Meu auxilio doença foi cessado alegando falta de qualidade de segurado, o q isto significa ?
Consegui o benificio com os Cids I 22.5 / I 10 / I 20.8 / I 50.9 / E 78 / I 47.1 / E 11 / F 33 / M 15 , estes foram os CIDs indicados por meus médicos Psiquiatra, pneumologista, cardiologista e reumatologista, atualmente mantenho com estes Cids e mais uma bela de fibriomalgia, após obter o beneficio de dois anos, o cessaram, entrei com recurso direto na administração e o mesmo me indeferiram por falta de qualidade de assegurado, nem entendi o pq, marquei nova pericia e o mesmo me indeferiu, não sei mais o q fazer, se alguém tiver alguma sugestão por favor me ajudem.......
Comments
Cara Helena,todo segurado ou não segurado da previdencia social tem o direito de solicitar auxilio doença,passar pela pericia e ser analisado,mas o que muitos esquecem que a previdencia mesmo sendo social ela nao passa de uma seguradora como qualquer outra.Como que funciona a qualidade de segurado:
Quando um cidadao ingressa ao regime celetista ou contribuinte individual e deixa de exercer a atividade por um certo periodo ele deixa de ser segurado da previdencia social,ou seja,perde a qualidade de segurado.
O segurado tem sua qualidade estendida por um ano,quando ingressa ao regime; tem sua qualidade prorrogada por 2 anos,quando tem mais de 120 contribuições;ou estendida em 3 anos quando é registrado no seguro desemprego,ou seja, se vc se encaixar nesse modelo vc teria direito ao beneficio.
Pode acontecer o seguinte tambem:
Trabalhou de Carteira assinada de : 02/02/2000 a 03/04/2001
Volta a contribuir ou trabalhar de carteira assinada em 05/06/2003 a 06/09/2005;
Carteira assinda de 05/2007 a 09/2008,depois da ultima demissao e apos a analise medica(perito),ele entende que sua DID(data do inicio da doença ),se iniciou em 10/10/2006,entende que em 10/10/2006 vc teria perdido a qualidade de segurado,pois ficou 1 ano sem contribuir!!!
Corre atrás do seu prejuizo e entra com ação com advogado trabalhista, veja se é caso de vc voltar a trabalhar ou não,mas te orinete-se correta/te,pois a essa altura,vc já deveria estar curado, e se não está, veja o q é q há de errado,contigo e mude seu tratamento, se seu caso é de doneça mental, trate-se e se for doença incuravel,aposente-se,mas saiba,que nõa se deicxa ninguém,mais de 2 anos no auxilio doença, vc terá de rever seu estado clinico, dica, tome chá de carqueja por 4 meses, comçeçe com 2 xicarars de chás morno por dia, e aumente para 3 depois de 10 diass, depois do quarto mes, reduza,para 2 xicaras por dia, e 12 dias depois reduza,para um xicara por dia,por mais 20 dias, depois tome a cada dois dias uma xicara de ch´[a de carqueja,que ajuda na tua enfermidade, pode até curar-te, a parte inflamatóriaa e não coma carne de porco,linguiça e salchicha e molho de tomate industrializado,que aumenta o acido urico no sanbgue e piora o reumatismo, estranhoa sua doença, posi já era pra vc ter curado, boa sorte.
Significa que vc não se enquadra mais como segurado do INSS pq perdeu o emprego ou pq a empresa onde trabalhava faliu ou não recolheu o seu INSS. Auxilio doença só é dado para pessoas ativas empregadas. Se for o caso, vc deve entrar com pedido de pensão por invalidez.
procura um advogado...qualidade de segurado é carência de contribuição...não ficou mais de um ano sem pagar e receber?
Se fosse vc, procuraria o JEF mais próximo de sua casa, alternativamente procuraria a Defensoria Pública de seu Estado e contava tudo isso...não perca tempo fazendo perguntas aqui, vá direto onde podem te auxiliar...
Boa sorte!!!
Que tal encarar um trampo? 99% das doenças desse tipo saram espontaneamente quando a gente usa os braços a as pernas como se deve, caminhadas, exercício e muito trabalho, quanto mais cansativo melhor, fáz bem ao corpo e à mente, prolonga a vida e a torma digna de ser vivida.
Estou nos 70 e uma penca de problemas de saúde(teóricos), várias fraturas mal consolidadas na coluna, calcanhar, pulso, braço, costelas... Tenho pedras na vesícula(diagnosticadas no ultrassom), bico de papagaio, pressão alta... mas nunca encostei no INSS e acordo todos os dias às 5:00, dirijo caminhão, carros e trator e não me doi nada. Mas se eu ficar parado dois dias começam a me doer todas as juntas e aí pareço um aleijão, se ficar 5 dias sem fazer nada preciso de uns 10 para entrar novamente em forma.
Todos os velhos que conheço são assim, os ativos parecem mocinhos, os inativos estão sempre gemendo e morrem cêdo. Meu pai, que trabalhou até na véspera do dia da morte, viveu 92 anos.
Acredite: Se mexer e trabalhar é o melhor remédio para todos os males, até os da mente e as dôres de cotovelo.