Você também tem aqueles dias que não tá pra samba, pra rock, pra hip hop...?

A TRISTEZA PERMITIDA

Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões – se eu disser que foi assim, o que você me diz? Se eu lhe disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que hoje levantei devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?

Você vai dizer “te anima” e me recomendar um antidepressivo, ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma música revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.

Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.

A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.

Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas.

“Eu não sei o que meu corpo abriga/ nestas noites quentes de verão/ e não me importa que mil raios partam/ qualquer sentido vago da razão/ eu ando tão down...” Lembra da música? Cazuza ainda dizia, lá no meio dos versos, que pega mal sofrer. Pois é, pega mal. Melhor sair pra balada, melhor forçar um sorriso, melhor dizer que está tudo bem, melhor desamarrar a cara. “Não quero te ver triste assim”, sussurrava Roberto Carlos em meio a outra música. Todos cantam a tristeza, mas poucos a enfrentam de fato. Os esforços não são para compreendê-la, e sim para disfarçá-la, sufocá-la, ela que, humilde, só quer usufruir do seu direito de existir, de assegurar seu espaço nesta sociedade que exalta apenas o oba-oba e a verborragia, e que desconfia de quem está calado demais. Claro que é melhor ser alegre que ser triste (agora é Vinícius), mas melhor mesmo é ninguém privar você de sentir o que for. Em tempo: na maioria das vezes, é a gente mesmo que não se permite estar alguns degraus abaixo da euforia.

Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos."

Martha Medeiros

Comments

• "A vida é vivida de momentos

de alegrias, tristezas,

perdas e aprendizagem

Quando tiver momentos de alegrias guarde-os

para quando tiver momentos de tristezas

lembra-los para deixar as tristezas de lado

Quando tiver momentos de perdas

aprenda a dar valor as coisas

para que não tenha que ficar

a todo momento vivendo das

alegrias passadas."

Anna, de vez em quando é bom parar e viajar pra dentro de si mesmo, refletir sobre nossa vida, ver o que podemos melhorar, tentar aprender com os erros, voltar a realidade e tentar ser uma pessoa melhor.

A propósito, estou muito reflexivo desde ontem! rsrs

Beijo

• Estou muito melancolica hoje, entao não estou pra samba, pra rock, pra hip hop. Estou pra essa musica linda do Padre Marcelo.

NOITES TRAIÇOEIRAS

DEUS ESTÁ AQUI NESSE MOMENTO

SUA PRESENÇA É REAL EM MEU VIVER

ENTREGUE SUA VIDA E SEUS PROBLEMAS

FALE COM DEUS, ELE VAI AJUDAR VOCÊ Ô Ô

DEUS TE TROUXE AQUI

PARA ALIVIAR OS TEUS SOFRIMENTOS Ô Ô

É ELE O AUTOR DA FÉ

DO PRINCÍPIO AO FIM

EM TODOS TEUS TORMENTOS

E AINDA SE VIER NOITE TRAIÇOEIRA

SE A CRUZ PESADA FOR

CRISTO ESTARÁ CONTIGO

E O MUNDO PODE ATÉ FAZER VOCÊ CHORAR

MAS DEUS TE QUER SORRINDO

SE A CRUZ PESADA FOR

CRISTO ESTARÁ CONTIGO

SEJA QUAL FOR O SEU PROBLEMA

FALE COM DEUS, ELE VAI AJUDAR VOCÊ

APÓS A DOR VEM A ALEGRIA

POIS DEUS É AMOR

NÃO TE DEIXARÁ SOFRER Ô Ô

DEUS TE TROUXE AQUI

PARA ALIVIAR OS TEUS SOFRIMENTOS Ô Ô

É ELE O AUTOR DA FÉ

DO PRINCÍPIO AO FIM

EM TODOS TEUS TORMENTOS

SE A CRUZ PESADA FOR

CRISTO ESTARÁ CONTIGO

SE A CRUZ PESADA FOR

CRISTO ESTARÁ CONTIGO

• Belo texto, hein?

Tem dias sim q nem quero sair da cama, continuar dormindo, esquecido do mundo, deletado pelas pessoas, não tomar conhecimento de nada, não ter existido este dia...

• ☆É tem dias que eu não estou nem pra meus estilos musicais..

..

tudo está um tedio..

prefiro ouvir o barulho dos grilos, cigarras..

ou até o assoviar dos passaros..

ao ouvir uma canção..

..

• Sim querida amiga, tem sempre algum dia em que não estamos muito bem e precisamos ficar sozinhos. Quando estou me sentindo assim não quero ver ninguém, gosto de ficar no meu canto e não aceito convites. Só gosto de estar com alguém quando estou bem, pois detesto ser má companhia. Sabe, o que não pode é todo dia se sentir assim e conviver com alguém, póis é desagradável estar com alguém que está sempre no baixo astral. Bjus! =)

• Princesa, o que eu penso sobre Martha Medeiros vc já sabe, mas se pensarmos bem verificaremos que em certos dias de nossa vida estamos como so sol irradiando Luz energia e calor, noutros, estamos como os dias de chuva, opacos, frios, é....... é a vida.

• tenho hoje mesmo estou assim

• acho que todo mundo tem um dia que não está pra nada isso faz parte da vida da gente....hoje por incrivel que pareça eu estou pra funk rsrs

• Sim tenho e hoje é um dia desses.

8)

PS: Como sempre tu vem com lindos textos.

• Ahh eu sou assim tbm!!

Cada dia to pra um ritmo!

=D

Hoje eu to ouvindo: Cachaceiro - Eduardo Costa!

auhauaahauahaua...pior que é mesmo!

^^

Sign In or Register to comment.