Câncer de mama e de colo do útero ?

Quais são as estratégias de atuação para a prevenção do câncer de mama? E do colo do útero?

Comments

• Acho que a melhor estratégia são os exames preventivos, sempre acompanhados por ginecologistas.

Os exames variam de acordo com a idade da mulher e geralmente são: o preventivo com a coleta de material, mamografia, ultrassonografia ou transvaginal, densitometria óssea e às vezes as dosagens de hormônios.

Eu, particularmente, não tenho o hábito de fazer com frequência o auto-exame pois as glândulas mamárias quando aumentadas podem sugerir caroços. Prefiro fazer o acompanhamento na ginecologista.

Um fato importante é a observação de eczema em volta do mamilo, com secreção e coceira pois pode tratar-se da doença de Paget (lê-se, peige). Às vezes é tratada como problema dermatológico mas pode ser um tipo de câncer.

Portanto, qualquer coisa que não esteja dentro da normalidade deve ser consultado o profissional especializado.

PREVENIR É SEMPRE O REMÉDIO MAIS ADEQUADO.

Espero ter ajudado.

• Exames periodicos recomendados por GINECOLOGISTAS.

• Temos que fazer a prevenção, colposcopia, exame de sangue, ultra sonografia , e a ultra som da mama ou a mamografia de ano em ano ou caso o médico ache necessário de seis em seis meses. O maior número de casos que levam a óbito é o cancer do colo do útero.

• Para o cancer do colo do utero ,existe o exame papanicolau , que precisa ser feito uma vez por ano , e para os cancer de mama, existe a mamografia para detectar a presença de algum nodulo. Exxiste tmb o chamado auto exame que da pra fazer em casa mesmo,a propria mulher pode apalpar os seios e perceber se ha presença de algum nodulo, se acontecer de encontrar procure um medico urgente , é melhor prevenir do que remediar.

• Prevensão uma vez por ano, ou se tem parentes na família proximo 6 e 6 meses....recomendação médica...previnir é melhor q remediar....

Sign In or Register to comment.