Como foi feito a escolha dos evangelhos pela Igreja Católica?

Olá amigo.

Eu novamente aqui pesquisando. Alguêm sabe como foi feito a escolha dos evangelhos que hoje temos em nossas Bíblia??? Pelo que consegui até agora, foi saber que haviam mais de 60 evangelhos antes da Igreja Católica bater o martelo e nos dar os 4 evangelhos que temos hoje. Mas como foi feita essa escolha? Como resolveram que dos 60 somente os 4 eram os que deveriam ficar ??

Obrigada a todos que me ajudarem e que Deus abençoe a todos com muita luz.

Abraços

Comments

  • Olá Vanessa

    Maravilhosa pergunta e terei o prazer em responder. Pena que quase ninguém aqui saiba por falta de estudo profundo. Vamos a sua pesquisa.

    Essa pesquisa foi levantada por mim a muito tempo, até escrevi uma matéria a respeito.

    Segundo uma declaração de Santo Irineu, ele deixou a seguinte explicação no ano de 205.

    “O evangelho é o pilar da Igreja. A igreja está espalhada pelo mundo inteiro e o mundo tem quatro regiões. Convém, portanto, que existam apenas quatro evangelhos”

    “ O evangelho é o sopro do vento divino da vida para os homens, e, assim como existem quatro pontos cardeais, também devem existir quatro evangelhos”

    “O Verbo Criador do Universo reina e brilha sobre os querubins, e os querubins tem quatro formas; por isso o Verbo obsequiou-nos com quatro evangelhos”

    Curiosamente, comenta Arias, os quatros evangelhos escolhidos só foram aceitos pelos Pais da Igreja pouco antes de serem declarados inspirados.

    A decisão oficial foi tomada no Concilio de Nicéia, no ano de 325, quase três séculos após a morte de Jesus e mais de duas centenas de anos depois da elaboração do último dos quatros textos escolhidos. O espírito santo teria selecionado os quatros evangelhos canônicos. Como? Por um milagre. Como foi esse milagre?

    Existem 3 versões.

    1) Dentre todos os evangelhos que existiam, os quatros “inspirados” voaram sozinhos até o altar.

    2) Os evangelhos existentes foram posto sobre o altar e os apócrifos foram caindo no chão, restando apenas os quatros.

    3) O Espírito Santo entrou no Concílio em forma de pomba (através da janela fechada, sem quebrar o vidro) e pousou no ombro de cada bispo, dizendo-lhe ao ouvido quais eram os Evangelhos inspirados.

    Pois é minha amiga, muitos protestantes aqui podem até rir dessas histórias, considerando-as supertição católicas. Mas a verdade é que foi a Igreja Católica, já sob o beneplácito do Império Romano quem escolheu os 4 Evangelhos que os protestantes consideram a palavra de D-us.

    As pessoas deviam pesquisar a história da Igreja e do cristianismo. A formação da Bíblia Cristã que hoje temos mundialmente. Esse mesmo Concílio que bateu o martelo em qual seriam os Evangelhos inspirados, TAMBÉM ESTABELECEU A DIVINDADE DE JESUS e abriu caminho para a doutrina da Santíssima Trindade. Tudo isso imposto à cristandade pela Igreja imperial. Como se vê, OS PROTESTANTES DEVEM MUITO A IGREJA CATÓLICA: devem a ela quase tudo em que acreditam. Devem muito também ao Império Romano, que eles apontam como corruptor da Igreja.

    Um grande abraço.

    Para conhecer mais, pesquise os Concílios de 325. Eusébio de Cesaréia que foi um dos maiores copista dos evangelhos.

  • na verdade na biblia catolica possue 74 livors e a evangelica 66 , como foi feito... bom razões politicas pois alguns apocrificos ( se não me engano se escreve assim) irriam contra a obrigatoriedade de servir a igreja , a diferenciação tambem teve a participação dos judeos que recusarão alguns livros por questoes linguisticas, e os evangelicos ficaram em cima do muro entre a decisão de judeos e catolicos aceitando e recusando ambas as partes

  • Nossa, nem sabia que existiram 60 evangelhos. Parabéns pela pergunta.

