Mal uso de pensão alimentícia?

Meu marido paga uma pensão alimentícia para o filho dele de 03 anos de mais de R$ 600,00.

Quando é o final de semana de pegarmos a criança, ele vem somente com a roupa do corpo, bem se dizer maltrapilho, roupas encardidas ou com mancha de cândida, cabelo grande e sem corte.

Para se ter uma idéia, este final de semana ele estava com um par de meia imundo, parecia que estava usando há mais de uma semana de tão suja e melada, estava um nojo, quando tiramos para dar banho nele que fomos perceber que além disso, era pé de um e pé do outro, é mole?

Ele chega em casa, colocamos as roupas que compramos nele e quando vai embora, colocamos a roupa que veio, porque se mandamos as nossas não são devolvidas.

Ou seja, para onde vai esse dinheiro? Escola particular não é porque ele estuda em escola pública.

Quando meu marido começou a pagar esse valor ele estava registrado e recebia um bom salário e hoje a situação não é mais a mesma.

Como fazemos para pedir uma revisional? fotos e as próprias roupas servem como prova, já que o valor aparenta não ser usado com a própria criança (a mãe anda impecável).

Podemos solicitar prestação de contas da pensão?

Fico no aguardo de uma resposta

Update:

Só gostaria que soubessem que a preocupação não é o que está sendo pago e sim o que aparenta não estar sendo repassado para a criança.

Se pelo ao menos tivéssemos vendo alguma coisa sendo usada com a criança, seria motivo de ficarmos quieto, afinal filho é filho e tenho esta visão.

Por enquanto minha resposta é para ... ESSE DITADO É PARA BRIGA DE MARIDO E MULHER e não se estende a EX, tenho e trato o garoto como se fosse meu filho, tanto é que ele tem tudo o que é necessário dentro da minha casa e é recebido com carinho e amor.

Quanto ao luxo não cabe a mim esta resposta, Graças a Deus sempre trabalhei e não dependo de $$ de marido ou pensão para o meu sustento e gastos

Comments

  • sim com certeza, agora junte todas as provas que puder bata fotos da criança, consiga algumas testemunhas pra ver como vocês recebem a criança ( as testemunhas não podem ser da familia ), quanto a revisão da pensão vocês podem pedir revisão sim se a renda e as despesas de seu marido tiveram alterações, falem também pro advogado colocar no processo para que o valor da pensão seja dada em roupas, alimentação, plano de saúde, mensalidade escolar, em materiais e não em espécie. fico indignado com essas mãe que querem fazer pensão alimentícia de aposentadoria, o dinheiro é pra sustento da criança e não delas. corra atrás que você consegue. uma abraço e que deus te abençoe.

  • Bom dia.

    Eu acho que não se pode como deve entrar com pedido de prestação de contas dela.

    Podem juntar as fotos e todas as outras provas que forem suficientes.

    O dinheiro deve ser usado com a criança e se ela não esta o fazendo deverá prestar contas de onde está colocando o valor.

  • Acho que seu marido deve conversar com a mãe. Se ela tem guarda exclusiva ou é guarda compartilhada, deve exigir melhores tratos para a criança, especialmente na higiene, ou, vai pleitear na justiça, a guarda exclusiva. Ele pode entrar com revisional de pensão, alegando está desempregado e tals, certamente conseguirá alguma redução. 600 reais não paga escola particular, o máximo que paga é alimentos e roupas, e talvez dê para ajudar no condomínio ou nas contas de água e luz, rs rs rs. Para não sofrer por pagar pensão, considere que o valor de 600 reais representam o salário de uma babá. Façam de conta que seu marido paga uma babá para cuidar do filho. Pensando assim, vai acabar achando o valor justo, pois, uma babá ganha mais, rs rs rs. Ele banca a babá e a mãe banca o resto das despesas.

  • Olá.

    Podemos dividir sua questão.

    1) A jurisprudência entende que o pai e muito menos o cônjuge do pai separado não é pessoa legitimado para solicitar contas, esta é a regra.

    Muito se discute hoje na possibilidade do advogado contornar este problema entrando com a ação em nome do menor, já que se ele tem a guarda compartilhada ele também é responsável pela criança. Assim a ação seria do menor solicitando prestação de contas a mãe.

    Confesso que não tenho informação se isto da certo, mas é uma possibilidade, já que a regra é que não se consegue pedir a prestação de contas.

    2) Ele pode entrar com uma ação pedindo a guarda da criança fundado em maus tratos ou fato que coloque a criança em risco físico ou psicológico. O processo é demorado, difícil, lento e costuma ser consideravelmente oneroso as partes.

    3) A revisora pode ser solicitada a qualquer momento por ambas as partes, quem alega deve provar que a condição x necessidade esta em desequilíbrio.

    4) Dependendo do caso pode estar havendo alienação parental, se for o caso, pode a ação cominar com responsabilidade por quem esta com a guarda, podendo mesmo perder a guarda da criança em ultimo caso.

    A grosso modo, espero ter colaborado.

  • Briga de ex mulher nao se mete a colher...

    Vc só esta brava pq seu marido esta gastando com a ex e tirando luxos de vc...

  • Claro que sim. O pai tem todos os direitos legais de saber como está sendo utilizado o dinheiro que ele dá para o filho.

  • Sim, o pai da criança pode usar fotos como provas pois se for mesmo como você diz é questionável o valor da pensão, procurem um advogado para maiores esclarecimentos.

Sign In or Register to comment.