Algum me ajuda no poema,queria saber quantas e quais são as rima e quais são as figuras de imagem.?
O VELHO E A FLOR
Por céus e mares eu andei,
Vi um poeta e vi um rei
Na esperança de saber
O que é o amor.
Ninguém sabia me dizer,
Eu já queria até morrer
Quando um velhinho
Com uma flor assim falou:
O amor é o carinho,
É o espinho que não se vê em cada flor.
É a vida quando
Chega sangrando aberta
em pétalas de amor.
Vinícius de Moraes
OBS:o que vc entendeu nesse poema ?
Comments
olá, amo poema ou poesia(criar e tentar entender o que o autor quis transmitir), acho muito estimulante e empolgante! Mesmo que, nem sempre vemos da mesma forma que os outros o mesmo poema.
Então vamos começar, desde o principio:
O que compreendi deste poema é que na primeira estrofe ele revela que procurou o amor(dois últimos versos da primeira estrofe)
Mas ninguém tinha um amor verdadeiro, ou que o amasse de verdade(primeiro verso da segunda estrofe).
Não sei bem o que seria "velinho", mas, quando penso em velho me vem a mente a experiência, conhecimento...
Resumindo a terceira e ultima estrofe, ele diz que pra ele o amor é ato "carinho"; visível "flor", (ele não filosofe-ia muito o significado do amor).
Por fim ele revela que teve decepções ou desventuras(quando usa a espresão "espinho" e "sangrando".) São os momentos da "vida" em que ficamos tristes ou deprescivos por alguem.
Bom, foi o que compreendi do poema.
Mesmo sendo bonito no começo, não concordo com o raciocínio dele em relação ao amor. Acho que o amor verdadeiro é belo, tranformador; mas pode nos trazer problemas, pela falta dele, e não por causa dele. O amor não é um problema ou tem "espinhos" como ele diz.
Qando a pessoa que amamos não nos ama, dói mesmo, mas o problema não está no amor em si, mas nas pessoas(a outra ou eu, que erram).
Espero que voê possa compreender, um abraço!
Aiiiiiiii que LINDO!!!! Amei seu poema....foi vc que escreveu??? Parabéns!!!!! Nossa ficou incrível......!!! *´¨) ¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨).... (¸.·´ (¸.·` ** B?iji???? C??i?????? ? ?l?g???...