Você considera a timidez como uma característica positiva ou negativa?

Sinceramente eu considero como sendo ruim; só limita a vida de uma pessoa. Eu já fui tímido, hoje sou ator e bastante sem vergonha até.

Comments

• Ambos

• A timidez é uma característica negativa. É uma forma de covardia.

• Desde que não seja fobia social, positiva. Eu acho pessoas tímidas atraentes.

Eu mesmo sou tímido, apesar de ser seguro. Só não **** ficar tremendo porque a pessoa está falando contigo. Abraço!

• Considero a timidez como uma característica negativa. A timidez é prima da covardia.

• Qualquer característica em exagero se torna negativa, mesmo que a principio essa característica seja boa....

• Olha, como o povo brasileiro é reconhecido como um povo "feliz" (ou bobo, rsrs), aqui timidez soa como um dos mais graves defeitos, e a sem-vergonhice, como algo a se orgulhar. Mas na cultura oriental, por exemplo, a reserva é algo louvável.

Na verdade todos nós temos uma dose de timidez, que nos permite conviver de forma sadia em sociedade.

Eu considero como uma característica ambígua, mas claro que se passar de uma certa dose realmente limita a vida da pessoa.

Como lado positivo, pessoas predominantemente tímidas tendem a ser mais observadoras, como são mais auto-críticas, fazem sempre o melhor que podem, são mais sensíveis aos outros, podem ser criativas (pela introspecção).

Pelo lado negativo, a pessoa fica "bloqueada", por dar muita importância às opiniões alheias (que muitas vezes nem sequer chegam a ser importantes, vamos combinar...rsrs)

Para "domar" a timidez a pessoa precisa perdê-la gradualmente, ousando fazer coisas "pequenas" aí aos poucos ela vai ganhando confiança e fazendo coisas "maiores". Este negócio de se entregar de cara à situações muito desconfortantes pode gerar efeito rebote, não recomendo!

Beijos *-*

• Ela é valiosíssima aliada quando optamos por nos manter alheios a tudo e a todos.

• Olá Ton, a timidez causa enormes prejuízos no sentimento de identidade da pessoa, a torna suscetível às intempéries dos convívios sociais, vulnerável e incapaz de certas decisões que resultem em melhor qualidade de vida.

Não acredito que uma pessoa nasça tímida, aliás, todos os desvios ou se preferir defeitos, lhes são "presenteados" à medida do desenvolvimento. Em outras palavras, fazem-na assim.

O tímido, pelas barreiras que enfrenta, tem como característica principal o medo. Medo de se expor ou ser exposto e quando submetido às situações inesperadas é tomado de um inexplicável pânico. Ele gagueja, tem suores frios, assusta-se com facilidade e o que é mais comum, desconfia de todos, sendo difícil estabelecer convívio e confiança. Eles também têm fortes tendências ao isolamento.

A Psicologia diz que timidez tem cura, o que não acredito que seja verdade. O máximo que o tímido pode conseguir é criar mecanismos, os quais chamo de Mecanismos de Sobrevivência para menos sofrer e ser exposto. Na verdade eles se adestram. Entretanto, ao menor sinal de perigo, está lá a timidez instalada.

Portanto, ela será negativa se o sujeito lhe der trela, deixar que ela sobreponha diante das situações e o impede de prosseguir e ter uma vida saudável.

Se não tem cura, que ele pelo menos saiba onde vai para saber voltar "inteiro" quando for preciso.

Pelo menos é assim que tenho vivido e conduzido meus dias.

Forte abraço!

• Negativa. Mas estou me soltando aos poucos.

Sign In or Register to comment.