Quando a tristeza não lhe convém..você se reprime na dor e sofrimento, ou segue sua vida por igual?
A Alegria na Tristeza
O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.
O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.
Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.
Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.
Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.
Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.
Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.
-Martha Medeiros
~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-
Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios
Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos
Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz...
-Charles Chaplin
Comments
tristeza nem uma, não convém a ninguém !
não me entrego a tristeza não mais!!
mesmo chorando sorrio,
detesto a tristeza , a ela so me rendo diante da morte , mas por pouquíssimo tempo,
a tristeza atrai as sombras , eu prefiro estar na luz.
por muito tempo vivi triste, até que um dia, ao passar em um lugar ,havia um enorme espelho , passei rapidamente , vi meu reflexo , voltei me coloquei diante do espelho vi meu rosto sofrido , feio , pesado descaido um horror, ao chegar em casa de novo me coloquei diante do espelho, tentei sorrir não consegui, jurei que não seria mais triste , e comecei a dar gargalhadas , ri de mim ,da minha idiotice em ser triste por tanto tempo , dias depois eu estava bonita com uma luz no olhar o rosto cheio de paz, desse dia em diante não deixei mais a tristeza morar comigo,
sabe como? , dizendo todos os dias para mim mesma ,
eu sou feliz ! até posso ficar triste por algum pequeno tempo , mas sempre digo e direi , sou feliz, mesmo que nem tudo estiver bem , eu estarei!
martha medeiros ,e charles chaplin, merece aplausos,
um abraço.
"Embora não pareça, a dor vai passar
Lembra se puder
Se não der, esqueça
De algum jeito vai passar"
Essa é a minha resposta para a tua pergunta...
Eu tento não lembrar,mas isso sempre fica na minha memoria,mas algum dia vai passar
Eu acredito =D
Beijo Viajante Nada Solitario,por favor nunca fique triste e não me diga
Amo você!
Seja feliz hoje e sempre
Belos textos.Quando estou triste é apenas por 1 momento,boto uma música animada e vou cantando e espantando minah tristeza.
Isso muito cantou Vinícius.
A Felicidade
Vinicius de Moraes
Composição: Vinicius de Moraes / Antonio Carlos Jobim
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor
A felicidade é uma coisa boa
E tão delicada também
Tem flores e amores
De todas as cores
Tem ninhos de passarinhos
Tudo de bom ela tem
E é por ela ser assim tão delicada
Que eu trato dela sempre muito bem
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite, passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Pra que ela acorde alegre com o dia
Oferecendo beijos de amor
Ultimamente me recolho nos braços do sofrimento amarelado de um tempo que não volta mais.
Qd a tristeza me invade eu me recolho. Nessas alturas não sou boa companhia, e tenho dificuldade em esconder meus sentimentos, quanto mais disfarçá-los....
Bjis!
SEM PALAVRAS...BUAAAAA
as palavras duram despertam as lágrimas de dor, mas as lágrimas de emoção sufocam o peito e fazem jorrar pelos olçhos o que preenche o coração e você com suas palavras preenche o coração.
um bj
que sua felicidade seja plena sempre.