Fã clube do Ulisses: minha tréplica.?

Olá!

Sabia, porque Ele conhece as minhas preferências e as minhas tendências naturais, que foram moldadas pelas atitudes e preferências dos meus pais e das outras pessoas que conviveram comigo, que foram moldadas pelas atitudes das pessoas com quem eles conviveram, inclusive eu, e assim sucessivamente até os primeiros seres humanos - Adão e Eva?- que sofreram a influência direta das escolhas de Deus. Deus, que os criou, conhecia as próprias atitudes, logicamente, e conhecia as tendências naturais deles, e poderia prever como eles reagiriam diante de uma circunstância qualquer e o que derivaria dessa escolha. É isso que escolhemos: como reagiremos diante das circunstâncias que vivemos. Você escolheu nascer onde você nasceu? Ter o nome que você tem? Eu também não. Mas eu escolho como reagir a isso. E Deus, que nos conhecia - porque nos fez - já sabia que as nossas reações seriam exatamente essas e o que elas acarretariam.

Todas as nossas ações são respostas a outras ações ou a estímulos externos, orientados pelo nosso estado nervoso, pela nossa criação e pelos nossos genes, assim, não arrisco dizer toda, mas a grandissíssima parte de nossas ações não parte de nós, mas de algum(ns) dos fatores acima, que não depende(m) de nós. O fato de eu escrever essa tréplica é resultado deles. Deus existindo, como eu acredito, ou não, nossa liberdade é relativa e, acho eu, muito frágil. No entanto, é possível conciliar a onisciência divina e o livre arbítrio.

Uma pergunta pessoal, se me permite: Você é ateu ou só não crê no Deus cristão?

Muito Obrigada!

AOS VISITANTES:

Esta pergunta é uma continuação do "debate" iniciado na pergunta feita pelo usuário Fã clube do Ulisses:

Prova que o deus cristão não existe. Vai querer ler?

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ao...

Update:

°✖Miss Piяiquitα°✖:

Que tal ler o texto?

Comments

  • Peguei o bonde andando!!

  • Achei interessante sua pergunta quanto a possibilidade em conciliar a onisciência divina e o livre arbítrio.

    Creio não ser possível, pois Deus perderia a sua liberdade, pois sua onisciência não permitiria desconhecer nossas opções.Conciliar livre arbítrio e onisciência divina, implica em subtrair a liberdade divina.

  • entendi nada! so sei que um me chamou de gostosa agora a pouco!

Sign In or Register to comment.