Algum me ajuda no poema,queria saber quantas e quais são as rima e quais são as figuras de imagem.?

O VELHO E A FLOR

Por céus e mares eu andei,

Vi um poeta e vi um rei

Na esperança de saber

O que é o amor.

Ninguém sabia me dizer,

Eu já queria até morrer

Quando um velhinho

Com uma flor assim falou:

O amor é o carinho,

É o espinho que não se vê em cada flor.

É a vida quando

Chega sangrando aberta

em pétalas de amor.

Vinícius de Moraes

OBS:o que vc entendeu nesse poema ?

Comments

• olá, amo poema ou poesia(criar e tentar entender o que o autor quis transmitir), acho muito estimulante e empolgante! Mesmo que, nem sempre vemos da mesma forma que os outros o mesmo poema.

Então vamos começar, desde o principio:

O que compreendi deste poema é que na primeira estrofe ele revela que procurou o amor(dois últimos versos da primeira estrofe)

Mas ninguém tinha um amor verdadeiro, ou que o amasse de verdade(primeiro verso da segunda estrofe).

Não sei bem o que seria "velinho", mas, quando penso em velho me vem a mente a experiência, conhecimento...

Resumindo a terceira e ultima estrofe, ele diz que pra ele o amor é ato "carinho"; visível "flor", (ele não filosofe-ia muito o significado do amor).

Por fim ele revela que teve decepções ou desventuras(quando usa a espresão "espinho" e "sangrando".) São os momentos da "vida" em que ficamos tristes ou deprescivos por alguem.

Bom, foi o que compreendi do poema.

Mesmo sendo bonito no começo, não concordo com o raciocínio dele em relação ao amor. Acho que o amor verdadeiro é belo, tranformador; mas pode nos trazer problemas, pela falta dele, e não por causa dele. O amor não é um problema ou tem "espinhos" como ele diz.

Qando a pessoa que amamos não nos ama, dói mesmo, mas o problema não está no amor em si, mas nas pessoas(a outra ou eu, que erram).

Espero que voê possa compreender, um abraço!

• Aiiiiiiii que LINDO!!!! Amei seu poema....foi vc que escreveu??? Parabéns!!!!! Nossa ficou incrível......!!! *´¨) ¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨).... (¸.·´ (¸.·` ** B?iji???? C??i?????? ? ?l?g???...

Sign In or Register to comment.