Esta é uma tradição que dura no nosso país desde o descobrimento e vem dos nossos ancestrais europeus. Por ser uma tradição tão antiga, e natural que haja resistência à sua eliminação. E aposto que muitas pessoas sem religião, eu inclusive, não abriria mão deste feriado. Mas acho que existem abusos, como os dias de santa Fulana e santa Sicrana. Aqui no meu estado existe o feriado da Conceição e o feriado de outra santa (que na verdade é a mesma com outro nome!), que é padroeira da cidade.
Comments
Esta é uma tradição que dura no nosso país desde o descobrimento e vem dos nossos ancestrais europeus. Por ser uma tradição tão antiga, e natural que haja resistência à sua eliminação. E aposto que muitas pessoas sem religião, eu inclusive, não abriria mão deste feriado. Mas acho que existem abusos, como os dias de santa Fulana e santa Sicrana. Aqui no meu estado existe o feriado da Conceição e o feriado de outra santa (que na verdade é a mesma com outro nome!), que é padroeira da cidade.
O laicismo é uma doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa.
Os valores primaciais do laicismo são a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos em matéria religiosa, e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado.
Esta corrente surge a partir dos abusos que foram cometidos pela intromissão de correntes religiosas na polÃtica das nações e nas Universidades pós-medievais. A afirmação de Max Weber de que "Deus é um tipo ideal criado pelo próprio homem", demonstra a ânsia por deixar de lado a forte influência religiosa percebida na Idade Média, em busca do fortalecimento de um Estado laico. O laicismo teve seu auge no fim do século XIX e no inÃcio do século XX.
A palavra laico é um adjetivo que significa uma atitude crÃtica e separadora da interferência da religião organizada na vida pública das sociedades contemporâneas.
Politicamente podemos dividir os paÃses em duas categorias, os laicos e não laicos, em que nos paÃses politicamente laicos a religião não interfere diretamente na polÃtica, como é o caso dos paÃses ocidentais em geral. PaÃses não laicos são teocráticos, e a religião tem papel ativo na polÃtica e até mesmo constituição, como é o caso do Irã e do Vaticano, entre outros.
Aqui no Brasil, com o advento da primeira Constituição da República, o Brasil passou a ser um Estado laico e a consagrar ampla liberdade de crença e cultos religiosos, mas existe o Estatuto JurÃdico da Igreja Católica, um acordo em que o Estado brasileiro mantém uma relação de aliança com o catolicismo. Como a Constituição proÃbe a associação do poder público com representantes religiosos, o acordo seria também inconstitucional, mas...
Por isto o Brasil continua mantendo os feriados católicos.
O Brasil é laico sim. Então a resposta é sim, tem feriado.