porque o mar tem ondas e o rio não tem?

outro dia observando o mar me veio essa curiosidade, porque o mar tem ondas e o rio não tem? se alguém souber a resposta eu agradeceria muito se pudessem me dizer. obrigada desde já.

Comments

  • Muitas coisas podem provocar ondas quando a superfície é grande como o caso do mar, mas a principal delas é o vento. Mas não é só o mar que tem ondas, os desertos de areia também. Quem já sobrevoou um deserto sabe disso, o quanto é muito parecido com o mar, as vezes, à noite, até confunde o piloto. Plantações de trigo também formam onda provocadas pelo vento batendo nas espigas. Uma lavoura de trigo é um espetáculo para se ver de um avião. Quanto aos rios as ondas são pequenas, mas mesmo assim elas estão lá, são provocadas pelo vento e pelo próprio deslocamento da água.

  • O movimento das marés e correntes marinhas é que provocam as ondas o rio em também mas quase imperceptívies e formam apenas marolas em razão de serem correntes mais leves e possuir margens definidas

  • Não se engane os rios também tem ondas e em alguns em algumas épocas como o rio Amazonas tem ondas até elevadas!!

  • O que muda é a proproção... num copo d'agua se vc soprar vai ver as pequenas ondas se formando. as ondas são formadas pela ação do vento na agua no rio as ondas tambem são formadas, mas é no mar que elas são observadas melhores devido a imensidão de agua.

  • porque o vento forma ondas à superfície do mar, grandes ou pequenas, conforme a sua força.

  • O mar tem ondas, os rios e os lagos também. Observe com atenção...

    O princípio é o mesmo.

Sign In or Register to comment.