Por que o Prouni é um programa falho e o MEC omiti certos fatos?

Eu queria entender, onde que dizem que o Prouni é um programa vantajoso. O programa só beneficia quem tem um ganho de até 3 salários mínimos, quer dizer que se um sujeito ganha 2 mil reais já não tem direito. O mais incrível, é que quem ganha 2 mil reais não pode pagar um curso, como de medicina, como de engenharia em uma faculdade boa, só em faculdades ruins (na verdade nem em faculdades ruins a pessoa consegue pagar esses cursos). Isso é injusto pra quem passa um pouco do estipulado de renda do Prouni. Outra coisa, é que a maioria das bolsas em cursos concorridos, são oferecidos por faculdades particulares, regulares ou ruins, é difícil oferecer em uma universidade de nome como a PUC, vaga pra um determinado curso, que seja concorrido, às vezes nem tem. De qualquer forma, a PUC e outras do porte, não aceitam também transferência de outra instituição, com quem usa o Prouni, só aceitando o ingresso do aluno pelo programa se for diretamente pra PUC, e não vindo de outra instituição, não me pergunte o porquê disso. Eu pergunto, onde que o Prouni é vantajoso? Até agora só vi desvantagem, o Fies, apesar de ser pago, é mil vezes melhor, pelo menos tu entra onde quiser estudar, sem precisar depender de vaga aberta na instituição pelo ingresso do Prouni. Na televisão é uma maravilha falando do Prouni, agora na prática deixa a desejar....

Update:

Outra coisa Bola, que também não procede. É sobre Bolsas em faculdades de renome, como a PUC. Você disse que pra passar em uma dessas tem que estudar muito. Acontece que para qualquer curso que você venha fazer no Prouni, dependendo da concorrência precisa estudar muito. Só que no caso que eu tinha dito, não é a questão de ter que estudar muito pra passar, e sim de não ter vaga. Quando você vai escolher o curso na hora de se inscrever no Prouni, aparece todas as faculdades que o tem, o engraçado que as faculdade de nome, como PUC, IBMEC não tem o curso que tu deseja, é raro ter, normalmente são cursos de pouca concorrência que oferecem nessas instituições.

Update 3:

Marcia no seu caso você podia ter recorrido e metido na justiça. Pois, isso é ilegal, quando fez o Fies, essa lei não estava em vigor, logo tem haver com o período de vigência da lei, acho que o nome disso é retroatividade da lei. Mas, nunca que poderiam ter feito isso, uma vez que na época que fez o Fies, isso não era exigido, só é válido o novo critério, para quem faz o programa a partir da proclamação da lei. Ainda pode por na justiça se quiser, pelo menos para se livrar de uma dívida ilegal, procure só um advogado pra ver se isso que disse não é verdade.

Comments

  • isso tudo q o colega falou é verdade e vou te dar um exemplo q aconteceu comigo:

    Fiz 2 anos de medicina em uma faculdade particular pelo fies,só q na época havia uma liminar q impedia a CEF exigir fiador,depois de 2 anos essa liminar foi derrubada e tive q procurar um fiador com renda de 6 mil,sou pobre,não tenho ninguém q ganhe isso.resultado,perdi a bolsa e os 2 anos de medicina,tenho uma dívida enorme na CEF.

    Fiz o enem consegui prouni e sisu,cancelei prouni e fiquei na federal.Curso odonto na uff (terceiro período).Por isso te falo,prouni foi a melhor coisa q o governo fez ,já fies é uma enganação total,pois a CEF deixa bem claro q aquilo é um EMPRÉSTIMO !

  • Olha Cara eu discordo de você. Considero o Prouni um programa muito bom e que veio pra beneficiar muitos estudantes sem condições de arcar com uma faculdade. Desde a implantação do Programa do Prouni muitos estudantes conseguiram realizar o sonho de cursar uma faculdade, seja ela tendo sido feita numa instituição renomada ou não.

    Acho que você está um pouco equivocado quando ao calculo da renda, ela não é feita em cima do salário de uma pessoa só e sim do grupo familiar. Você pode ganhar seus R$2.000 mil reais por mês e conseguir uma bolsa, desde que somando-se o seu salario + o salário dos integrantes da casa e dividindo pelo numero de pessoas não ultrapasse a 3 salários mínimos por pessoa.

    Me formei numa ótima faculdade pelo Prouni, conheço muitas pessoas que também se formaram com bolsa Prouni, inclusive que fazem curso bons na PUC e Makenzie através da bolsa (lógico que não é fácil entrar... tem que estudar).

    Quanto à transferência, não é só a PUC que não aceita... é quase impossivel conseguir uma transferencia de curso ou faculdade através de bolsa Prouni, já que o tipo de bolsa já é especificado no momento da inscrição e escolha do curso.

    Quanto ao Fies que você considera muito melhor que o Prouni, saiba que pode ser considerado mais fácil (já que não precisa se dedicar tanto para as provas e nem comprovar baixa renda), porém tem as suas desvantagens... uma delas é que no final você acaba pagando 2 faculdades.

Sign In or Register to comment.