O bom humor, o riso, a gargalhada é motivo de admiração ou repulsa dentro da filosofia?

Beijos...beijinhos...beijocas!!!

E muito bom humor..risos e gargalhadas sempre que prossível!!

*-*

♥♥♥♥

Comments

• Admiração. Não existe filosofia, comtemplação e vida sem humor. O homem tem que ser bem humorado, tem que batalhar isso firmemente tem que aprender a rir de si, de suas contradições, sentimentos, paixões, medos e, o mais dificil, de suas dores. Claro, nem sempre conseguimos e é impossivel achar as dores mais agudas divertidas. Mas a condição humana tem sim um que de divertido, bem como é divertido ver bebes e filhotes brincando, flores coloridades, vento, chuva, sol e noite... Somos tão divertidos quanto tudo na natureza.

Agora.... Existe o negativo do humor, que é o escarneo, a chacota, o deboche... É o humor carregado de sadismo.... Esse a filosofia tb comporta, mas em excesso é capaz de sucumbir qualquer pensamento e tranforma-lo em pura maldade e prazer morbido.

Aliás ha quem diga que o humor para o homem comum é a percepção instintiva que o sofrimento que sua razão conhece momentaneamente, não está acontecendo com ele e que se acontecesse poderia acabar bem. Ou seja, uma profunda sensação de alivio. Talvez seja isso tb. Mas o humor é muito complexo e tem diversas faces nobre e outras crueis. Bjs.

P.s : a grende maioria dos grandes filosofos eram muito bem humorados. Muito mesmo. Acho que "pessimismo" por exemplo foi uma interpretação dequivocada e piadas filosoficas crueis.

• Vou aguardar as respostas dos "grandes Filósofos" deste site...rs...pois vc sabe o que penso a respeito...não sabe? rs... Acho que o bom humor é bem vindo em todas as categorias, em tudo na vida, as vezes temo ser um tanto inconveniente com meus amigos da categoria, mas sempre com o maior respeito e admiração com todos. E gosto até de usar uma frase assim: perco os amigos...mas nunca uma piada...rs bjos linda e bem humorada filosofa...rs

PS- Na frança não se ri de sem vergonhice (2) kkkkkk..porque não vão morar na França então, Carlinha?quelle bêtise...kkkkk

• Oi Carla !!

Depende do " filosofo "..kkkk

Na verdade, rir é bom, mas gargalhar é muito melhor.. é aquilo que lava a alma, que espanta tristeza, que suaviza o semblante e o melhor... estica as rugas..kkk

Infelizmente quem ja deixou de sorrir, por motivos diversos, decepções, magoas, falta de perdão ou de perdoar... qdo a pessoa deixa essas dores invadir seu intimo, perde a vontade de sorrir...

Pra esses que ja não sabem sorrir, a felicidade incomoda !

Ventanias de Felicidades !!

• Os amantes da filosofia que me perdoem, mas é a filosofia que é motivo de repulsa para os bem-humorados. Quem pensa muito, atola em pensamentos e não consegue fazer nada.

• Carla, considero isso como um "tempero" que serve para dar um gosto "diferenciado" à filosofia...... o gosto varia de pessoa para pessoa..... esse gosto vai ser apreciado por uns e outros não..... mas no meu caso, quem consegue despertar o interesse pelo conhecimento de forma "descontríada", merece minha admiração..... pena que sempre tem um azedo na área.......

• A história da filosofia é muito séria. Houve filósofos que acreditavam que a vida é imperfeita e que nela só poderia existir dor, sendo a salvação do homem o uso da razão. No entanto, um filósofo moderno chamado Friedrich Nietzsche considera o riso um remédio para a vida, pois não devemos levar nada tão a sério, a própria vida é incoerente e sempre nos mostra como nossas certezas são erradas. Portanto o riso é sentir prazer pelo absurdo. Segundo Nietzsche "o homem sofre tão profundamente que precisou inventar o riso".

Trechos da obra Assim Falava Zaratustra:

[...] Aquele que escala elevados montes ri-se de todas as tragédias apresentadas em palco e de todas as tragédias da vida.

Vós me dizeis: "A vida é um fardo pesado."Mas para que serve esse vosso orgulho pela manhã e essa vossa resignação à tarde?

A vida é um fardo pesado, mas não vos mostreis tão delicados. [...]

E eu, que estou de bem com a vida, creio que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as bolhas de sabão e tudo o que entre os homens lhes assemelhe.[...]

Eu só poderia acreditar em um Deus que soubesse dançar.

E quando vi meu demônio, pareceu-me sério, grave, profundo, solene.

Não é com ira, mas com riso que se mata. Coragem! Vamos matar o espirito da gravidade!

Eu aprendi a andar. Desde então, passei por mim mesmo a correr. Eu aprendi a voar. Desde então, não quero que me empurrem para mudar de lugar.

Agora sou leve, agora vôo, agora vejo por baixo de mim mesmo, agora um Deus dança em mim.

• Olá Carla

temos horas pra rir

outras pra chorar

melhor é não ter relógio rsrs.

• Sendo na filosofia ou não , o riso , o humor em excesso pode ser visto como deboche e repulsa .

Mas num todo , é muito mais fácil viver sorrindo e de bom humor .

• Dentro de minha filosofia bom humor, o riso, a gargalhada a sátira o rir de meus defeitos e azares faz parte de minha filosofia de vida.

Acho tão revoltante essas religiões que todo é pecado que tem um deus sádico controlando para não ser feliz para não dar risadas frente a os infortúnios(ter que pagar promessa, ralar joelhos para ter melhor sorte na próxima é ridículo)

Sign In or Register to comment.