Pergunta para os espíritas: sobre os orixás e o Espírito Santo..............?

Prezados espíritas, vocês acreditam que os chamados orixás que se manifestam nos centros de Candomblé (como Xangô, Ogum, Iansã, etc) são, na verdade, pessoas comuns, que faleceram e se apresentam com esses nomes ?

E o Espírito Santo, que se manifesta nos cultos evangélicos, também se enquadra nesse caso ?

Sendo assim, por que esses espíritos não se identificam pelo nome que tinham em sua última encarnação ?

Agradeço as respostas elucidativas.

.

Update:

João:

Sou um eterno curioso sobre o ser humano, a mente, a cultura, a forma como as diversas pessoas organizam sua compreensão de mundo. O terreno religioso é um ótimo campo para se entender melhor como o homem constrói suas explicações sobre si mesmo. É isso que me motiva a fazer perguntas aqui.

Mesmo sendo ateu, reitero que sua explicação para parte da pergunta foi bastante coerente.

Esses espíritos ligados à “atmosfera”, eu imagino (apenas uma conjectura), devem ter esta ligação há muitíssimo tempo. Então, estão como que paralisados em evolução e, mesmo após tanto tempo, ainda necessitam de “títulos famosos” ? Seria isso ? Seriam “espíritos não espíritas”, ou seja, adeptos de outras crenças e se comportariam segundo certos rituais ?

Update 3:

João:

“Na Igreja, o dirigente o expulsou mandando-o voltar para o inferno.”

Eita dirigentezinho “compreensivo e tolerante”.... kkkkkkk Que mania é essa de mandar tudo pro inferno ? Parece música do Roberto Carlos.

"Meu caneco vivo" ? rsrsrs

Update 5:

.

Nivaldo Nicoliche: resposta bem interessante, ao meu ver. Felicidades pra você, meu caro.

Só não compreendi bem sua expressão "Seres Naturais não viventes na Terra". Esses seres seriam também espíritos ?

Update 7:

.

Miguel Angelo:

Eu sei. Foi por isso que dividi minha indagação em duas perguntas. Cada religião possui suas próprias explicações para as coisas, mas também devem ter (eu creio) explicações para os fenômenos que ocorrem nas outras religiões. Acho bem enriquecedor quando, por exemplo, o membro da Religião A tenta entender como um membro da Religião B compreende a sua. Com exceção, é claro, daqueles religiosos ridículos que consideram como “coisa do diabo” tudo o que não pertence à crença deles.

Obrigado por ter respondido.

Update 9:

Jane Stp: agradeço sua resposta em forma de depoimento.

Foi ótimo você permanecer honesta consigo própria e não querer se batizar sem ter sentido o que você esperava.

Update 11:

“De propósito ou desconhecimento?”

Eu conhecia algumas idéias espíritas sobre o assunto, mas também queria verificar as opiniões dos espíritas do Yahoo pra ver se coincidiam com o que eu conhecia. Sou a favor de que se conheça a opinião do outro sobre o que pensamos. Se cada um se refugiar apenas entre aqueles que comungam de suas idéias, se alienará de transformações proveitosas decorrentes do contato com idéias diferentes.

Update 13:

.

Ruyzão (que não tem receio de se auto-avaliar frequentemente):

Que bom esclarecimento sobre a expressão “Espírito Santo”. É sempre uma informação a mais que será útil pra muitas pessoas, inclusive espíritas (mesmo como conseqüência de uma pergunta de um ateu RSRSRSRS)

Acho que você compreende que QUALQUER SER HUMANO não está vacinado, nem contra ações tolas, nem contra ações nobres. Você também entende muito bem que “esforçar-se para atingir um ideal” é totalmente diferente de “já tê-lo atingido”.

(peraí que tem mais)

Update 15:

Ruy (juro que vou encerrar):

Sim, você respondeu dando destaque a certo aspecto. Mas o esclarecimento sobre o “Espírito Santo” foi bastante útil.

Óculos, boné e cachecol.

Inté mais, meu caro.

Update 17:

Amigo Oculto:

"Volto aqui logo mais"

To esperando....

Continuo esperando...

Ainda esperando...

Chegou !!! Obrigado pela resposta esclarecedora. Nada a comentar sobre ela.

