Porquê a religião é assim?
Tudo que não tem contradição é para se entender no sentido literal.
Já tudo que encontra conflito ou contradição, aí é para se entender no sentido figurado.
Onde está o sentido figurado nisso:
Deus...
... nunca muda de idéia nem se arrepende do que faz ...
(Ml 3:6) Eu, o Senhor, não mudo.
(Nm 23:19) Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.
(1Sm 15:29) Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende; pois não é homem para que se arrependa.
(Ez 24:14) Eu, o Senhor, o disse. Será assim, e o farei. Não tornarei atrás, não pouparei, nem me arrependerei.
(Tg 1:17) Toda boa dádiva e todo Dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
... ou, às vezes, volta atrás e se arrepende?
(Êx 32:14) Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo.
(Gn 6:6-7) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou no coração (...) pois me arrependo de os haver feito.
(Jn 3:10) Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.
(2Rs 20:1-7) Ezequias adoeceu e o profeta Isaías disse: Assim diz o Senhor: Põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás. Ezequias orou ao Senhor e chorou muitíssimo. Então o Senhor fez Isaías voltar e falar para Ezequias que tinha ouvido as orações e o curou.
(Gn 18:23-33) Abraão consegue convencer a Deus que não deveria destruir a cidade de Sodoma se lá encontrasse pelo menos 10 justos. No início todos seriam destruídos, justos e ímpios, mas com a interferência de Abraão, que demonstrou ser um excelente argumentador, o Senhor amoleceu o coração e passou a ser mais condescendente. Dos 50 justos que havia falado anteriormente, se conformou em procurar apenas dez.
(1Sm 15:35) E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.
(Jr 18:8-10) Se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe (...) se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha dito que faria.
Comments
OIá
Eu não entendi essa contestação do Gilberto de jeito nenhum!...
Onde está esse I Cor 20 que ele explica estar deiferente? Em alguma outra pergunta?
Acontece o seguinte. Ou eu falo a verdade, aquilo que eu acho, ou não falo nada. Então...
A Bíblia é um livro deplorável. O Novo Testamento, foi escrito (totalmente inventado) com a intenção de justificar o Velho Testamento e com isso ir na carona dos judeus que viviam esperando o Messias. Logicamente, as "professias" foram todas cumpridas. Ainda assim a quantidade de contradições existente é terrível. Uma prova de má qualidade na elaboração, uma prova de incompetência, uma prova de que os homens que a escreveram estavam brincando e pouco se importando com contradições. Estavam muito seguros da ignorância do leitor (nós)
Aí!... Aíííí !!! Vêm os evngélicos defensores ferrenhos e fanáticos da Bíblia, dizer que, ora é sentido literal, ora é figura de linguagem e não deve ser levado ao pé da letra!
Essa desculpa é tão esfarrapada , que precisa até arranjar outra desculpa para os farrapos esfarrapados.
Eu pergunto: Alguém tem aí uma chave Bíblica que explica qual é o texto literal e qual é subjetivo ao entendimento?
Seria o próprio Jesus uma figura de linguagem, ou devemos entendê-lo literalmente? E Vida Eterna? Não seria um modo de dizer? E céu? Não seria apenas uma condição melhorada aqui na Terra?
E quando as contradições são numéricas? Como é que os evangélicos explicam? Erro de tradução? Distração do escritor?
"A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2).
A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).
Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).
Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).
Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).
Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).
Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24).
Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).
Ezra 2:15 As crianças de Adin, quatrocentos cinqüenta e quatro.
Neemiah 7:20 As crianças de Adin, seiscentos cinqüenta e cinco."
Será que tudo isso é literal ou sentido figurado?
Abraços.
Será que da para entender ou crer nisso?
Querido amigo , a bÃblia deve ser interpretada pois existe a parte humana e a divina precisamos antes de ler pedir em oração sabedoria e discernimento para entender as mensagens escondidas entre o que cada um escreveu , por exemplo o Apocalipse é de Jesus segundo João de Jesus e sua interpretação é magnÃfica , e a carta de alguém que nos quer bem e avisa o que vai acontecer assim agem os amigos aconselham não é.Um beijo da sua amiga Sol.
O Deus da BÃblia é um Deus que mosaico e necessário porque caso contrário até hoje a humanidade estaria vivendo no grau mais primitivo da barbárie, ou seja, a selvageria. Portanto, Moisés precisava criar um Deus disciplinador para que povo não voltasse ás práticas pagãs ou vivesse de forma indolente como tinham vivido até antes chegada dele.
O seu grande Problema e o mesmo da uma grande parte da população,
DEUS NÃO Ã RELIGIÃO! Aprenda isso
Ele Deus e com alguns misterios, os dicipulos perguntaram a Jesus pq ele falavam em parabolas e e Ele respondeu para quem não sois de Deus nãos Vos entenda. para vc enteder vc precisa ser de Deus.
Ore e peça ao epirito santo que te ilumine tire a venda dos seus olhos.e ai possa enteder..
Abraços
Somos muitos pequenos para entender o encantamento e as verdades divinas em questionamentos que ninguém sabe a resposta só DEUS.
bom, estas citações bÃblicas devem ser entendidas dentro dum contexto em que elas estão inseridas.
em que contexto bÃblico Deus disse que jamais se arrependeria, e em que contexto Deus se arrependeu.
certamente, o arrependimento de Deus vem da revolta do povo hebreu aos seus mandamentos, muitas vezes se entregando aos outros deuses da antiguidade.
mas, como hoje é sexta-feira, eu não tenho paciência para analisar tudo isso. Relaxa! Curta o fim de semana!
bom fim de semana!
Xan,
Realmente algumas coisas na BÃblia são literais e outras apenas simbólicas. Tente ler o Apocalipse de forma literal, você entende alguma coisa?
Novamente, se você for ao texto original em que a BÃblia foi escrita, a palavra arrepender-se significa entristecer-se, que Deus se entristeceu de coisas feitas.
Acredite, nas lÃnguas da época uma mesma coisa para nós tinha diferentes significados para eles. Um exemplo é a palavra AMOR. Para nós é apenas a palavra AMOR. Para eles, no original, existem diferenças amor afetivo (amor entre casais), o amor entre irmãos, o amor de Deus, para cada uma dessas palavras amor, para cada um desses sentidos é uma palavra diferente, ok?!
A rapaz.. eles sempre arrumam uma desculpa.