carburador 2e a álcool da para passar para gasolina?
galera eu tenho uma parati 1.8 ap 93 com motor do santana 2001 a gasolina, mas o carburador é a álcool, gostaria de saber se da para transformar o carburador a gasolina e se fica bom..
galera eu tenho uma parati 1.8 ap 93 com motor do santana 2001 a gasolina, mas o carburador é a álcool, gostaria de saber se da para transformar o carburador a gasolina e se fica bom..
Comments
Da sim, mas terá que trocar as flauta,injetores e gigleur.
Possível é sim, viável nem tanto.
Funciona assim, no carro Injetado, há apenas um remapeamento da injeção e, às vezes troca de bicos, bombas e etc pelos os do modelo a alcool. Recentemente fiz esse processo no meu Monza. Como ele é E.F.I. (injeção monoponto, ou de um bico só) eu só tive a opção de remapear a alcool, o que ficou muito bom. Já em carros M.P.F.I. (injeção multiponto, ou de vários bicos, 4 em carros 4 cilindros, ou a maioria, 6 em 6 cilindros e por aí vai) é possível fazer um remapeamento Flex em carros somente a gasolina, ou então instalar um dispositivo que faça essa conversão antes de as informações chegarem na central.
Já no carro carburado é mais complicado. É preciso mudar o carburador, já que o carburador a gasolina é mais sensível ao alcool que é bastante corrosivo, portanto é necessário um carburador niquelado, se não me engano. Assim como o carburador, são necessários novos gicles (incluindo regulagem, obviamente) e o principal de tudo: é preciso aumentar a taxa de compressão do motor, já que a taxa de compressão do motor a gasolina não é suficiente pra explodir o alcool. Sendo assim, é necessário rebaixar cabeçote ou usar pistões "taxados" que geralmente tem a cabeça plana ou um pouco mais alta que o comum, para diminuir o tamanho da câmara de combustão, onde o combustível misturado com o ar é comprimido e explodido, fazendo com que a taxa de compressão seja maior, já que o alcool precisa ser mais comprimido que a gasolina pra explodir.
O procedimento Básico é esse... No carro injetado já não necessita o rebaixamento do cabeçote pois a injeção tem um controle mais exato do combustível, dispensando em partes o rebaixamento. Mesmo assim, um carro convertido jamais será igual ao original a alcool.
Julio, se liga, tá fando de carburador e não de injeção.
Douglas, os "giclês", apesar de serem de medidas diferentes dá para serem substituídos mas a de se observar as medidas dos difusores que são fixos. A tomada de vácuo para o avanço do distribuidor produz valores diferentes, tera que reajustar o ponto de ignição para se adequar a tal. Boa sorte!
O venturi tem diametro diferente.
Embora alguns "profissionais", façam a gambiarra, o resultado sempre é pior que o esperado, não equaliza a marcha lenta, dá excesso nas acelerações.
Funciona mas bom não fica, "meia boca".