Você não se tornou umbandista nem candomblecista só por conhecer as doutrinas da Umbanda e do Candomblé. Mas aposto que esses novos conhecimentos auxiliam você a depurar tua visão de mundo. É como um professor de História que estuda os mitos gregos que os auxiliará a compreender melhor a mentalidade das pessoas da época.

E ainda tem gente que não entende (ou finge não entender) a participação dos ateus nesta categoria.

Um abraço.

Update 19:

.

-------------------------------

AGRADEÇO aos espíritas que tiveram a boa vontade de responder minha indagação.

Quando faço perguntas aos espiritualistas, pelo menos sei que ninguém vai me mandar pro lago de enxofre. (rsrs)

Agradeço especialmente aos umbandistas e candomblecistas que frequentam o Yahoo, pela forma amigável e generosa pela qual sempre me trataram (com raríssimas exceções).

Às vezes, as pessoas que parecem mais simples é quem nos transmitem verdadeiras lições de humildade e decência, desbancando os eruditos que vivem contemplando o próprio umbigo.

Pra ser coerente com o objetivo de minha pergunta, a melhor resposta vai para um espírita.

Comments

  • Caro Moreno.

    Pergunta estranha vindo de você.Me pergunto o que te move fazê-la?

    Mas vejamos:

    É certo que um Espírito ainda ligado à "atmosfera" e que por aqui se manifesta, um dia já teve emprestado sua vestimenta física dos elementos da natureza e terá desenvolvido uma ou várias personalidade.

    Ao se manifestar como uma Entidade de um título famoso, apenas satisfaz a necessidade humana de rótulos.

    Os Espíritos espíritas se manifestam com seus nomes próprios, assim temos Bezerra de Menezes, André Luiz, Humberto de Campos etc.

    O Espírito santo é um nome genérico de um Espírito elevadíssimo que se manifesta no culto católico ou protestante.

    ............

    Certa vez atendi a uma entidade que ao saudar-lhe como irmão, iniciou a chorar copiosamente.

    Perguntado sobre o motivo de tanto chorar, respondeu que não sabia o que estava ocorrendo, uma vez que ninguém em sua casa lhe ouvia, até sua filha estava ou ficava perturbada quando se aproximava dela.

    Na Igreja, o dirigente o expulsou mandando-o voltar para o inferno.

    E alí, naquele momento sentia-se um ser humano, recebido de modo fraterno.

    .............

    Bem, relatei isto para demonstrar que se alguém, médium consciente ou não, vê o Espírito envolto em uma grande luz, é um anjo ou o próprio Espírito Santo, mas se for alguém apagado, sem luz alguma, na aparência de João Ninguém, é imediatamente mandado para os quintos.

    Segundo a idéia dominante, nos religiosos tradicionais, quem morre fica preso num sono "eterno".

    Na Doutrina Espírita, os Espíritos romperam este silêncio e se manifestaram de tal modo que fundaram as Bases do Espiritismo.

    Mas independente de nossa vontade ou consciência, eles se manfiestam desde os primórdios dos tempos.

    Modernamente, os bares estão cheios de fenômemos mediúnicos.De um modo geral, quando as pessoas bebem num regime de desequilíbrio estão inclusive satisfazendo a vontade de outro Espírito que lhe associa.

    Os Espíritos costumam chamar o beberrões que lhe são associados no vício, de: "Meu caneco vivo"

    ++++++++++++++

    Caro Moreno.

    É quase impossível para nós comparar nosso tempo no plano físico com o espiritual.

    Você sabe que o tempo é uma convenção em função das condições de cada sistema solar.

    Há Espíritos que se manifestam como se ainda vivessem na idade mais remota.

    Podem continuar estacionados...

    ..................

    "Espíritos espíritas" foi uma definição do Espírito Emmanuel,mentor do Chico Xavier.

    Nos Planos Espirituais, próximos do nosso planeta, continua existindo as divisões grupais.

    Se anime, pois há a comunidade de ateus e céticos.

    Sério! rsrs

    ......................

    A rigor não há uma definição para Espírito Santo.

    Isto foi um arranjo doutrinário para a questão da TRINDADE dos Doutores da Igreja.

    Entender a IDÉIA de um deus já é difícil, imagine compreender três de uma vez só, que se divide em figuras tão distintas, mas que compõe uma só.

    Há na mitologia o cérbero, cão com três cabeças. Até aí tudo bem,mas a trindade é complicada.

    Vai entender a lógica!

