Como se originou a religiosidade humana?

Update:

‘’Eu’’: realmente ficou redundante, a religiosidade só pode ser HUMANA, não havia necessidade de eu acrescentar o ‘’humana’’! (rsrs)

==========

Grato pela Observação!

Felicidades

Comments

  • Meu Amigo Russo !!!

    "Desde a pré-história, o homem se vale da religiosidade para explicar o mundo à sua volta e o universo além do seu alcance"

    Religião e Religiosidade são produções humanas culturais e históricas.

    O obejtivo da Religião é fazer a ligação entre o profano e o sagrado.

    A Psicologia da Religião diz que tanto o conceito de "psique" como portadora da vida pessoal quanto o de pessoa ou sujeito correspondem à tradição cultural do Ocidente. Esta se concentra na confluência do pensamento grego- romano e do israelista-judaico.

    Existe algumas teorias sobre o surgimento da Religião:

    *1- Medo : é uma teoria muito antiga,primitiva,sustenta que o medo das forças naturais levou o homen a crer em divindades,forças misteriosas,sobrenaturais,com o poder de dirigir a natureza.

    *2- ANIMATISTA:os povos primitivos acreditavam na existência de um poder impessoal,uma espécie de um fluído denominado ''mana'', pelos melanésios e polinésios,capaz de penetrar nos objetos vegetais,animais e pessoas,conferindo-lhes capacidades e propriedades superiores.

    *3- ANIMISTA:crença do homen primitivo na existência de um outro ''eu'',com propriedades espirituais,que seria a alma,dotadas de poderes superiores ao homen.Esta crença era baseada na experiência de formas imateriais surgidas em sonhos,ou na diferença entre um homen vivo e seu cadáver.A morte ocorre quando a alma deixa o corpo e volta ao seu lugar de origem onde residem todos os espíritos dos antepassados,estes espíritos desencarnados podiam entrar no corpo dos vivos , aumentando-lhes a força e a vitalidade ou lhes provocando males.

    *4 - TOTEMISMO:crença na descendência comum dos grupos de um antepassado animal ou vegetal dando origem a uma atitude de reverência para com todos os representantes dessa fauna ou flora específica.O totemismo despertou uma controvérsia em relação a seu significado designado por alguns autores como fenômeno social e por outros como fenômeno religioso.

    *5- ELEMENTO ALEATÓRIO:tribos primitivas acreditavam ser os poderes sobrenaturais intimamente ligados ao elemento sorte,devendo o homem atuar no sentido de obter a atenção favorável desses poderes e evitar assim a má sorte e propiciar a boa sina.

    *6- MITO: que é uma tentativa de explicação de acontecimentos naturais ou sobrenaturais que fogem ao entendimento humano em seus diferentes estágios,por isso adquire forma lendária,poética ou fabulosa.

    Notamos que a Religiosidade está intimamente ligada às necessidades humanas e sociais.

    Prestar culto a "uma divindade" era também uma interação social.

    Beijinhos!!!

    Bom Final de Semana !!

  • Desse jeito não vale... se a Ana tivesse vindo um pouco mais tarde eu ainda tentaria responder... (2)

    Felicidades Amigo!

    ============================

    Beijos Ana!

  • Desse jeito não vale... se a Ana tivesse vindo um pouco mais tarde eu ainda tentava responder...

  • Originou-se na Pré-história, com o espanto do Homem de Neanderthal diante da morte, que o motivou a fazer os primeiros sepultamentos.

  • Russo Malignus,

    Na dissertação sobre a História Natural da Religião David Hume trata das origens e das causas que produzem o fenômeno da religião, dos seus efeitos sobre a vida e a conduta humanas, e das variações cíclicas entre o politeísmo e o monoteísmo.

    Uma de suas preocupações é também chamar a atenção

    para os efeitos das diferentes espécies de religião sobre a tolerância e sobre a moralidade.

    Em suma,nesta obra, Hume desenvolve uma investigação sobre os princípios "naturais" que originam a crença

    religiosa, bem como um estudo antropológico e histórico relativo aos efeitos sociais da religião.

    http://www.cfh.ufsc.br/~conte/txt-hume-hnr.html

    Bjs Helda

  • Adoroooooooooooooooooooo

  • Desculpe amigo, Russo.

    Mas visto o que a Ana postou mais acima, só posso dizer que ganhei dois pontos. ^^

    Huahiuhaiuhaiuhauihauhauhauahau

    Boa noite, Russo!

  • Ahhhhhh, Ana !!!!

    Assim não vale....como vamos responder se você já disse tudo?

    Russo Mr pra ela e com louvor!

    Beijo!

  • Olá,

    Não posso deixar de notar a redundância que há em "religiosidade humana", pois a religiosidade é uma característica intrínseca ao ser humano e só o ser humano é religioso.

    Acredito que a religiosidade tenha se originado juntamente com o que conhecemos como "ser humano", com toda a sua necessidade e incapacidade de tudo explicar. E por mais que se tente teorizar sobre o COMO a religiosidade se originou, ninguém saberá jamais.

    Forte abraço!

  • FOI ASSSIM QUE SURGIU....!!!!EU ESTAVA LÁ A MAIS DE 3 MIL ANOS QUANDO DE REPENTE PERCEBEMOS QUE ESTAVA TUDO MUITO VAZIO E CHATO ´SÓ QUE OS CHATOS ÉRAMOS NÓS MESMOS E NEM PERCEBÍAMOS A EXISTÊNCIA DO BEM MAIOR E DAÍ RESOLVEMOS QUE IRÍAMOS INVENTAR ALGO QUE NOS COMPLETASSE MELHOR,FALEI COM O GOVERNADOR DAQUELA PEQUENA PROVÍNCIA QUE CONCORDOU MAS DEPOIS DEMOS COM OS BURROS N`ÁGUA E UM DILÚVIO DEVASTADOR O SER HUMANO TEVE TEMPO DE SE ARREPENDER MAS NÃO QUIS,ABRAÇOS.

Sign In or Register to comment.