O que fazer quando se está em um conflito de crenças?

Por um lado meu passado como cristã e os cristãos dizem que é preciso acreditar na Palavra de Deus (Bíblia), pois ela contém a verdade. Tudo o que está escrito nela é a verdade, e se tem alguma coisa que a gente ache contraditório ou absurdo, é por falta de entendimento ou fé da nossa parte.

Por outro lado, eu penso assim, a minha fé pode estar alicerçada depois de cuidadosos raciocínios. A Bíblia é um livro com muitos ensinamentos valiosos, mas ainda assim tem várias coisas que os próprios homens colocaram lá como ordem divina, mas na verdade eram ordens de homens mesmo. Como o sacrifício de animais, dizer que a mulher tinha que ser submissa ao homem, apedrejamento de pessoas, enfim.

Eu acredito em Deus, Jesus, na luz e consolo do Espírito Santo. Mas e aí? Sou considerada "desviada" pelos religiosos, e confusa pelo restante.

Eu só queria escolher viver pelo e para ao amor, com confiança e fé, sem maiores complicações. Será que dá? Acreditar que acima do que eu penso e acredito, tem A Verdade, que é melhor e maior? Simples assim, sem complicações!

Comments

• Agatha...

Fui como você criada por católicos, pais e educadores. Quando adolescente minhas dúvidas eram tantas e meu questionamento tamanho que fui em busca de novas doutrinas, novas religiões. Hoje me considero apta a afirmar que minha religião é o amor, a caridade, o respeito pelo próximo. Enfim encontrei a minha verdade e esta luz que vejo hoje, gostaria sinceramente, que todos no mundo pudessem enxergar.

Cumpro apenas um mandamento...Amo ao meu próximo como a mim mesma.

abraços e amor

• A verdade é a realidade e é simples:

1- Deus não poderia ser tão cruel quanto o homem, portanto não há castigo.

2- O homem é imperfeito e não é melhor por falta de aptidão e nunca por falta de vontade.

3- Crer é entregar o destino nas mãos da vontade de ser melhor e saber é se aplicar para entender a realidade.

4- Nenhuma religião ensina a ser mau, mas nenhuma religião explica a realidade sem pedir fé.

5- Tudo o que se aprende é falho e cabe ao homem buscar e perseverar pela verdade, mesmo sabendo que nunca a encontrará.

6- Não aprenderemos a verdade pela religião, mas nos aproximaremos da realidade ao estudarmo-la.

7- Ser bom não depende de religião, pois isso não se aprende, isso a gente já nasce com de acordo com nosso grau de evolução.

8- Somos todos irmãos e iguais em potencial, tal e qual brotos que nascem sob a árvore mãe em diferentes estados de desenvolvimento.

9- O homem deve apenas fazer para o próximo, aquilo que deseja que seja feito a si e isso não é religião, mas sim conhecimento da Lei que rege o Universo.

10- Então, para o homem desenvolvido a religião é dispensável e o conhecimento, o vento que o impulsionará pelos caminhos da realidade até o alçar da verdade.

• Ágatha,

Acho que posso compreender como você se sente, pois já passei por algo similar. Minha família deixou de ser católica e se tornou protestante quando eu ainda era criança. Quando atingi uma idade em que comecei a questionar, fiquei inseguro e indeciso quanto às minhas convicções.

Não me considero ateu, também não tenho nada contra nenhuma religião, pois na minha opinião, todas, de alguma maneira buscam à Deus e desejam o bem, além de ser importante para formar uma sociedade com valores morais, respeito, etc... No entanto, a religião se torna contraditória quando ensina valores absolutos e tenta impor. Podemos notar o que algumas crenças tem feito em muitos países.

Não acredito num Deus que puna, que tenha criado a humanidade para obedecê-lo cegamente. Mas acredito numa força inteligente, que deixa a humanidade evoluir sozinha. Concordo com o que disse o sábio Galileu Galilei:

"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável"

"Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos".

Na minha opinião a Bíblia é um livro extremamente interessante, de extremo valor cultural, estético. etc.. No entanto, não vou me torturar por aquilo que homens escreveram ali. Admito que concordo que ela seja importante e colabore para a ordem social, para colocar limites nas pessoas, ditar valores, etc... o grande problema é tentar levá-la ao pé da letra. Isso nem se aplica apenas à religião, mas serve para tudo, tudo que é extremo é nocivo, o fanatismo em qualquer assunto sempre é o problema, de religião à futebol rsrs.

• Nada q ñ seja refletir pq a partir do momento q há conflito significa q vc mudou q sua crença jã ñ lhe basta e quer migrar pra outra.

Sim é um livro magnifico e td nele é verdade a ñ ser as más traduções alegadas q na vdd ñ existem. O q existe é a incapacidade da massa ler esse ou qqr outro livro com mais de três capítulos.

Pelo fim da permissão de leigos lerem a Bíblia!

.

• Para ser quem somos ou quem seremos, não precisamos de títulos ou rótulos, precisamos "simplesmente " ser.

Eu também já tive algumas religiões; Já fui Evangélica (desde a infância), tentei ser Católica, me tornei Espirita, hoje me considero Espiritualista.....

Mas isso é apenas uma escolha que fiz, o que determina quem eu sou, é a prática daquilo que acredito. O que me torna uma pessoa melhor ou pior é o bem ou o mal que pratico, é minha conduta.

"A melhor religião é aquela que nos aproxima mais de Deus e nos torna uma pessoa melhor"

Busque dentro de vc e encontrará a resposta e o caminho a seguir.

Desejo-lhe sorte, mas essa caminhada só vc pode fazer....

"Nós vivemos a verdade

Que reluz no coração,

Somos força e coragem

Enfrentando a escuridão." ♪♫

https://youtu.be/Yq9TI88GKJ0?list=FLKWXTsC8UsYJ2Dp...

PAZ e LUZ

• o ateu ou agnostico que se dispõe a discutir com cristãos, se nivela com eles

crenças não se discute

vc não pode discutir algo que não é fundamentado

obvio que quando algo não é fundamentado, prevalece o emocional

• A minha religião é a do coração, a da consciência, porque Deus não disse que está morando num livro, num templo, numa igreja, numa estátua mas sim dentro de mim. No meu interior há o verdadeiro encontro com Ele. Deus está dentro de todos mas cada um o sente de maneiras diferentes.

Pra ser sincero eu não ligo quando as pessoas me criticam por não seguir a crença, me chamam de carnal, pecador etc. Assim pelo menos sei que sou e não fico na hipocrisia de muitos religiosos.

• Todos nós já passamos por isso, por esse conflito..... e como já disseram ai, essa resposta só nós temos, ninguém tem o direito de chegar e dizer o que é melhor pra nós; crer ou descrer ou qual religião seguir..... isso, precisamos descobrir sozinhos.

Eu descobri que não preciso de uma religião para ser feliz ou para ser alguém melhor. Isso é libertador!

Não sou ateia, creio em Deus, mas não me sinto presa a nenhuma religião, tenho uma grande simpatia pela doutrina Espirita Kardecista, gosto de ler os livros, ouvir palestras e as vezes até frequento, mas sem esse peso de ter que me intitular ou não Espirita

Beijinhos

• No fundo todos nós sabemos para onde devemos ir, só precisamos ouvir nossa voz interior e acreditar que tomamos a melhor decisão

Não se conflite, a resposta chegará quando fizer a pergunta certa!

Beijos

• Acho que qualquer consideração ou juízo que venha de homens presunçosos, que acham que a eternidade pode ser definida por um livro...vc deve desconfiar

Sign In or Register to comment.