Deus é uma existência ou um ser?

Lacan estuda um ponto que falta na filosofia moderna: Deus é um existir e não um ser.

Os filósofos árabes concebem o ser criado como uma essência que não contém em si a razão de sua própria existência.

A existência se distingue da essência.

Para Deus, existência e essência faz sempre um.

Na leitura de Lacan, a existência reduz a importância da essência: “Sou o que

sou”. O ser é uma essência a qual só sua causa confere a existência.O tetragrama

impronunciável Yahve significa a existência necessária.

O nome de Deus é mais um EU SOU, que um ser ou uma essência?

Em louvor do Cristo , no pobrezinho de Assis.

Comments

  • Deus é Deus indiferente aos atributos sistematicos que lhe auferem. Conceber Deus em sua existencia não é uma questão complicada como sugere Lacan, Conceber Deus é simples como ele mesmo quer, na fé.

    A fé é o maior prova de Deus, estranha para os sabios, pura para os bons de coração e a salvação para os pobres! Sim creio na existencia de Deus, Por quê? Pela fé...

    Abraços Do coxa

  • É até mais que o EU SOU, todas as definições são pobres para defini-lo, transcende a tudo que se pode conceber e é o fundamento de todas as existências, essências, seres e potências. Não é sem motivos que os seres que vislumbram a face de Deus se apresentem tão transfigurados para o restante dos seus irmãos menos afortunados, por falar nisto, São Francisco de Assis não tem nada de pobrezinho, bendito já é o homem que tem um bilionésimo de sua fortuna.

  • definir ainda é puro atropelo .

  • Deus não é nem uma existência nem UM SER: Ele é O SER. Abraços, Frei!

  • Bom dia meu irmão.

    Para mim Deus não é um ser. Deus é o princípio fundamental de tudo, energia pura da qual provém todas as demais energias e, por conseguinte, por força da condensação dessa energia, a matéria, a matéria sutil e os espíritos, etéreos.

    Na minha opinião, impossível conseber alguém totalmente espiritual e energético como sendo um ser.

    Muita paz e luz

    Leo

  • TAUTOLOGIA!

    O Sr. Lacan, que "deus" o tenha, era um paranoico de marca maior, nao?

    Vc nao percebe que vc DEFINE deus de determinada maneira que sua "existencia" fique garantida, e nao o inverso?

  • Deus É !!!

  • Em louvor do Cristo , no pobrezinho de Assis ????

  • Acho que Deus só pode ser visto como uma essência, já que a crença Nele se baseia na fé.

  • se e uma existencia som pode ser um ser....dannnnnn!!

Sign In or Register to comment.