Há uma crença que afirma que a palavra é uma criação de Deus. Pode a palavra criar ela mesma?

Update:

Sabemos que pela Biblia a palavra se fez carne habitou entre nós João 1:14

João 1:3 diz que ele o verbo criou todas as coisas

Comments

  • Olá meu irmão o biblico!

    Pelas Escrituras é insustentável a afirmação que diz que "a palavra é uma criação de Deus"!

    “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1).

    a) “No princípio era o Verbo”. A linguagem relembra o primeiro versículo da Bíblia: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1).

    b) “O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”, é vista em operação na criação: “E disse Deus, haja luz” (Gn 1.3), “E Deus chamou a luz Dia” (Gn 1.5). E assim por diante em todo o Gênesis e Antigo Testamento. Esse expressar, esse falar, essa Palavra é Deus; pois um Deus que não fala, um Deus sem a Palavra, não é Deus. E uma Palavra que não é Deus nada realiza.

    A Bíblia ainda diz que “nele [o Verbo], foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (Cl 1.16-17). Esse versículo deixa claro que nosso Senhor Jesus Cristo não é apenas o Criador de todas as coisas, mas que Ele é “antes de todas as coisas”; e assim como Hebreus 1.3, Ele ainda é o Sustentador de toda a criação.

    “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o último” (Ap 22.13).

    Jesus também se declara assim em Apocalipse 1.17-18 e 2.8 (“Eu sou o primeiro e o último”). Em Isaias 44.6 (“Assim diz o SENHOR, Rei de Israel e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”) e 48.12 (“Dá ouvidos, ó Jacó, e tu ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu sou o primeiro, eu também o último”) é Deus Pai quem se descreve assim. Portanto, o mesmo que Deus Pai é, também é o Filho. Porque “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2.9).

    Melquesedeque é UM TIPO de Cristo, “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus” (Hb 7.3). Jesus Cristo é a realidade deste tipo: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquesedeque” (vv. 15-21; Sl 110.4).

    Jesus Cristo é chamado pelo profeta Isaias de “EMANUEL”, que significa “DEUS CONOSCO” (Is 7.14, compare ainda com Mt 1.23). No entanto, Jesus não era conhecido por esse nome durante a sua vida na terra; em vez disso, o nome dá uma dica sobre quem ele é ao descrevê-Lo: Ele é Deus Conosco. O povo de Deus experimenta o cumprimento final em Apocalipse 21.3, que diz: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus”.

    Semelhantemente, Isaias 9.6 descreve quem Jesus é: o “Pai da eternidade” – o que não se aplicaria a Jesus se Ele fosse uma criatura.

    Quanto a Colossenses 1.15 e Apocalipses 3.14, vejamos ainda:

    a) Jesus Cristo – “O primogênito de toda criação” (Cl 1.15).

    Se o termo “primogênito” significa o primeiro a ser criado, então Jesus foi criado pela criação! Por exemplo: “Felipe é o primogênito de Marcelo; Marcelo foi quem gerou Felipe. Jesus é o primogênito de toda criação; toda criação foi quem gerou Jesus”.

    “Primogênito” em Colossenses 1.15 não significa que Cristo foi o “primeiro a ser criado”. Pelo contrário, “primogênito” tem o significado que lhe é atribuído no Antigo Testamento: “o primeiro quanto á posição”, “Herdeiro”, “Preeminente”, “Supremo”, “que tem a primazia” (conf. Êx 4.22; Jr 31.9; no Salmo 89.27 o termo “primogênito” é aplicado à condição de Davi como rei, embora ele não fosse primogênito). Cristo é o Herdeiro e Soberano de toda criação, como o Filho Eterno, pois “Tudo foi criado por ele e para ele” (v. 16).

    b) Jesus Cristo – “O princípio da criação de Deus” (Ap 3.14).

    Semelhante a Colossenses 1.15, este versículo não significa que Jesus é a “primeira criação de Deus”, como alegam os hereges. “O princípio da criação de Deus” significa que Jesus é o “Governante (o termo grego “arché”) da criação de Deus”; ao pé da letra, “o início da criação de Deus” que, como Palavra de Deus, inicia a criação e continua a preservar e governar (Gn 1.1,2; Jo 1.1-3; Cl 1.16,17; Hb 1.3). O uso da palavra “arché” nas passagens de Apocalipse 21.6 e 22.13 sugere uma compreensão filosófica de que Jesus é supratemporal, “o Alfa e o Omega” (1.8).

    Segundo o contexto de Apocalipse 3.14, Jesus é “O Governante da criação de Deus” capaz de trazer julgamento sobre aqueles que não se arrependerem – como era o caso da situação dos laodicenses em relação ao “Amém, a testemunha fiel e verdadeira”, cujo testemunho sobre o sujeito não pode ser contestado.

    Jesus Cristo, o Verbo Eterno, o encarnado de Deus (Jo 1.1-3,14), quando foi gerado pelo Espírito Santo no ventre da virgem Maria, cumprindo assim a promessa de Deus – “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” (Sl 2.7; At 13.33; Hb 1.5) –, o apóstolo João ainda declarou que “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 Jo 5.20).

    A Graça e a Paz de nosso Eterno Deus e Senhor Jesus Cristo!

