelos ideais de liberdade e fraternidade surgiu igualmente na França a FILOSOFIA ESPÍRITA agora, não somente especulando, mas demonstrando com fatos insofismáveis nossa realidade espiritual.

Sign In or Register to comment.