Você acredita/confia em pesquisas estatisticas (por amostragem)?
Já estudei estatistica (em ciencias sociais) na Universidade, e não gostei nada de como a coisa é feita. No ambito academinco, me parece uma especie de "charlatanismo" cientifico: pesquisas quantitativas muitas vezes manipuladas só para apoiar a teoria de algum 'doutor' que precisa publicar livros e/ou periodicos para honrar seu titulo (e ganhar dindin vendendo livros).
Pois, pense bem:
digamos uma pesquisa que selecione uma amostra de 10.000 pessoas de uma cidade de 100.000hab para responderem uma pergunta (cuja resposta deve ser 'A' ou 'B'). 9.000 pessoas respondem 'A' e só 1.000 responde 'B'. Sendo entao que (aplicados os calculos de desvio, compensação, etc), conclui-se que a grande maioria da 'população da cidade' responderia 'a' e não 'b'.
Poderia citar inumeras incongruencias e incoerencias (de ordem logica, moral, intuitiva, etc) em se dar credito a essas pesquisas por amostragem para fundamentar trabalhos (pseudo)cientificos e para formar opiniao publica sobre um assunto.
Dentre essas está o seguinte fato:
digamos que a pergunta fosse refeita com a totalidade dos 100.000hab e entao fosse revelado que 91.000 pessoas respondem 'b' e só 9.000 respondem 'a'. Ou seja, a pesquisa anterior teve o 'azar' de pegar justamente o menos de 10% da população que responde 'a' ao contrario da esmagadora maioria (91%) da população que responde 'b'!
E, mesmo assim devemos considerar que os 100.000hab podem estar mentindo, ou que mudaram de opiniao logo ap´s a pesquisa ser concluida...
Gostaria de saber a opiniao de voces em relação a esse tipo de pesquisa como as eleitorais (que analisa a opiniao de meia duzia de pessoas e concluem que tantos% de toda população brasileira votará no Fulano...), ou comportamentais (que concluem que tantos% da população tem X comportamentos/atividades e outros tantos% tem -X...).
O que voces acham disso, e porque acham que os meios de comunicação se utilizam tanto dessas pesquisas (será que querem manipular a opiniao publica)?
Dêem sua opiniao, pois com a resposta de voces (como amostragem) vamos poder dizer o que toda a população do Mundo acha desse assunto (hehehehe).
Comments
Bom, eu nunca acreditei, é muito fácil manipular, principalmente se a pergunta vai direcionada. Qto a seu uso pelos meios de comunicação, não é novidade nenhuma que o objetivo é manipular a opinião pública...
Ah! minha opinião pode ajudar na amostragem da população mundial, já que estou fora do Brasil e aqui é igual... Obrigada pelo esclarecimento.
Sempre questionei o método: depende do local, classe social, da idade das pessoas, enfim, são tantas as limitações, que a pesquisa fica sempre incompleta!
eu mesmo nao