Quais os benefícios e malefícios de elogios?

O que faz elogios serem coisas boas ou ruins?

Gostaria de saber isso...

Update:

"No elogio há mais impertinência do que na censura."

- Friedrich Nietzsche

Fonte: http://www.frasesfamosas.com.br/

Comments

  • Mensageiro Obscuro,

    Meu amigo eu acho que o elogio merecido só faz bem ao ego de quem o recebe!!

    Parece-me que quando se relata uma ação boa ou má não se deve nem louvá-la, nem censurá-la, pois ela faz sentir muito bem o que é, sendo melhor deixar livre o julgamento a seu respeito.

    E, depois, como a maior parte dos louvores provêm da adulação, a sociedade raramente se compraz com isso, e a maledicência leva a pensar que se é invejoso ou maldoso. É bem possível exaltar as pessoas que se ama, sem falar muito do seu mérito; e para os outros que não se estima, é um favor não dizer nada deles.

    Acho também que todo o tipo de gente, mesmo a mais modesta, estima que a consideremos e que a tratemos afavelmente.

    Há poucas pessoas, não obstante, que toleram ser louvadas quando estão presentes, pois, normalmente, procede-se desastradamente, expondo-as e embaraçando-as.

    Mas os louvores que honram aquele que os faz, assim como aquele que os recebe, agradam muito quando são descobertos por meio de alguém que os relata, e quando não são suspeitos nem de interesse, nem de adulação e particularmente se são de boa origem.

    Pois, assim como o afeto é bem acolhido apenas quando vem de uma pessoa amável, também é necessário ter mérito, quando se deseja que se estimem os louvores que se faz.

    Antoine Gombaud

    Um abraço, Helda

  • Olá! Eu penso que quando a gente elogia alguém, deve ser sincero e não só para agradar, vc cria uma atmosfera positiva atraindo coisas boas para si também. Porém, quem recebe, deve ter gratidão em receber elogio e não querer aparecer ou pensar que é melhor que o próximo.

  • Sendo claro e objetivo:

    Benefício do elogio: motivação, e em excesso e/ou sem mérito, estagnação e comodismo.

  • O elogio pode te dar uma sensaçào de supremacia, uma sensaçào de ser Todo Poderoso, onipotente, o supre star, o rei do pedaço!!!Mas também um elogio pode te tirar do marasmo, do estado de coisas, de um dia daqueles, do baixo astral, do fundo do poço...Portanto, uma faca de dois gumes!?

    beijos

  • umentar o seu ego...

  • Se você faz um elogio para elevar a auto-estima de quem está sendo elogiado, e se esse elogio é sincero, ele não pode causar nenhum mal. Mas se você elogia alguém que não merece, e se ainda por cima este alguém tiver um certo "quê" de arrogância, você só estará contribuindo para esta pessoa continuar errando e achando que está "na crista da onda".

  • a auto estima da pessoa aumenta mas tbm o ego pode ficar inflado

  • O que torna o elogio bom ou ruim é a sinceridade e intensidade...

    Se o elogio for por algo merecido, é bom...

    Se for apenas para conquistar o elogiado... é ruim.

    Se for um elogio por algo que não é merecido e ainda é exagerado... se torna uma falsidade, e a longo prazo, as vezes ate curto isso acaba por vir a tona.

  • Se é bom ou não, depende se quem o faz sabe usar...

    Não tem nada a ver com merecimento, se a pessoa merece

    então ela já sabe. Não precisa dizer... E se não merece, não tem porque elogiar... Você elogia por educação, pra conquistar, é só saber fazer!

  • só malefícios meu caro.

Sign In or Register to comment.