Calopsita, você tem responsabilidade para ter uma?

Boa noite, amigos.

Tomo a liberdade de desabafar aqui, porque há tão pouco tempo participando do YR, tenho percebido que a vontade de ter calopsita é muito maior que a responsabilidade de cuidá-la.

As pessoas pensam que calopsita é um brinquedo, uma ave que pode ser tratada de qualquer jeito, e não é bem assim.

Calopsita é um pássaro exótico, hiper inteligente, amável, lindo, e requer certos cuidados que outros não exigem.

Higiene, boa alimentação, carinho, certa liberdade, alimentação higienizada , variada, condição financeira para socorrê-la em casos de doenças, apoio dos pais para cuidá-la, tudo isso é fundamental.

Não adianta comprar um filhote ou um adulto lindo e vê-lo chegar em casa, adoecer e morrer , sem nada poder fazer.

Sobre isso, reafirmo, são delicados e como nós, devem ser socorridos ao primeiro sintoma de mal estar, deve ser olhado sempre os olhinhos delas , se estão brilhantes, atentos, as peninhas se não estão eriçadas, se ela não está amuada no canto da gaiola, se não estão tremendo ao pegá-la, se a cloaca não está com fezes grudadas.

A calopsita não poder ser alimentada com comida de humanos, elas tem outro organismo e se você a quer, queira com responsabilidade, queira para tê-la pelos longos anos que ela pode ter de vida, cerca de 20 anos, queira para amá-la e não para ter a coitadinha presa sem os cuidados necessários.

Leio absurdos sobre os maus tratos com elas, tem gente que diz que dá comida normal, arroz, chocolate, coisas enlatadas, essas pessoas não servem para ter uma avezinha tão delicada como elas.

Digo delicadas no sentido de terem que ser tratadas de forma diferenciada, porque com os cuidados necessários e alimentação apropriada são aves fortes, robustas, que vivem sadias e nos dando muitas alegrias.

Outra situação que tenho notado, as pessoas pegam filhotes ainda na papinha, talvez não tenham conhecimento que os criadores ou vendedores para fazerem dinheiro mais rápido, tiram esses filhotes dos pais muito cedo, alimentam mal e vendem, visando somente o lucro, sendo que o ideal seria vendê-los já se alimentando de sementes, seria bem menor o número de perdas.

Quanto ao assunto procriação, nem bem compram os filhotes , os donos já pensam em procriar, não é assim, não pode, tem-se que esperar que completem pelo menos 1 ano de idade, não devem colocar ninho antes.

As calopsitas só podem ter no máximo 3 posturas ao ano, mais que isso desgasta as aves, e os filhotes podem nascer e morrer, ou nascerem doentes, debilitados, e além disso devem ser preparadas para a postura, com alimentação saudável e cálcio.

Não se pode dar somente sementes, nem muita semente de girassol, que é muito gordurosa , causando enfermidades no fígado delas, deve ser dado como complemento rações, farinhadas, específicas para psitacídeos, milho verde fresquinho, verduras desinfetadas (menos alface), pão duro, sementes de pimentão, cenoura ralada, beterraba ralada, etc.

Outro fator hiper importante, é ter consciência que terá que ter uma verba separada para levá-la a um veterinário quando precisar , e precaver-se, tendo o telefone de clínicas sempre à mão, para casos de urgência como doenças em fins de semana.

Peço encarecidamente a quem não puder ou não quiser fazer tudo isso por elas que não as tenham, não pegue a avezinha só para judiar.

Abraços

Comments

  • Perguntou e ja respondeu tudo é isso mesmo ;) obrigada por responder minhas pergntas bjs

  • Parabéns! O pessoal realmente precisa aprender a cuidar bem de suas calopsitas.

    Um pouco pior é a situação dos papagaios...dá vontade de chorar, papagaios acorrentados tomando cerveja e outros crimes que me dá desgosto até de comentar.

    Tenho 3 calopsitas e as amo de paixão.

