O que fazer quando se está em um conflito de crenças?
Por um lado meu passado como cristã e os cristãos dizem que é preciso acreditar na Palavra de Deus (Bíblia), pois ela contém a verdade. Tudo o que está escrito nela é a verdade, e se tem alguma coisa que a gente ache contraditório ou absurdo, é por falta de entendimento ou fé da nossa parte.
Por outro lado, eu penso assim, a minha fé pode estar alicerçada depois de cuidadosos raciocínios. A Bíblia é um livro com muitos ensinamentos valiosos, mas ainda assim tem várias coisas que os próprios homens colocaram lá como ordem divina, mas na verdade eram ordens de homens mesmo. Como o sacrifício de animais, dizer que a mulher tinha que ser submissa ao homem, apedrejamento de pessoas, enfim.
Eu acredito em Deus, Jesus, na luz e consolo do Espírito Santo. Mas e aí? Sou considerada "desviada" pelos religiosos, e confusa pelo restante.
Eu só queria escolher viver pelo e para ao amor, com confiança e fé, sem maiores complicações. Será que dá? Acreditar que acima do que eu penso e acredito, tem A Verdade, que é melhor e maior? Simples assim, sem complicações!
Comments
Agatha...
Fui como você criada por católicos, pais e educadores. Quando adolescente minhas dúvidas eram tantas e meu questionamento tamanho que fui em busca de novas doutrinas, novas religiões. Hoje me considero apta a afirmar que minha religião é o amor, a caridade, o respeito pelo próximo. Enfim encontrei a minha verdade e esta luz que vejo hoje, gostaria sinceramente, que todos no mundo pudessem enxergar.
Cumpro apenas um mandamento...Amo ao meu próximo como a mim mesma.
abraços e amor
A verdade é a realidade e é simples:
1- Deus não poderia ser tão cruel quanto o homem, portanto não há castigo.
2- O homem é imperfeito e não é melhor por falta de aptidão e nunca por falta de vontade.
3- Crer é entregar o destino nas mãos da vontade de ser melhor e saber é se aplicar para entender a realidade.
4- Nenhuma religião ensina a ser mau, mas nenhuma religião explica a realidade sem pedir fé.
5- Tudo o que se aprende é falho e cabe ao homem buscar e perseverar pela verdade, mesmo sabendo que nunca a encontrará.
6- Não aprenderemos a verdade pela religião, mas nos aproximaremos da realidade ao estudarmo-la.
7- Ser bom não depende de religião, pois isso não se aprende, isso a gente já nasce com de acordo com nosso grau de evolução.
8- Somos todos irmãos e iguais em potencial, tal e qual brotos que nascem sob a árvore mãe em diferentes estados de desenvolvimento.
9- O homem deve apenas fazer para o próximo, aquilo que deseja que seja feito a si e isso não é religião, mas sim conhecimento da Lei que rege o Universo.
10- Então, para o homem desenvolvido a religião é dispensável e o conhecimento, o vento que o impulsionará pelos caminhos da realidade até o alçar da verdade.
Ágatha,
Acho que posso compreender como você se sente, pois já passei por algo similar. Minha família deixou de ser católica e se tornou protestante quando eu ainda era criança. Quando atingi uma idade em que comecei a questionar, fiquei inseguro e indeciso quanto às minhas convicções.
Não me considero ateu, também não tenho nada contra nenhuma religião, pois na minha opinião, todas, de alguma maneira buscam à Deus e desejam o bem, além de ser importante para formar uma sociedade com valores morais, respeito, etc... No entanto, a religião se torna contraditória quando ensina valores absolutos e tenta impor. Podemos notar o que algumas crenças tem feito em muitos países.
Não acredito num Deus que puna, que tenha criado a humanidade para obedecê-lo cegamente. Mas acredito numa força inteligente, que deixa a humanidade evoluir sozinha. Concordo com o que disse o sábio Galileu Galilei:
"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável"
"Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos".
Na minha opinião a Bíblia é um livro extremamente interessante, de extremo valor cultural, estético. etc.. No entanto, não vou me torturar por aquilo que homens escreveram ali. Admito que concordo que ela seja importante e colabore para a ordem social, para colocar limites nas pessoas, ditar valores, etc... o grande problema é tentar levá-la ao pé da letra. Isso nem se aplica apenas à religião, mas serve para tudo, tudo que é extremo é nocivo, o fanatismo em qualquer assunto sempre é o problema, de religião à futebol rsrs.
Nada q ñ seja refletir pq a partir do momento q há conflito significa q vc mudou q sua crença jã ñ lhe basta e quer migrar pra outra.
Sim é um livro magnifico e td nele é verdade a ñ ser as más traduções alegadas q na vdd ñ existem. O q existe é a incapacidade da massa ler esse ou qqr outro livro com mais de três capítulos.
Pelo fim da permissão de leigos lerem a Bíblia!
.
Para ser quem somos ou quem seremos, não precisamos de títulos ou rótulos, precisamos "simplesmente " ser.
Eu também já tive algumas religiões; Já fui Evangélica (desde a infância), tentei ser Católica, me tornei Espirita, hoje me considero Espiritualista.....
Mas isso é apenas uma escolha que fiz, o que determina quem eu sou, é a prática daquilo que acredito. O que me torna uma pessoa melhor ou pior é o bem ou o mal que pratico, é minha conduta.
"A melhor religião é aquela que nos aproxima mais de Deus e nos torna uma pessoa melhor"
Busque dentro de vc e encontrará a resposta e o caminho a seguir.
Desejo-lhe sorte, mas essa caminhada só vc pode fazer....
"Nós vivemos a verdade
Que reluz no coração,
Somos força e coragem
Enfrentando a escuridão." ♪♫
https://youtu.be/Yq9TI88GKJ0?list=FLKWXTsC8UsYJ2Dp...
PAZ e LUZ
o ateu ou agnostico que se dispõe a discutir com cristãos, se nivela com eles
crenças não se discute
vc não pode discutir algo que não é fundamentado
obvio que quando algo não é fundamentado, prevalece o emocional
A minha religião é a do coração, a da consciência, porque Deus não disse que está morando num livro, num templo, numa igreja, numa estátua mas sim dentro de mim. No meu interior há o verdadeiro encontro com Ele. Deus está dentro de todos mas cada um o sente de maneiras diferentes.
Pra ser sincero eu não ligo quando as pessoas me criticam por não seguir a crença, me chamam de carnal, pecador etc. Assim pelo menos sei que sou e não fico na hipocrisia de muitos religiosos.
Todos nós já passamos por isso, por esse conflito..... e como já disseram ai, essa resposta só nós temos, ninguém tem o direito de chegar e dizer o que é melhor pra nós; crer ou descrer ou qual religião seguir..... isso, precisamos descobrir sozinhos.
Eu descobri que não preciso de uma religião para ser feliz ou para ser alguém melhor. Isso é libertador!
Não sou ateia, creio em Deus, mas não me sinto presa a nenhuma religião, tenho uma grande simpatia pela doutrina Espirita Kardecista, gosto de ler os livros, ouvir palestras e as vezes até frequento, mas sem esse peso de ter que me intitular ou não Espirita
Beijinhos
No fundo todos nós sabemos para onde devemos ir, só precisamos ouvir nossa voz interior e acreditar que tomamos a melhor decisão
Não se conflite, a resposta chegará quando fizer a pergunta certa!
Beijos
Acho que qualquer consideração ou juízo que venha de homens presunçosos, que acham que a eternidade pode ser definida por um livro...vc deve desconfiar