Pensão Judicial e Plano de saúde após a separação?

Fui casada sob o regime de comunhão parcial de bens por 28 anos. Após muitas tentativas e por total incompatibilidade emocional e convívio insuportável, pedi separação cartoraria. Meu ex marido exigiu em documento um prazo de um ano para sair do imóvel, e continuou convivendo sob o mesmo teto durante mais de 1 ano, a convivência que já era ruim antes, me causou mau estar e contrangimentos depois.

Hoje estou com 51 anos, sou depressiva há mais de 20 anos (o casamento infeliz me deixou assim) estou doente com hipertriglicerimia, sou hipertensa, tenho mioma uterino e um caroço no seio ainda não identificado, e ele me tirou o plano de saúde da Petrobrás, que nâo lhe custa nada, e também me tirou do plano de assistência médica da aeronáutica, no claro intuito de me prejudicar em minha saúde, e portanto na vida. Não consigo entender que uma pessoa que conviveu com outra entre namoro e casamento por mais de 30 anos, consiga fazer mal não apenas a sua ex-mulher, mas a mãe de seus filhos e avó de seus netos. Meus filhos pediram a ele que me implantasse de novo na Assistencia médica da empresa, e ele negou.O que devo fazer?

Aceitar ou entrar com uma ação alegando perdas por danos físicos e morais? Na verdade não sei que tipo de ação se encaixaria em meu caso. Ele é advogado atuante e bastante experiente, e tem usado da ciência jurídica de forma a vir me prejudicar,inclusive diz que pretende reduzir o valor da pensão que recebo no total de 30% de seus salários, mesmo consciente que fiquei com todas as despesas da família, que antes eram dele, e que nem sempre conseguia honrar com 100% de seus ganhos, e que tenho cumprido todos os compromissos de minha casa e de minha família com responsabilidade e determinação. Mas não tenho como pagar um plano de saúde para uma pessoa de minha idade com doença pré-existente.

Ele quer que eu assine o divórcio amigável em cartório, mas considero que não estamos mais amigáveis, uma vez que ele quer a revisional e que me tirou as condições de cuidar de minha saúde que está debilitada, e como ele é advogado, disse a ele que entre com o divórcio judicial que eu aceitarei o justo e discordarei do que não aceito, e o juiz julgará quem merece o que.

Ele tem a chave da casa, pois nossos bens ficaram em condomínio, e eu nao posso impedí-lo de vir a casa dele, portanto ele vem aqui a hora que quer, e eu fico em meu quarto ou então saio para nao ter que conviver com ele e nem constranger nossos filhos que amam tanto o pai, quanto a mim. Não acho justo que os filhos (mesmo maiores) sofram mais ainda e por isso nao reclamo com a presença dele, só me isolo.

Acho que ele está usando de sua profissão contra uma pessoa leiga, e nao sei se isso pode ser caracterizado como má fé, mas sei que estou me sentindo muito deprimida e sem estímulos por conta do que considero uma atitude covarde e vingativa.

Peço orientação de profissionais jurídicos, me dizendo o que devo fazer.

Agradeço desde já a ajuda que espero que venha!

Comments

• Primeiramente gostaria de dizer que é lamentável que vocês tenham chegado a esse ponto após tantos anos de convivência e filhos em comum, praticamente uma vida juntos.

Mas também sou obrigado a concordar com o colega que disse que você está muito focada na parte material e me desculpe a sinceridade parece que colocou na cabeça que seu ex-marido tem que te sustentar pelo resto da vida, e não é bem assim.

A pensão serve unicamente para atender as necessidades de quem recebe, normalmente temos uma criança recebendo a pensão do pai, então, a pensão deverá servir exclusivamente para atender as necessidades da criança, e não para ficar pagando as contas da casa, como água, luz e outras despesas de uso comum.

O que acontece tradicionalmente é a mãe ou pai, ao receber a pensão do filho, deixar de trabalhar e usar a pensão como salário e ficar em casa sem fazer nada, o que é errado.

Seu ex-marido não tem culpa da sua doença e já lhe paga 30% dos rendimentos a título de pensão (não é salário) para que você possa sobreviver, mas as outras despesas, como o plano de saúde que você e todo brasileiro quer, não é obrigação dele, afinal de contas, saúde é dever do Estado e para isso que existe o SUS, além do mais se você trabalhou e contribuiu para a Previdência Social e não tiver mais condições de trabalhar devido a sua saúde precária poderá se aposentar por invalidez, caso contrário, só lhe restam três opções:

a) mercado de trabalho

b) amigos e parentes

c) assistência social (que é para o deficiente e para o idoso sem fonte de renda)

Boa sorte!

• Pelo jeito que fala, parece que ele é um vilão e vc uma vitima ingênua e inocente de um manipulador monstruoso.

A parte afetiva nem ao menos foi mencionada. Vcs nunca se gostaram? Já se amaram?

Será que nestes trinta anos vc não infernizou a vida dele? Nem um pouquinho? Vamos lá, seja sincera. Aqui não precisa usar máscara...

Porque não fala qual foi a sua contribuição para que esta situação ficasse assim tão insustentavel e tão focalizada na parte material?

Parece que sua única e exclusiva preocupação é a material. Isso me parece uma coisa horrível.

E o lado espiritual, como fica esta parte ?

Vcs dois me parecem ser pessoas inteligentes e de muito bom nível. Em minha modésta opinião está faltando Deus na vida de vcs.

Com Deus na vida de vcs algumas de suas preocupações, por exemplo, não seriam objeto do que escreveu.

Se tivesse Jesus Cristo como Senhor da sua vida então não estaria enferma, não estaria doente.

Isaías 53:4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Se tivesse a palavra de Deus no seu coração, verdadeiramente vcs ainda estariam juntos e somando, crescendo. A paz estaria reinando em seu lar. Deus estaria no seu lar.

Filipenses 4:9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Se vc aceitar a palavra de Deus em seu coração e agir por fé a partir de hoje, o Deus todo poderoso mudará sua sorte, e todas estas preocupações que relatou passarão a fazer parte do passado. Não importando quão impossível pareça, a fé é capaz de coisas que estão muito além da sua imaginação.

O que tem a perder se tentar ?

Porque não aceita o dom gratuito de Deus ?

• Isso apenas prova que quando voce tinha 20 anos deveria ter casado com um cara de pelo menos 40 anos de idade. Quis casar com o bonzão na mesma faixa de idade e come o pão que o diabo amassou.

A gente tem aquilo que a gente merece. A cabeça não pensa e o corpo paga.

• A senhora deve entrar com uma açao na justiça contra danos morais, uma vez que teve q/ estar c/ ele aturando o temperamento militar dele, alegue incompatibilidade de genio, aceite o divorcio requerendo o direito parcia de bens, c/ avaliação de tudo em bens , sobre o quanto porcento sobre total, a sua saude vale mais e estando ainda c/ ele, não desfrutsando de assistencia médica, o confronte para assinar o divorcio na condição de reber toda assistencia médica com amparo de moradia e sustento devido idade.

Sign In or Register to comment.