  • Sônia,

    queria compartilhar contigo que, além de tudo o que dissestes e eu faço, eu mesma construí um viveiro bem grande para meus calôs. eles podem brincar, voar, andar de balanço e ainda têm poleiros de tamanhos diferentes. eu fico um tempão admirando minhas aves. eles são muito espertos e felizes. conversam, fazem gracinhas, brigam de vez em quando também, hua,hua,hua, mas mesmo assim é divertido, pois são uma família e vivem como tal. eu aprendi a amar essas aves. quando eu chego em casa eu entro assoviando bem alto e eles respondem gritando. é um barato. têm gente que fica encantado vendo. eu fico muito triste quando vejo uma calopsita numa gaiola pequena, sozinha e sem nenhum brinquedo. é de dar pena. as minhas adoram se admirar num espelho. ficam de cabeça pra baixo se exibindo. eu amo calopsitas. ainda vou ter um viveiro gigante com muitas delas. bjus.

  • Alimentação Chinchilas nascidas e criadas em cativeiroAs chinchilas têm um sistema digestivo bastante sensível devendo a sua alimentação ser bastante equilibrada. As chinchilas comem uma ração própria para chinchilas. Não se deve dar ração de coelho ou para hamster. Elas não podem comer sementes de girassol. Fora a ração própria, deve-se dar alfafa em cubo e em rama (alternando os dias) e suplemento alimentar. Dentre os petiscos é recomendado dar apenas maça desidratada e uva passas. As chinchilas não devem ser sobrealimentadas, pois isso pode acarretar problemas intestinais Doenças::::::::::::::: As chinchilas são animais bastante resistentes as doenças, no entanto, convém serem examinadas periodicamente. A maior parte das doenças provém da falta de higiene. As doenças que podem aparecer mais frequentemente são as seguintes: Obstipação intestinal. Alguns dos sintomas são: fezes duras, escuras e finas e em casos mais graves existe a ausência total de fezes. Em geral dura pouco tempo e é controlável. Ajuste a alimentação e tenha sempre água fresca à sua disposição. Deixe a sua chinchila exercitar-se bastante. Se a obstipação não for normalizada rapidamente, leve-a ao veterinário. Diarréia. Em geral, a causa é uma alimentação excessiva ou de má qualidade. Suspenda a alimentação durante 24 horas, ao fim das quais já se começa a notar uma melhoria. Não dê alfafa ou outro suplemento alimentar até que as fezes estejam completamente normalizadas. Infecções intestinais. As fezes tornam-se moles e vêem acompanhadas de um muco, a chinchila pode deixar de comer. Pode ser causada por várias bactérias, que só são detectáveis se for efectuado um exame microscópico. Constipação. A chinchila apresenta olhos tristes e lacrimejantes. Estes sintomas podem indicar uma constipação ou nalguns casos pneumonia. Mantenha a chinchila aquecida, suspenda os banhos de areia (pó de mármore) e forneça-lhe bastante água. Em caso de não haver melhoras leve-a ao veterinário. Conjuntivite. Os olhos ficam inchados e libertam pus. É uma doença bastante comum, pode ocorrer devido a uma alimentação deficiente. Consulte um veterinário para que este lhe indique qual o medicamento a administrar. Infecções causadas por fungos. Têm como causa, na maior parte das vezes, a falta de higiene na gaiola, gaiolas colocadas em locais muito húmidos e a falta dos banhos de areia. O pêlo torna-se mais fino e fraco, começando a cair perto dos olhos, focinho e partes genitais, apresentando a pele um tom avermelhado. Consulte um veterinário para que este lhe indique qual a medicação necessária. O tratamento deve ser feito da maneira correcta pois em casos mal tratados os fungos tendem a reaparecer. O tempo médio de vida da Chinchila vai de 10 a 15 anos, sendo que há registro de chinchilas que já chegaram a 22 anos.

  • ...SÁBIAS PALAVRAS, PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!

  • isso mesmo gostei da sua pergunta..

    parabens..

    xD

    eu tenho responsabilidade para ter a minnha sim e as outras pessoas sera q tem

    ????????????

    xD

  • Pois é, para algumas pessoas está na moda ter uma calopsita, como se o animal fosse um pedaço de tecido, são adquiridas sem o menor planejamento.

  • olha parabens realmente as pessoas só compram calopsitas para andar com ela na rua e todos ficarem falando ai que lindo ue fofo e alz mas nao é assim calopsita é um animal tao especial

    a minha vida seria um completo tedio se nao tivese ela aqui cmg ela é mnha amiga sempre quando e to triste eu converso com ela e sinto que ela me intende

    u amo muito o meu bebe e sei que cuido mito bem dela

    parabens pela sua mensagem

  • Parabens!

Sign In or Register to comment.