O que vc acha sobre o Ateísmo?

Tópico pra criar polêmica mesmo, mas tenho minhas teorias quanto a verdade do ateísmo realmente ser uma fonte pra explicar cientificamente o início de tudo.

Gostaria de respostas técnicas, e não respostas de religiosos fanáticos sem cultura que acreditam em Deus porque os pais ensinaram.

Comments

• Tem gente que não sabe o que é ser ateu... mas basicamente ser ateísta é não precisar de um Deus nem de deuses para justificar os próprios atos. Não é simplesmente "negar" a existência de deus/deuses. É assumir a responsabilidade de estar vivo e viver conforme a própria consciência, fruto do funcionamento cerebral.

Ser ateísta portanto é não ter vínculos com outras realidades supra-humanas, é estar livre para decidir por si mesmo, sem medo de estar indo contra ou esperando estar a favor de algum tipo de supra-consciência à qual se deva obediência.

É reduzir as crenças a um número limitado delas, focadas no aqui/agora. É não se saber ligado aos demais por algum tipo de poder sobrenatural mas simplesmente pelo fato de "apenas" ser um ser humano convivendo entre os demais seres humanos e de acordo com as leis humanas.

É não esperar recompensa por seus atos senão aquelas que outros seres humanos possam oferecer como recompensa.

Ser ateísta é ser "simples", é ter cortado todo excesso, é enxergar a vida pela perspectiva humana, sem a necessidade de deificá-la nem a necessidade de deificar a que quer que seja.

E lógico que ateístas têm Fé, Fé em si mesmos mas ela não os "cega", pelo contrário, ela faz abrir os olhos para o que está acontecendo a fim de que se tomem as medidas necessárias, sem acreditar numa outra justiça maior do que aquela que possa ser levada a cabo por si mesmo ou pelos desígnios humanos.

Um abraço...

• Ateismo é voce se libertar das maiores mentiras já contadas pelas religiões.

• Olá,

Bom como sou atéia, acho o ateísmo um sinônimo de razão e bom senso.

A ciência é a única verdade, não consigo acreditar em um deus invisível.

O ateísmo não é considerado uma religião e sim uma posição filosófica sobre a ausência da crença.

Fiz uma pesquisa esses dias e vi que o número de ateus no mundo são menores do que eu pensava. As pessoas se sentem cada vez mais na necessidade de se refugiarem , e de se apegarem a alguma coisa.

Acredito que Jesus já existiu, também penso que ele foi um grande homem. Contudo foi trouxa, deveria ter fugido ao saber que morreria na cruz. Aquilo não foi um ato de coragem para salvar ninguém, e sim um ato idiota para morrer pelos erros dos outros.

Até mais

• Ser ateu não significa ser incrédulo...é muito mais do que isso. Ateus,de verdade, não negam a existência do criador pois, para o negarem, teriam de pré-admitir a sua existência; eles, simplesmente, sequer a consideram e, atribuem a tudo o que os cinco sentidos percebem, outras causas.

• Creio que o ateísmo veio bater de frente ao fanatismo religioso, e acho tmbm que se esse fanatismo não existisse, seriam poucos os ateus. E depende de cada indivíduo ateu tmbm. Podemos observar uns que são ateus por modismo ou por apenas considerar um deus judaico-cristão como sendo uma figura divina sem lógica (o que é verdade), mas para ser ateu, vc tem que levar em consideração a inexistência de uma energia vital, de um objetivo da vida. Se essa pessoa souber discutir os "contras" disso, este sim é um ateu com fundamentos cabíveis. Agora, se só querer dizer os contras dum deus mitológico, creio que seja um pseudo-ateu.

Qnto à ciência, temos ótimos cientistas tanto ateus como teístas.

Abrçs!

=============================================

Amigo Adriano H....

Sou teísta e , de forma alguma, admito a idéia de criacionismo...logo, sua definição está errada.

• a melhor forma de se tentar chegar a verdade (que é atravéz das coisas concretas)!

• Penso que o ateísmo é uma corrente filosófica que se caracteriza, principalmente, pela negação da existência de Deus e pela negação da sobrevivência do espírito, após a morte. Alguns seguem esta filosofia de vida. Não é melhor nem pior do que as outras. É apenas uma opção, dentre muitas.

• Gabriel Gaspar falou tudo.

• N axo q ateismo seja a unica forma de se chegar a verdade...

n tenho religiao(o q n eh sinonimo de ateismo), acredito q exista sim um deus, mas eu acho q deus, sendo algo taum impressionante q eh inconsebivel para a mente humana, n criaria o mundo de um jeito taum estupido e sem graça como descrito na biblia...acredito eu q deus seja a resposta de qm, mas n de como...deus criou o universo impressionante q vemos, desde o caotico mundo sub-atomico, ateh o gigantesco universo...e tudo se encaixa de uma forma q n da pra deixar de considerar a existencia de um regente...

bom claro q isso eh minha opiniao, mas msmo q vc tenha uma opiniao diferente, n dexa de provar q eh possivel crer em deus e avançar na ciencia, e eu axo imperativo isso, pq n crer em deus pode levar a uma falta de etica q apesar de poder ser muito boa para o avanço da tecnologia, tbm eh muito perigosa...

• A verdade sobre o Ateísmo:

1)-O Ateísmo (do grego Atheismós) é uma das religiões mais incompreendidas do mundo. Todo mundo acredita que os ateus não acreditam em Deus, e eles estão certos, pois os ateus não acreditam no deus Deus, mas sim na Grande Toda-Poderosa Fenomenal Ilustríssima Deusa Athe.

2)-Os Ateus acreditam cegamente na historinha boba da bactéria que vira um sapo, que vira um lagarto, que vira um macaco, que vira um homem...

3)-No Ateísmo o livro sagrado é chamado de 'Evolução das Espécies' e Darwin é um anjo enviado pelo marido da Athe, o Senhor Acaso.

4)-Por não existirem orações, as Igrejas Ateístas tendem a ficar um bocado vazias , e talvez isso seja uma das principais causas para a inexistência delas.

5)-Dado que, para ser um Ateu Praticante, não há muita coisa para se fazer, os Ateus aproveitam seu tempo livre criticando a religião dos outros (idem protestantes).

6)-Os Ateus acreditam que Athe criou o mundo há uma pá de bilhões de anos, para ter o que fazer durante os intervalos comerciais de Sua novela preferida, e que a evolução das espécies ocorre para que ela não fique entediada.

Sign In or Register to comment.