Para cristãos evangelicos e católicos :os animais possuem alma !?
É facil perceber como os cachorros e elefantes pressentem que vão morrer, procuram abrigo e ficam isolados.eles possuem certamente a antevisão proxima da morte e principalmente a consciêcia que irão morrer.
Que o homem é a mais nobre das criaturas pode ser inferido
do fato de que nenhuma outra jamais contestou essa pretensão. G.C. Lichtenberg
Céu e terra não possuem atributos e não estabelecem diferenças : tratam as miríades de criaturas como cachorros de palha . Lao-Tzé.
Update:Bruno a única função dos animais na terra é nos servir já que pra eles tudo acaba !?
Update 3:Daniel Luz da Umbanda, na umbanda voce ja viu sacrificios de animais para agradecer a Deus como relata o antigo testamento!?
Update 5:Alexhaif me fale somente uma evolução no mundo que não seja atraves da ciência.Caro amigo meu nome é Andre Luiz tambem ja compartilhei filosofias como voce.Não existe evolução espiritual , não existe evolução etica , moral ou política !!
Update 7:Mi , Para os cristaos , os humanos são criados por Deus e possuem livre-arbitrio, para os humanistas são seres autodeterminates. Numa versão ou noutra , são bastante diferentes de todos os outros animais .
Comments
: “O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico.” (Provérbios 12:10)
sim,pois a alma é a sede dos nossos sentimentos,os animais ficam tristes,ficam alegres,se sentem traidos,como o ser humano,a diferença é que eles são irracionais!
à sei, mas tbm gostaria de saber!!!!!!!!!!
Não posso responder por todos esses, mas pelas muitas pesquisas que fiz, os animais tem alma sim. Eles possuem "alma coletiva". O ser humano possui alma biológica individual que se multiplica indefinidamente, razão porque existem bilhões de pessoas no mundo. Agora, o que é a Alma? Para os gnósticos, cristãos primitivos, rosacruzes, teosóficos, antroposóficos, e outros, o homem é o único que possui alma individual e essa alma se constitui de cinco aspectos: 1 - o fluÃdo da consciência; 2 - o fluÃdo hormonal; 3 - o fluÃdo nervoso; 4 - o fluÃdo espinal e 5 - o sangue que é a parte mais densa, visÃvel e intermediária entre o corpo fÃsico do ser humano e seus outros corpos. Sabiam que temos um corpo fÃsico, um corpo vital (ou duplo etérico como chamavam os egÃpcios), um corpo astral (ou corpo de desejo) e uma faculdade mental, pois o homem ainda não demonstra ter uma consciência evoluÃda o bastante para possuir um corpo mental (esse corpo exige uma ligação direta com o campo de força de Cristo)?
Voltando aos animais, os cavalos por exemplo estão num nÃvel de desenvolvimento tal que seus corpos fÃsico e vital e parte da alma grupo estão ficando concêntricas nesses animais o que os torna mais inteligentes e sensÃveis aos pensamentos, sentimentos e atitudes humanas, o mesmo ocorre com o cachorro, com os golfinhos, e algumas outras espécies. Existem muitos livros sérios sobre esse assunto.
Dificil e boa a pergunta pois ela foi dirigida a católicos e evangélicos. EspÃritas certamente diriam que sim, mas entre cristãos a coisa é meio dividida. Segundo a doutrina oficial, não, e podemos legitimar isso pelas passagens bÃblicas onde Jesus multiplicava peixes e até ajudava Pedro a pescar um grande cardume, deixando perceber que esses animais, embora fossem parte da criação, serviriam para nossa alimentação sem problemas. Por outro lado, é inegável que muitos animais possuem sentimentos, primitivos ou nem tanto, o que induziria a existência da alma neles. O fato é que, como eu acredito na evolução das espécies, seria muito difÃcil precisar o exato instante onde a alma se fixaria em nós e, nesse caso, creio que a existência de uma alma, mais ou menos evoluÃda, que se fixaria numa espécie condizente com sua evolução seria algo mais racional. Mas estou longe de ser o dono da verdade, é só minha opinião.
Eu acredito que sim,mas porém eles não são imagem e semelhança de Deus como os seres humanos que possuem corpo alma e espÃrito divisÃveis; Razão pela qual , após a morte eles deixam de existir em alma e tudo acaba.
não, pq eles não podem responder pelos seus atos na terra, como Deus vai julgar um cachorro se ele vai pro seu ou pro inferno? se ele não tem a sabedoria do que é certo ou errado feito o homem... mas eles tem vida e devem ser amados e respeitados
so o homem tem alma! segundo a biblia
Este foi um dos maiores erros do cristianismo. Ao estabelecer que só o homem tem alma ele relegou todo o reino animal a um segundo plano medÃocre, secundário, e isto acarretou o enorme despreso que o homem tem pela vida do planeta.
Tem um livro que se chama :Os animais tem alma? de Ernesto Bozzano, é muito boa a leitura, mas de acordo com Allan Kardec, os animais tem um principio inteligente, ou seja, algo que lhe dá a vida, e principia uma inteligencia, então, eles em fase de aprendizado, bem inicial, ainda estão evoluindo bem lentamente, até que este principio trasforme-se em alma.
Abraços,
Mi