    Imagino como é difícil para o cético compreender os fatos espíritas, sobretudo como coloco, tão explícito.Há todavia uma diferença escabrosa.

    O Espiritismo está assentado em fatos.

    Se não querem estudá-los enviando-os para o campo da Metafísica, paciência!.

    Estes fatos espíritas, não obedecem a convenção e o rigor de nossa metodologia científica, são como os fatos naturais, não nos perguntam se podem se manifestarem.

  • Volto aqui logo mais, não feche a pergunta.

    Abraço.

    Voltei.

    É assunto vasto, para muitas e boas discussões. Parabéns pela pergunta !.

    Entendo que os orixás tenham sim reencarnado. Muitos dizem que não, mas é só dar uma olhada nas suas lendas. Oxóssi era caçador, irmão de Ogum e Exú. Desobedeceu sua mãe Yemanjá e adentrou à mata. Foi enganado por Ossain que tem o conhecimento das ervas medicinais e ficou sem memória, Ogum sabendo de seu desaparecimento foi resgatá-lo.

    Esses espíritos são, no meu entender, entidades ligadas diretamente à natureza, ligadas ao começo, são espíritos com conhecimentos que nós já possuimos e esquecemos com a evolução.

    repare que os orixás não se manifestam no candomblé, e na Umbanda quem chega são seus falangeiros. Eles não falam conosco, guardam sua maneira de ser. Pensando bem, nós sincretizamos os orixás, mas eles não nos sincretizaram.

    Você já ouviu falar de elementais ou elementares, são seres

    que principiam a vida humana, a razão, eles Têem enorme força por esse ligação íntima com a natureza, o mesmo acontece com os orixás, são espíritos imantados de natureza.

    Espírito santo, é uma invenção ridícula.

    Ah, mas tem um espírito iluminado que se apresenta. Conversa, nenhum espírito evoluido vai se autodenominar santo, é um embuste.

    Onde na bíblia se lê espírito santo, leia somente espírito e encontra o significado normal. Os babacas acharam que espírito puro ficaria mal e por vontade própria anexaram o "Santo" que dá outro sentido, absurdo sentido a essa "entidade".

    Abraço.

  • Moreno, Deus e os Espíritos superiores não se comunicam diretamente conosco, mas enviam os seus mensageiros, mais próximos da nossa vibração.

  • Oi! Prezado Amigo Moreno.

    Creio que serei polemico aos olhos dos demais, mas vou descordar e que me perdoem!

    Até o século XIV, toda Obra Clássica era escrita manualmente pelos Monges, portanto passíveis de diferentes interpretações. Cito, como exemplo, quando Nicodemos pergunta a Cristo como pode um homem nascer já estando velho. A resposta é, segundo a tradução de Osterwald:

    “Se um homem não renascer da água e DO ESPÍRITO, não pode entrar no reino de Deus”.

    Já na tradução de Sacy, a expressão: DO ESPÍRITO, é substituída por: DO SANTO - ESPÍRITO.

    Na tradução de Lamennais, a expressão : DO ESPÍRITO, é substituída por: DO ESPÍRITO-SANTO.

    São 3 interpretações diferentes e que muda completamente o que Jesus quis dizer. Para a igreja, ESPÍRITO possui um significado e ESPÍRITO-SANTO possui outro significado. Como explicar este fato ?

    Podemos hoje acrescentar que as modernas traduções já restituíram o texto primitivo, pois que só imprimem "Espírito" e não Espírito-Santo. Examinando a tradução brasileira, a inglesa, a em esperanto, a de Ferreira de Almeida, e em todas elas encontramos somente o termo "Espírito".

    Além dessas modernas traduções, encontramos a confirmação numa latina de Theodoro de Beza, de 1642, que diz: "genitus ex aqua et Spiritu" - "et quod genitum est ex Spiritu, spiritus est". É fora de dúvida que a palavra "Santo" foi interpolada, ou seja, ela foi inserida deliberadamente, pois NÃO constava do original. então estes Espíritos quais baixam nas Igrejas são Espíritos, isto se baixar, pois não acredito num Espírito que se diz Santo, e fala tudo embolado, enquanto um preto velho dá aula a ele de português, para mim é teatrinho, pergunte a quem recebe o dito cujo o que sente? Não saberá responder.

