Você conhece a importância do "NÃO SEI"?
ENVIADO PELA MINHA AMIGA " FÊ".
Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu,
somente algumas nuvens aqui e ali... aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:
- SERÁ QUE VAI CHOVER HOJE???
- Se você responder "com certeza "... a sua área é Vendas: o
pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
- Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"...
então a sua área é marketing: o pessoal de Marketing está sempre
pensando no que os outros não estão pensando.
- Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é da
área de Engenharia: o pessoal da Engenharia está sempre disposto a
transformar o universo em números.
- Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos
Humanos: uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de
outros fatos.
- Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da
área de Contabilidade: o pessoal da Contabilidade sempre confia mais
nos dados no que nos próprios olhos.
- Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um
guarda-chuvas": então seu lugar é na área Financeira que deve estar
sempre bem preparada para qualquer virada de tempo..
Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você
tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa.
De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for para qualquer situação.
Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo
mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos
antes de tomar uma decisão.
Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais
difíceis de aprender na vida corporativa.
Por quê? Eu sinceramente "não sei".
MAX
Comments
Carrancho...
parabéns pela postagem...
nesse mundo competitivo,em que somos duramente testados e avaliados pelos nossos conhecimentos...as pessoas ficam temerosas de dizer "não sei"...na verdade,
é preciso ter muita coragem para dizê-lo...esse termo, pode nos desclassificar diante dos olhos alheios...
adimitir não saber, nos dias de hoje, além de ser um gesto corajoso...é também um grande exercício de humildade...
beijim...
Ric,
Muito legal, obrigada!
Beijo ;*
Não, não sei a importância do "não sei" mas, afinal, minha resposta não poderia ser outra pois nada sei.
Bem, na verdade já sou meio velhinho (só não aprendi), mas será que sou do tempo que o Peter falou?
Sócrates lá na Grécia antiga já dizia isto: "Sei que nada sei".Mesma atitude é encontrada na China antiga , uns 5 ou 6 séculos antes de Cristo como pode ser verificado no Tao Te Ching (ou King) e na obra de Chuang Tzu. Até o Lula diz que não sabia de nada.rsrsrs.
Você se emgrandece quando corajosamente diz *Não Sei*, simplesmente porque não sabe mesmo.
"Negada a verdade, não temos com que entreter-nos senão a mentira. Com ela nos entretenhamos, dando-a porém como tal, que não como verdade; se uma hipótese metafísica nos ocorre, façamos com ela, não a mentira de um sistema (onde possa ser verdade) mas a verdade em saber que é mentira, e assim não mentir."
(Fernando Pessoa)
Se você substituir a palavra "mentira" por "artifício", na fala do F. Pessoa, talvez a possa entender melhor. Picasso disse: "A arte é a mentira que faz com que cheguemos mais perto da verdade." Ele quer dizer: o artifício (já que um quadro - uma pintura -, por exemplo, é uma representação do real e não o real em si). Entendo a palavra "mentira" nos dois contextos (como "artifício" ou "ilusão"), mas, em ambos os casos, a acho meio forte, porque, se tudo é "mentira" nesta nossa vida
"aqui de baixo" (o mundo "tri-dimensional"), então, logicamente, tudo é verdade também.
Não existe a verdade pela verdade, ou o que muitos proclamam ser
*a verdade absoluta*. Nada é absoluto! Pontos de vista divergem, segundo noções filosóficas de cada um.
Não seria melhor dizer a uma pergunta mal resolvida, simplesmente
*Não Sei*?
A humildade do fato não o tornaria GRANDE? A meu ver sim!
O *Não Sei*, não é a tradução de sua ignorância, mas sim a possibilidade de outros caminhos para sua resposta.
Carrancho: Eu sei que não sei todas as respostas às suas perguntas,
quanto menos às minhas, quando porventura me faço. Só SEI que eu
NÃO SEI e não me amedronto em dizer.
LUZ!CARRANCHO!
nossa nunca tinha visto isso, realmente é muito interessante e tem um fundo de verdade, porque em toda empresa aquele que não sabe merreca nenhuma geralmente são os promovidos, enquanto que aqueles dedicados não chegam a lugar nenhum e muitas vezes ainda perdem o emprego porque pra empresa ele é substituivel.
Bom texto, boa pergunta e refleti muito com essa pergunta.
É essencial esse "não sei", pois essa sinceridade é que torna mais seguro para o empresário, ele simplesmente vai saber o que você sabe ou não. Conseqüentemente o funcionário poderá procurar a saber o que não tinha conhecido antes e podendo até falar "vou procurar saber disso". Em seguida o funcionário poderá voltar para dizer "já sei e posso fazer". Isso pode repetir para o bem do funcionário e da empresa. É assim que funciona.
Ou, no caso contrario, se a pessoa nada experiente responder "veja bem...", aí é sinal de perigo.
Abraços!!!
oi migo lindoo!Amei..uma verdade que muitas vezes evitamos paar não parecermos ignorantes e isso nos levar a ter respostas medíocres de nós mesmos!
Ps:hoje foi o dia da passadinha básica e não poderia deixar de responder você!
tinhamuu
bjos enormes
bem,
eu geralmente digo,
que preciso pesquisar porque no momento eu não sei,
então,
entra o não sei,
más de maneira que você estimule a outra pessoa a pesquisar um pouco antes de fazer a pergunta,
e não se vai chover hoje!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos....................
Muito obrigado por colocar esse texto aqui!! eu já conhecia mas tinha esquecido!!
Obrigado e gostei!!!!
Ω