Quem é fera em português e interpretação responda as perguntas Por Favor:?
1) A fala “Ei Mafalda! Adivinha onde vamos te levar?” seria mais de acordo com a norma culta se fosse refeita como na opção:
a) Ei, Mafalda! Adivinhe onde levar-te-emos?
b) Ei, Mafalda! Adivinhes aonde te vamos levares?
c) Ei, Mafalda! Adivinhe aonde a levaremos?
d) Ei, Mafalda! Advinhe (sem o “i”) onde a levaremos?
2) Anuncio:
A conversa chegou na cozinha
(uma revista com foto de uma cozinha)
Bonitas, práticas e gostosas: cozinhas ótimas de entrar e ficar
Agencia gui....
A respeito da frase-chamada do anuncio “A conversa chegou na cozinha”, só não é adequado afirmar:
a) Que, em virtude de o segmento-alvo do produto ser majoritariamente feminino e de classes médias e altas, deveria ser substituído por A conversa não chegou a cozinha.
b) Que ela denota, subliminarmente, o conceito machista e patriarcal de que lugar de mulher é na cozinha.
c) Que reaproveita criativamente o clichê sexista que inclui a mulher da discussão e do poder de decisão, tal como ocorre em A conversa ainda não chegou na cozinha!
d) Que há um desvio em relação à norma culta do idioma, e poderia ser substituída por A conversa chegou à cozinha.
3) O fragmento seguinte foi extraído do poema “sida”, do poeta português Al Berto. Seu título é a sigla da doença Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Leia e assinale a informação correta:
aqueles que têm nome e nos telefonam
Um dia emagrecem – partem
Deixam-nos dobrados ao abandono
No inferior duma dor inútil muda
E voraz”
a) Os versos usam de humor fara falar de um tema delicado
b) O trecho trata da importância moralista da podridão humana
c) O texto faz uma crítica moralista da podridão humana
d) O poema explora basicamente a decepção amorosa
4) Conforme noticiado pelo jotnal O estado de Sp, em conversa de Lula com os diretores da Petrobrás num evento comemorativo “do início da exploração do petróleo abaixo da camada de Sal, na área de Tupi” o presidente se expressou nos seguintes termos:
“Gente, estou aqui falando da nova era que tem início hoje, falando de uma tracedência incomensurável.(...) Vocês estão acreditando que estou dizendo isso? Nem eu estou crendo em mim mesmo. Agora há pouco falei concomitamente, daqui a pouco vou falar enpassant e ainda nem usei o sine que non. Para quem tomou posse falando menos laranjas tá bom demais.”
Sobre os comentários de Lula, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Numa primeira leitura, tem-se a impressão de que o anafórico ISSO tem como referência a grande importância do momento histórico que motivou o evento.
b) Numa leitura mais atenta, percebe-se que ISSO tem como referência a expressão “transcendência incomensurável”, configurando uso metalinguagem.
c) O próprio presidente faz humor sobre o grau de sofisticação que alcançou em matéria de linguagem.
d) Lula faz uma mistura inaceitável de variantes linguísticas, ao juntar a expressão “menos laranjas” com “ transcendência incomensurável”.
Se puder dá uma explicação será bem vindo.. vlw
Comments
aaaf. Fassa você, se for dever de casa ou pesquisa, use sua cabeça e estude que será melhor para você .
"passa a cola aê"