A decadência da cultura musical norte americana deve se à cultura musical do ghetto?
Estará a subcultura destroçando a cultura que fez dos Estados Unidos uma grande nação?
Sim? Não? Porque?
Update:A cultura norte americana que veio com os pilgrims era puritana e rigorosamente ética , e apoloniana , enquanto que a cultura do ghetto e a que veio como os escravos é essencialmente dionisiaca.
A cultura africana de certa maneira invadiu a cultura norte americana e não é preciso a pessoa ser negra para ser dionisiaca como vemos na Britney Spears ou na Shakira. A cultura apoloniana tem suas raízes ocidentais na Grécia antiga assim com a dionisiaca, sendo que a primeira prima pela uso da racionalidade , pelas ciências exatas, pelo gosto das regras, ordem e disciplina, sendo Confúcio um exemplo , apesar de nãda ter a ver com a Grécia.
O lado dionísiaco libera os instintos, favorece o hedonismo e o sensualismo e erotismo extremos, que é mais como tribos africanas , mas também como orgias no mundo romano por exemplo , ou na atualidade onde a sensualidade é mais importante do que a voz do cantor ou cantora. O problema com o lado dionisiaco é que tende rejeitar regras e até a ética .
Update 3:Se a liberação da ganância é dionisiaca, as tiranias controladores dos costumes é o extremo apoloniano.
Será assim mesmo?
Update 5:Winter: Tenha dó .Que pergunta.Eu teria que ficar aqui a noite inteira citando músicas ...
Comments
Bem, colocando minha colher de pau em assunto que não domino, e apenas para animar a questão, pergunto, considerando a inestimável contribuição do negro americano ao jazz, se vc não considera ghetto comunidades negras como o Harlem ? Em segundo lugar, será que cultura musical norte-americana está mesmo em decadência? Em termos de música clássica, os compositores os norte-americanos sempre estiveram bem atrás dos europeus. nem por isso, porém, as grandes orquestras sinfônicas deixam de ser prestigiadas. Quanto à música à popular, mesmo não apreciando alguns gêneros de grande aceitação nos EUA, não se pode deixar de aplaudir a elevada qualidade técnica de seus intérpretes.
Abs
Não vejo relação. Se houvesse esta relação entre música e solidez da nação, o Brasil seria uma nação forte pois a música popular brasileira é forte em conteúdo e muito coerente.
Bem... mas agora pensando melhor, o Brasil está importando cada vez mais lixo musical norte-americano e por aqui quem está sendo ouvido é o Tiririca, o pagode da bunda e a porcariada em geral.
à mesmo. A tua tese faz sentido.
Acho que não, porque cultura musical não têm necessáriamente a ver com origem de onde ela foi elaborada, abaços,
Aderval.
Quando foi que os EUA fizeram boa música?
não, acho que isso não tem nada ver