  • Obrigada Alex, não conhecia essa parte. Muito bom,parabéns, continue estudando,pesquisando, pois é muito bom quando alguém sabe o que está falando, e que sirva para o conhecimento dos evangélicos.Maravilhosa a pergunta. Infelizmente não posso dar minha opinião, pois desconhecia esse fato. Que Deus ilumine a todos e muita paz !!!!!!

  • Existem várias teorias para a escolha dos 4 evangelhos canônimos.

    Uma é que como a rosa dos ventos tem 4 ventos principais ( Norte, Sul, Leste e Oeste), este deveria ser o nº dos evangelhos.

    Mas tem uma versão bem mais ( milagrosa), que é o seguinte:

    Estavam os Bispos reunidos para a escolha de quais seriam os evangelhos canônimos, derepente, aparecem 4 pombas que atravessaram as vidraças, sem as quebrarem, e pousarm nos ombros de 4 Bispos, os livros que estes estavam lendo, foram os escolhidos.

    Particularmente, eu acredito que foram escolhidos por interesses e que houve várias interpolações nos textos originais.

    Um abraço.

  • Querida sou Católico. sou teólogo também

    e honestamente eu não sabia que foi dado ao povo católico ou ao clero tal encumbencia .

    estou perplexo. e vou pesquisar a respeito

    feliz natal

  • Mateus foi o primeiro a escrever o evangelho, que a tanto encantou a

    Paulo o Apóstolo, depois vieram os outros três e mais o Apocalipse

    de João e Atos dos Apóstolos. Tiago que na época passou a se entender com os Escribas e Fariseus, que acreditavam somente nos

    livros de Moisés discutiam que o povo acreditando tanto nos feitos do

    cristo, como unir os livros, Moisés em primeiro, Cristo vindo após, e

    tudo com total reprovação de Paulo, que escrevia suas epístolas às

    cidades que visitava e pregava baseado no evangelho de mateus e às

    suas intuições. Formou-se então da forma que é hoje, Moisés como

    Profeta, anuncia dor da vinda de Jesus. Mas muitos escritos foi-se

    destruído ao longo do tempo, como o evangelho de Judas que foi

    divulgado a pouco tempo, muita coisa que falava sobre reencarnação

    para que o povo ficasse dependente da igreja que surgiria posteriormente como Católica Apostólica Romana. Que a tantos desmandos praticou em nome de Deus como as Cruzadas e depois

    a Inquisição . . .

  • Olá

    A Igreja não "escolheu" apenas confirmou que os 4 evangelhos que conhecemos são os únicos dignos de fé e com fez isso? Através da Sagrada Tradição, que é o conhecimento transmitido por Jesus aos Apóstolos e pelos Apóstolos aos seus discípulos sucessivamente, pois muitas coisas foram ensinadas e feitas por Jesus Cristo, mas não foram escritas.

    É o que afirma São João: "Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever". (Jo 21,25)

    A tradição transmitida aos primeiros padres e bispos da Igreja saber quais evangelhos podiam confiar como verdadeiros e quais deveriam rejeitar, pois já na época de São Paulo já se andava pregando erros e se deturpava o Evangelho como o próprio apóstolo adverte em suas epístolas, em especial na de Timóteo, como pode ler:

    "Torno a lembrar-te a recomendação que te dei, quando parti para a Macedônia: devias permanecer em Éfeso para impedir que certas pessoas andassem a ensinar doutrinas extravagantes," (1Tm 1,3)

    E ainda: "Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas. É muito melhor fortificar a alma pela graça do que por alimentos que nenhum proveito trazem aos que a eles se entregam". (Hb 13,9)

    Portanto, foi a Tradição, esses ensinos dos apóstolos transmitido e preservado até nossos dias, o que permitiu a Igreja definir com segurança quais os Evangelhos podíamos confiar e quais eram os que contiam "doutrinas extravagantes" que deturpavam a Boa Nova de Jesus Cristo.

  • boa pergunta, ????????????????

  • Acredito que escolheram os que mais facilmente permitiam uma facíl compreensão ao populacho.

    *********************************************

    Questão p/ os ATEUS:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=As...

    .

Sign In or Register to comment.