    Quanto aos Orixás do Candomblé, creio que ouve uma interpretação errada, pois dentro do plano Espiritual existe uma escala, o que pode ter havido é que um Orixá baixou pela primeira vez e assim anunciou: "é a primeira vez que venho". Pronto! Foi o bastante para pensarem que eles nunca estiveram na terra, pois para se formar um Espírito ele passa pelos Reinos Mineral, Vegetal, Animal, Hominal e Espiritual, quando atingir a perfeição. Não se admire do Reino Mineral, pois não é da pedra e sim o que se realiza na pedra, como o limo, lodo, plânctons e etc... Creio ter respondido. Quanto a dúvida de um usuário: Orixá Ogum suas divisões: Ogum Rompe Mato, Megê, Iara e etc.. e têm seus falangeiros com o mesmo nome na base de milhões representantes.

    Ponha os óculos! Rsrs.

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

  • Com certeza. Todos os Espíritos por mais puro ou impuro que sejam, já foram um dia Espíritos encarnados, e ainda teram novas existencias terrestre, salvo, os Espíritos que já alcançaram a perfeição.

    >Sky<

  • Toda manifestação mediúnica é composta de dois elementos, um encarnado e outro desencarnado.

    Espírito não falece, é imortal, o que morre é o corpo físico.

    O espírito santo também, como o nome já diz é espírito,possivelmente superior, logo imortal.

    O espírito goza de livre arbítrio e pode se apresentar como bem o desejar, ou até se omitir, ou se identificando.

    Não sei qual o objetivo de você perguntar aos espíritas sobre orixás, pois você sabe muito bem que espíritas são aqueles que seguem a Doutrina do Espíritas e Orixás não pertencem a comunidade espírita, que os respeitam e sentem muito carinho por eles.

    Será que algum dia o povo vai entender que mediunidade não é propriedade do espiritismo?

  • na realidade não sei quase nada de candomble, eu só sei que em sessões espíritas sérias há espiritos sérios, comunicações edificantes e proveitosas, ou elucidativas e confortadoras, mas há alguns centros em que os frequentadores não são nada sérios e que o intuito é só para adivinhações ou trabalhos, nestes não vão espíritos sérios, só brincalhões, zombeteiros que mexem com a fé daquele que vai, mentindo e assustando, e podem dizer o nome que quizerem, quanto mais importante o falecido mais eles gostam, qunto ao Espírito Santo fui evangêlica onze anos e sempre esperando Ele se manifestar em mim, não me batizei pois não queria mentir, no final soube de pessoas que se batizaram sem nunca o ter sentido, virei kardecista e realmente agora sinto Deus em minha vida, há espíritos bons que obedecendo a Deus Pai Todo Poderoso estão aqui só para nos ajudar.

  • Vamos por partes!!!

    Não se pode comparar camdomblé com religiões evangélicas.

    Porque? Cada uma tem seu Deus supremo, Enquanto na África Ifá rege o mundo no cristianismo quem rege é jeová, não existe abertura pra dois senhores.

    Na África não se pode comparar orixás com pessoas comuns que viveram na terra, vc se refere a " egúns " que são pessoas desencarnadas e que incorporam em pessoas aqui fazendo consultas e outros trabalhos. Esses não se enquadram a orxás, são pomba-gira, malandros, boiadeirosos... Orixás são ditos cespíritositos iluminados e altamente evoluidos e fortes, não sendo classificados da forma que vc achou, tendo apenas seu próprio nome, como xangô, Ogum, yemanjá e etc...

    No caso do Espirito santo, não acontece como no camdomblé, esse espirito é para nós cristãos uma particula de Deus dentro do homem, honra que Deus nos concede, para nos auxíliar numa vida correta, com paz, com frutos...Diferente dos espiritos que incóporam o espirito santo não deixa a pessoa inconsciente, nem faz coisas sem que a ela queria fazer, ou seja, ele cumpre o livre arbítrio de Deus, apoioando eno que for necessário desde que o próprio homem o permita faze-lo!!!

    É isso, abçs e lembre-se: Jesus é o Senhor, unico e sempre será!!!

  • Não me considero mais espírita, mas acho que não teria como Ogum estar em tantos terreiros simultaneamente, e não só no Brasil, mas na Nigéria, Haiti, etc.

  • Acho que sim.

    Porque eles talvez estejam se identificando com um nome de outra encarnaçao, que foi mais significativa para eles.

Sign In or Register to comment.