  • Jesus Cristo, Filho de Deus, é O CRIADOR junto com o PAI:

    »JOÃO [1]

    1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

    2 Ele estava no princípio com Deus.

    3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

    ...

    14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.

    Jesus Cristo SEMPRE esteve com o Pai desde a eternidade passada. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo:

    Observe, no texto abaixo, na criação de Deus, no versículo 26, o verbo FAZER (FAÇAMOS). Impossível o Pai ter utilizado o verbo NA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL se estivesse falando para o Pai mesmo. É muito lógico que estava falando com o Filho e o Espírito Santo. Observe o versículo 27: "Criou, pois, Deus..." (o Pai, Filho e Espírito Santo). Só não enxerga quem é cego.

    Gênesis 1:

    26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

    27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

    Leia João 10:

    27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;

    28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.

    29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

    30 Eu e o Pai somos um.

    Leia, também, I João 5:

    20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Leiam, também, João 20:

    28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!

    29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

    Leia, ainda:

    Isaías 9:

    6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

    A TRI-UNIDADE SANTA DE DEUS:

    Mateus 28:

    19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

    Só o sangue do Senhor Jesus Cristo pode purificar o pecador, VERDADEIRAMENTE arrependido, de todo o pecado (I João 1:7). O mesmo Jesus ressuscitou, EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e voltará para arrebatar todo aquele que o recebeu como ÚNICO CAMINHO, ÚNICA VERDADE, ÚNICA VIDA ETERNA (João 14:6).

    Sou SALVO PARA SEMPRE unicamente PELO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS (JESUS CRISTO). Tenho a certeza ABSOLUTA que sou SALVO APENAS PELA GRAÇA DE DEUS e VOU (COM CERTEZA) MORAR NO CÉU!

    Se alguém quiser acreditar ou não, não mudará o fato da EXISTÊNCIA DO INFERNO ETERNO DE FOGO. A Bíblia está cheia de textos que falam sobre o inferno eterno de fogo. Muitos que não criam, estão crendo tarde demais. Não seja um dos tais que apostaram nos “eus achos” e em doutrinas diabólicas e se arrependeram tarde demais.

    Deus não leva em conta os "conhecimentos" e "habilidades" terrenas, nem trata o homem de acordo com os bens que possui, mas EXIGE que TODOS, EM TODO LUGAR, SE ARREPENDAM (Atos 17:30).

    Lucas 12:15

    E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.

    Cada um deve reconhecer que é um pecador perdido (Romanos 3:23) e, por isto, arrepender-se dos seus pecados; crê que o Senhor Jesus Cristo pagou todos os pecados de cada um de nós com o sangue dEle (I João 1:7) porque não podemos, de forma alguma, pagar um só pecado; crê que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou, em carne e ossos (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e converter-se a Ele; não a uma religião, mas ao Senhor Jesus Cristo, recebendo-o como Único e Todo-Suficiente Salvador (João 14:6).

    Fique, agora, a sós com Deus... Não exija nada dEle; pois, quem somos para exigirmos algo de Deus? Com toda humildade no seu coração ESVAZIE-SE DE TUDO O QUE APRENDEU... Sinta que você é (o que todo homem é): PÓ! Diga a Deus que você não merece nem falar com Ele, quanto mais OUVIR A SUA VOZ. Agora, arrependido por ser mais um PECADOR (como todos o são), peça MISERICÓRDIA A DEUS e CREIA QUE o SANGUE DO SENHOR JESUS CRISTO É o ÚNICO PAGAMENTO POR TODOS OS TEUS PECADOS (I JOÃO 1:7). Não precisas ouvir som algum, mas necessitas sentir, em teu coração, que Deus está pronto a te ouvir! Creia, sem dúvida alguma, que o Senhor Jesus Cristo RESSUSCITOU EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39)... Romanos 10:9 e 10.

    Esvazie-se deste mundo e de tudo o que te prende (amarra) a ele e sinta a sua inutilidade para salvar a sua alma... Creia, no seu coração, que JESUS CRISTO é o ÚNICO (João 14:6) que PODE, PELA SUA INFINITA GRAÇA, AMOR e MISERICÓRDIAS, SALVAR A TUA POBRE E PERDIDA

  • O raciocínio é simples e sem complicação alguma:

    Em Apocalipse 19:13, Jesus é chamado de verbo ( palavra ) de Deus.

    A palavra de Deus é parte integrante de Deus.

    Não se tem necessidade de se criar algo que já faz parte do próprio corpo.

    Em Genêsis 21:33 Deus é eterno.

    Em Miquéias 5:2, Jesus também é eterno.

    Nem Deus, nem Jesus jamais foram criados, pois sempre existiram.

    Respondendo a sua pergunta, a palavra não pode criar ela mesma pelo simples fato de que sempre existiram.

    Fique com Deus !

  • A Palavra que a Bíblia fala é o Verbo.

    O Verbo não foi criado, foi gerado.

  • qUE CRENÇA É ESSA?

    A palavra é um elemento de Deus. Nao é criação.

    Deus é o Senhor da palavra.

  • Pelo menos em teoria, sim. Quando não sabemos explicar uma coisa, isto não quer dizer que essa coisa é uma impossibilidade.

  • Você parece que não entendeu! Essa palavra que você está pensando é bem diferente das outras. Ela pode siginificar a tua existência até agora.

Sign In or Register to comment.